Como amenizar o calor no verão? Dicas e benefícios do isolamento térmico

Como amenizar o calor no verão? Dicas e benefícios do isolamento térmico
calendar_month01/12/2022 view_list

Você sabe como amenizar o calor no verão? 

O calor vem aumentando a cada ano e isso nós sabemos bem! Com o aumento das temperaturas, ficar confortável em um ambiente pode ser uma tarefa mais difícil, afinal, para manter um ambiente agradável, gasta-se muita energia. 

Assim, usar meios artificiais para gelar o ambiente, pode ser uma boa saída ou não? Neste conteúdo vamos explicar maneiras de amenizar o calor com o uso do isolamento térmico na hora da construção. 

O aumento das temperaturas climáticas

Os impactos do aquecimento global ficam cada vez mais nítidos com o passar dos anos. O aquecimento global é um fenômeno de longo prazo causado pela emissões de gases que intensificam o efeito estufa, que se formam por meio de uma série de ações humanas, e que tem levado ao aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da Terra.

Assim, com a Revolução Industrial, petróleo e carvão tornaram-se fonte de geração de energia para a expansão das atividades econômicas, o que levou à maior emissão de gases de efeito estufa (GEEs) na atmosfera, como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O). 

Essas substâncias, que também são encontradas naturalmente na atmosfera, assim como vapor d’água (H2O), funcionam como um cortina, impedindo que a energia do sol absorvida pela Terra durante o dia seja emitida de volta para o espaço. Por isso, temos vivido os anos mais quentes da história, e isso tem sido agravado a cada ano. 

Como amenizar o calor no verão: dicas

Agora que este dado é uma realidade, o que podemos fazer é encontrar maneiras de amenizar este calor, por isso, separamos algumas dicas. 

Ajuste entradas de corrente de ar em sua casa

Você sabia que nos ambientes fechados como a nossa casa, o ar tem de dois a cinco poluentes mais poluentes do que o ar externo? Por isso a importância de garantir um ambiente com entradas de corrente de ar. 

Além de deixar o ambiente mais arejado e fresco, ele evita doenças respiratórias, reduz qualquer tipo de odores, reduz a umidade em ambientes fechados, entre outros benefícios. 

Hidrate-se bem

O nosso corpo é composto por 70% de água, hidratar-se deveria ser uma rotina para todos nós. Mas, porque no calor sentimos muito mais necessidade de beber água? 

Isso acontece pois nosso organismo precisa manter uma temperatura adequada e o principal mecanismo para essa regulação é a transpiração, que faz aumentar a eliminação de água e sais minerais. Por isso, beber água garante um corpo mais fresco e pronto para aguentar temperaturas mais altas. 

Evite algumas entradas de sol

O contato direto com o sol, pode gerar ainda mais calor. Uma sala de vidro, por exemplo, que o sol entra pelas portas diretamente, sem filtro nenhum, pode aumentar a temperatura de forma exponencial. 

Por isso, a importância de persianas e cortinas, por exemplo. Existem até cortinas, chamadas de blackout, que garantem que o ambiente fique totalmente livre de qualquer entrada solar. 

Tenha plantas na decoração

Todo mundo sabe que as plantas purificam o ar, mas será que elas podem ajudar também a amenizar o calor? Com certeza! 

Além disso, existem algumas plantas específicas que ajudam muito mais como: Antúrio, Aranha, Café de Salão, Crisântemo, Dracena e muitas outras. Elas têm um alto poder de purificação do ar, gerando uma sensação de bem estar muito maior. 

Dê preferência para roupas frescas e confortáveis

Para garantir mais conforto em épocas de calor, uma boa dica é usar roupas mais frescas e confortáveis. Tecidos como algodão, seda, viscose podem garantir uma aparência bonita, sem perder o frescor que os tecidos oferecem. Além disso, existem modelos super chiques de calça de algodão para evitar colocar roupas como Jeens, que conservam o calor no corpo. 

Evite tecidos sintéticos, como os de poliéster, por mais finos e fluidos que sejam, são pouco permeáveis e retêm calor, aumentando a sensação de abafamento e a transpiração. Já os tecidos de fibras naturais, como algodão e linho, são altamente respiráveis.

Como amenizar o calor: estrutura da casa

Como amenizar o calor

Agora, para garantir que sua casa fique fresca e confortável ao longo do ano, tem algumas dicas para seguir. 

Vidros duplos

Para reduzir a energia e obter conforto térmico em uma casa ou edifício, há parâmetros que devem ser considerados, como umidade, ruído, iluminação e temperatura. 

Em edifícios, a maior parte do ganho ou das perdas de calor vem de aberturas, como as janelas. Assim, fica claro que as janelas são o principal elemento na transferência de grandes quantidades de calor entre um edifício e o ambiente externo.

Revestimentos de cor clara com alto reflexo

As paredes externas expostas à radiação solar podem transferir uma grande quantidade de calor para sua casa. Assim, isso afeta a temperatura dos espaços internos e também pode diminuir a temperatura, do nível de conforto. Para reduzir a transmissão de calor, o revestimento reflexivo solar pode ser usado para reduzir a temperatura do interior, além do resfriamento.

Além disso, cores mais frias produzem mais radiação infravermelha do que outras. O revestimento das cores claras depende do clima e do tipo de material usado.

Resfriamento indireto radiante

O resfriamento radiante ocorre por meio da emissão líquida de ondas eletromagnéticas de objetos quentes para objetos frios. O processo continua até que ambos os objetos atinjam a mesma temperatura. Isso envolve o resfriamento por um radiador especializado feito de uma placa metálica com um espaço de ar acima dela.

Isolamento térmico

O projeto deve incluir isolamento térmico para reduzir a perda ou ganho de calor em toda a parte envolvente do edifício. O isolamento atua como uma barreira ao fluxo de calor, reduzindo a perda de calor no inverno para manter a casa aquecida e ajuda a amenizar o calor no verão, mantendo a casa mais fria.

Isolamentos inadequados e vazamentos de ar são as principais causas da perda de calor em edifícios. O isolamento é, portanto, utilizado em paredes, tetos e pisos. Entre as funcionalidades que o 3TC Isolamento garante, em questão de tecnologia, são focadas no isolamento térmico mais versátil, como o isolante 3TC que serve como complemento entre o teto e o forro para garantir uma construção mais confortável termicamente.

Para ambientes internos, faça uso de isolantes termo acústicos, placas de isolante térmico que o 3TC faz uso de poliestireno expandido.

Benefícios do isolamento térmico no calor

O isolamento térmico na sua casa, pode ser um diferencial muito grande e oferecer muitos benefícios como: 

Custo benefício

Afinal, você só vai precisar investir uma vez, para garantir conforto térmico na sua casa. Sem falar, que o isolamento térmico da 3TC tem qualidade e um ótimo custo benefício. Além disso, o 3TC é muito menos volumoso e pesado que isolamentos tradicionais, reduzindo assim o custo com transporte para o cliente final.

Economia de energia

O 3TC Isolamento oferece um ótimo desempenho e não significa aumento dos custos. A eficiência térmica que proporciona conforto tanto no calor quanto no frio pode gerar uma economia de até 35% no consumo de energia gasta por ar-condicionado ou aquecedores. 

Evita umidade

O isolamento térmico impede que a umidade externa e interna afete a parede. Isso acontece porque o material mantém a temperatura dos ambientes equilibrada (nem frio, nem calor demais) mesmo em locais climatizados, regiões frias ou com grande concentração de chuvas.

É sustentável

A preocupação com a Sustentabilidade também tem acompanhado o 3TC desde a sua concepção. O isolante não contém agentes nocivos à camada de ozônio e no processo de combinação das faces do produto não são utilizados químicos adesivos. 

Além disso, o 3TC não gera descarte por não necessitar ser reaplicado ao longo dos anos, quando utilizado corretamente, podendo até mesmo ser reutilizado. Resultado da busca constante por eficiência sustentável, o 3TC acumula vantagens competitivas que evidenciam um cenário de ótimo custo benefício. 

Essa combinação de qualidades dá ao 3TC o posto de grande inovação no mercado de isolamento térmico para construção civil, o que só pôde ser alcançado com a criação de cadeia produtiva qualificada e o investimento em pesquisa e tecnologia.

Conheça mais sobre a 3TC e confira mais conteúdos do nosso blog!

Deu para entender um pouco sobre os inúmeros diferenciais do Isolamento 3TC? 

Deixando mais claro, as mantas térmicas tradicionais lidam apenas com uma das formas de transferência de calor, geralmente a condução, o que responde por 10% da propagação de calor de em um ambiente. Assim, os outros 90% normalmente ficam sem nenhum tipo de barreira, causando o aumento de temperatura nos dias quentes, mas também a perda de temperatura em dias mais frios. 

Por outro lado, a manta térmica 3TC, através de sua tecnologia, consegue fazer essa proteção térmica do ambiente de maneira eficiente, fazendo com que o ambiente interno (revestido pelo 3TC) não sofra com a interferência do ambiente externo. 

Como a 3TC funciona?

O 3TC utiliza a eficiência do poliestireno expandido (EPS), material mundialmente difundido no isolamento de construções, para atuar contra a condução térmica. Também possui duas lâminas de um polímero refletivo que barra 97% dos raios infravermelhos, atuando contra a radiação térmica.

Para combinar a alma de EPS e o polímero refletivo em uma única estrutura, o 3TC conta com uma avançada técnica patenteada que combina as camadas do produto, formando uma cobertura flexível, impermeável e contínua. Essa cobertura veda o ambiente e impede a entrada de vapores, o que dificulta a transmissão de calor por convecção.

Assim, o 3TC é uma solução completa em isolamento térmico que inova por lidar com as três (3) formas de transferência (T) de calor. Essa atuação em três frentes e seu impacto na capacidade de isolamento fazem do 3TC um produto de alta performance, ideal para atender as demandas do mercado de construção civil residencial, comercial, industrial e da agropecuária. 

No entanto, todo o desempenho do Isolamento 3TC não significa aumento dos custos. A eficiência térmica que proporciona conforto tanto no calor quanto no frio pode gerar uma economia de até 35% no consumo de energia gasta por ar-condicionado ou aquecedores. Além disso, o 3TC é muito menos volumoso e pesado que isolamentos tradicionais, reduzindo assim o custo com transporte para o cliente final.

Se gostar de conteúdos sobre isolamento térmico, temperatura, construção civil e outros assuntos relacionados a esses temas, temos muitas dicas exclusivas para você. Leia mais no blog da 3TC!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *