Blog 3TC

< Voltar

Saiba como a ABNT NBR 15575 e o 3TC podem revolucionar a sustentabilidade na Construção Civil

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas
13/01/2017 às 12h00
A ABNT 15575 vem para tentar padronizar e qualificar as construções no Brasil. Saiba como a 3TC encaixa-se perfeitamente nessa norma.

A Norma ABNT NBR 15575 foi criada para normatizar a construção civil e, assim, tentar melhorar a qualidade por meio de parâmetros técnicos que visam padronizar diferentes níveis de qualidade. Ela analisa a performance de materiais e métodos construtivos em geral, buscando proporcionar mais confiança na compra de imóveis aos clientes e compradores do setor imobiliário.

 

Nesse post, vamos mostrar quatro dos parâmetros importantes que são atendidos nas construções feitas com o 3TC.

 

1 Estanqueidade

 

Permite avaliar se as chamas e os gases quentes desenvolvidos no interior do ambiente em combustão são liberados por fissuras ou aberturas no elemento construtivo. Dessa forma, evita vazamentos, fazendo com que as pessoas e os objetos que se encontram na face não exposta ao fogo sejam atingidas.

 

2 Isolamento térmico

 

Permite avaliar se o calor transmitido por radiação e condução através da superfície do elemento construtivo pode ameaçar a segurança das pessoas dentro do imóvel. Considera-se que o isolamento térmico deixa de ser atendido quando a temperatura da face não exposta ao fogo atinge 140°C + T ambiente na média, ou 180°C + T ambiente  em qualquer ponto de medida.

 

O desempenho térmico correto repercute no conforto das pessoas, em condições adequadas para o sono e atividades normais em uma habitação, contribuindo ainda para a economia de energia. A avaliação de desempenho pode ser feita de forma simplificada, com base em propriedades térmicas das fachadas e das coberturas, ou por simulação computacional, onde são cotejados simultaneamente todos os elementos e fenômenos intervenientes.

 

3 Estabilidade

 

Permite avaliar se o elemento ou sistema construtivo não perde seu caráter funcional, ou seja, se não apresenta ruína durante o tempo de ensaio. Vale ressaltar que, no caso de componentes com função estrutural, o ensaio é realizado com atuação da carga vertical de serviço a que o elemento estará submetido na obra real.

 

4 Reação ao fogo

 

Os materiais isolantes térmicos e absorventes acústicos aplicados nas instalações de serviço, em redes de dutos de ventilação e ar-condicionado, em cabines ou salas de equipamentos, aparentes ou não, devem enquadrar-se nas Classes I ou II–A.

 
Esses são alguns dos parâmetros da Norma ABNT NBR 15575 que devem ser aplicados em edificações habitacionais. O 3TC é uma solução tecnicamente adequada e economicamente viável, que atende esses quatro requisitos. Ficou interessado? Faça um orçamento com a gente!
Tags

#abnt #nbr #15575 #3tc #isolamento temico #norma de desempenho #eficiencia