Não de é de hoje que as tecnologias inovadoras de construção para o agronegócio vêm revolucionando o setor.

O 3TC, por exemplo, é um revestimento inspirado nos trajes espaciais e é ideal para a construção de espaços adequados para a plantação de mudas ou para armazenagem de sementes. Claro, o material também pode ser usado em residências e escritórios.

Já o alumínio transparente é resistente e durável e pode ser usado na construção de grandes janelas de galpões e silos. São tantas novidades que você pode estar se perguntando quais ajudariam a tornar o seu projeto de construção agrícola ainda melhor.

Para te ajudar, mostraremos as tecnologias que estão transformando alguns projetos pelo mundo. Acompanhe!

10 tecnologias inovadoras de construção para o agronegócio

1. 3TC Isolamento

O 3TC Isolamento garante o perfeito isolamento termo-acústico da construção agrícola. Atende a todas as normas de segurança exigidas pela legislação e é mais eficiente e durável que os produtos mais tradicionais do mercado.

O material é composto por um núcleo de EPS anti-chamas e por duas películas refletivas que não conduzem eletricidade. Pode ser instalado em pisos, paredes, telhados, containers, dutos de ar-condicionado ou em veículos de transporte como vans e kombis, que assim se tornam adequados para o transporte de mudas, sementes e até mesmo de animais.

Com tecnologia inspirada nos trajes dos astronautas, o 3TC controla as três formas de calor: condução, convecção e radiação, o que garante que as construções do agronegócio permaneçam agradáveis durante todo o ano.

Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo.

2. Aerogel

O aerogel é uma das tecnologias inovadoras de construção para o agronegócio menos conhecidas dos empresários. É leve e resistente e pode ser usado para a confecção de tecidos isolantes, que impedem a passagem do calor ou do frio em galpões, estufas e outros espaços agrícolas.

A malha feita com o aerogel tem capacidade de isolamento até quatro vezes superior à espuma ou fibra de vidro.

tecnologia inovadora para o agronegócio

3. Alumínio Transparente

Também conhecido como ALON, o produto é fabricado de oxinitrato de alumínio e utiliza tecnologia laser de última geração. Forte como o aço, é usado na fabricação de lentes ópticas e na construção de grandes janelas, que dão um toque modernista a construção.

Entre as tecnologias inovadoras de construção para o agronegócio, o alumínio transparente deve ser usado em projetos onde se deseja aproveitar a luz natural com mais eficiência.

4. Construções modulares

Essas edificações pré-fabricadas de aço, concreto ou madeira são montadas longe do canteiro de obras e podem ser usadas para guardar sementes, mudas, alimentação animal e claro, como escritório ou residência. A tecnologia possibilita controlar mais atentamente todas as especificações do projeto.

Têm preço bastante atrativo, portanto, são ideais para quem deseja reduzir custos. O tempo de construção também é bastante reduzido – a conclusão da obra leva menos de 1/3 do previsto para a finalizar de um projeto tradicional.

5. CO2

Entre as tecnologias inovadoras de construção para o agronegócio que estão na fase de teste, temos essa solução que captura o CO2 do ambiente e transforma em carbonato de sódio, que pode ser misturado ao cimento ou ao concreto, tornando a construção mais resistente e durável.

Os pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) se inspiraram em alguns moluscos marinhos que captam CO2 do oceano para construir suas conchas.

6. Concreto auto reparável

O concreto é um material resistente e durável, no entanto, com o tempo precisa ser restaurado – o que pode consumir grandes quantias de dinheiro.

Por outro lado, o concreto auto reparável elimina esse problema: o material tem na sua composição algumas bactérias que ao entrarem em contato com a água excretam calcita, que fecha todas as fissuras e buracos da construção. O resultado? Muros e pisos novos para sempre!

7. Contrapiso autonivelante

O contrapiso autonivelante é leve e fluido, se espalhando naturalmente por toda a construção. É indicado para espaços com fluxo moderado e onde não há tráfego de veículos pesados.

O material foi adotado com sucesso na construção das arquibancadas do estádio do Maracanã, tornando a aplicação e o processo de cura muito mais rápidos.

8. Nanotubos de Carbono

Os nanotubos de carbono estão entre as tecnologias inovadoras de construção para o agronegócio mais recentes. São infinitamente pequenos – têm cerca de 1 nanômetro de espessura – no entanto, podem ser esticados até um milhão de vezes o seu tamanho.

Podem ser misturados a madeira, ferro, vidro e ao concreto para torná-los mais resistentes, elásticos e duráveis.

9. Telha Térmica TopConfort 

Entre as tecnologias inovadoras de construção para o agronegócio também podemos destacar a Telha Térmica TopConfort, cobertura com propriedades térmicas.

O material tem três camadas de cimento branco e tecnologia CRFS, que facilita a reflexão da luz, diminuindo a troca de calor entre o ambiente interno e externo – a solução diminui a temperatura interna em até 8 °C. Fácil de montar, a telha exige a mesma estrutura de madeiramento da cobertura de fibrocimento.

10. Tintas solares

Tintas solares absorvem vapor d’água e produzem oxigênio, formando óxido de titânio e sulfeto de molibdênio sintético. Todos esses elementos presentes em paredes, portas, telhados e janelas permitirão a captação de energia limpa, substituindo os painéis solares fotovoltaicos.

O CSEM – Centro de Inovação e Tecnologia CIT SENAI – também criou uma tinta orgânica que capta a energia solar e a transforma em energia elétrica. Impressa na forma de uma fita plástica, pode ser instalada em portas, janelas, paredes e muros.

Algumas dessas novas tecnologias inovadoras da construção para o agronegócio já estão sendo aplicadas em muitos projetos, outras, no entanto, estão sendo aprimoradas e, em breve, poderão ser testadas.

Quer saber mais sobre tecnologias inovadoras de construção para o agronegócio? Então compartilhe esse texto nas suas redes sociais e descubra o que os seus amigos têm a dizer sobre o assunto!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *