O calor escaldante do verão afeta nosso corpo, nosso humor e nossas contas de luz também. Não deixe a temperatura derrubar tudo isso. Essas 11 dicas ajudarão você a amenizar o calor no verão, se refrescar, mesmo que pareça que o sol só está caindo sobre sua casa.

Cuidados com o excesso de calor

Manter-se fresco quando as temperaturas atingem níveis recordes, não se trata apenas de conforto. Temperaturas perigosamente altas podem resultar em doenças relacionadas ao excesso de calor, desde cãibras até exaustão por insolação. As dicas a seguir podem ajudá-lo a amenizar o calor no verão e se refrescar durante toda a estação. Veja aqui os danos causados pelo excesso do calor na saúde!

1. Beba mais água

Você sabe como é importante se manter hidratado o ano todo. Quando você está suando muito, seja por causa dos exercícios ou do calor do verão, beber bastante água torna-se ainda mais importante. Como sugerem os médicos, pense em seu corpo como um ar condicionado.

Sempre que seu corpo se aquece por causa da atividade física ou do clima quente lá fora, o ar condicionado interno liga e você começa a suar. E lembre-se, agora que seu ar condicionado está usando sua água (seu suor), é importante reabastecer o tanque, se hidratando muito com H2O.

2. Use roupas que respiram

Outra forma eficaz de amenizar o calor no verão é a roupa que vestimos. A umidade que induz o suor é a pior parte do verão. Mesmo que você não tenha problemas de suor excessivo, pode controlar o suor com alguns truques, como aplicar antitranspirante à noite para que funcione com mais eficácia e usar roupas que respiram, como algodão.

3. Otimize seus ventiladores e ar condicionados

Você sabia que deixar seu ventilador ligado em seu quarto durante um tempo, também ficará mais fresco e você poderá dormir com mais conforto? Claro que há cômodos em que o ar quase nem circula e o uso do ventilador pode ser obsoleto. De dia ou de noite, você pode usar um controlador de temperatura para ligar ou desligar o ventilador automaticamente com base na temperatura e economizar energia. Você já viu a calculadora de BTU da 3TC Isolamento? Utilizando o sistema de isolamento térmico 3TC, você poderá ligar seu ar condicionado em uma frequência muito menor!

4. Exercite-se confortavelmente, mesmo no calor

Só porque está calor não significa que você precisa parar de se exercitar. Você pode se acostumar a se exercitar no calor e usar estratégias, como esportes aquáticos, evitar o sol quando ele está mais forte e praticar exercícios rápidos. As técnicas de pré-resfriamento também podem evitar o superaquecimento ao se exercitar em climas quentes.

5. Otimize suas janelas

Você pode não precisar ligar o ar condicionado sempre, pois se prestar um pouco mais de atenção nas janelas no verão, verá que elas podem ajudar muito. Feche as janelas e use cortinas isoladas para proteger o sol durante o dia e abra-as à noite quando o sol se põe. 

amenizar o calor

6. Permaneça frio enquanto dorme

O calor do verão é pior quando você está tentando dormir, porque com a temperatura corporal alta, é mais difícil adormecer. Se você tiver insônia no verão, resfrie sua cabeça com um travesseiro especial, se refresque com um banho antes e beba água.

Como deixar a casa mais fresca para amenizar o calor no verão

O design de uma casa tem papel fundamental no frescor dela. Se ele responde ao clima local e às condições, pode maximizar o conforto e a saúde dos moradores, minimizando o uso de energia e para amenizar o calor no verão.

A chave para projetar uma construção é aproveitar ao máximo o clima local. Por exemplo, a tecnologia de resfriamento passivo é o recurso usado para reduzir a temperatura sem a necessidade de consumo de energia. A aplicação de estratégias de resfriamento melhoram o desempenho térmico e reduzem muito o consumo de energia em ambientes de clima quente. Veja aqui 3 dicas de como diminuir a energia em casa!

Desempenhos de sombreamento solar também podem ser aplicados, devido ao aproveitamento da ventilação natural e à minimização do ganho de calor em linha com a aplicação de sombreamento, juntamente com o uso de vidros duplos.

Além disso, coberturas verdes provam seu potencial atuando como um isolamento de telhado eficaz. Vejamos a seguir.

1. Vidros duplos

Para reduzir a energia e obter conforto térmico em uma casa ou edifício, há parâmetros que devem ser considerados, como umidade, ruído, iluminação e temperatura. Em edifícios, a maior parte do ganho ou das perdas de calor vem de aberturas, como as janelas. É claro que as janelas são o principal elemento na transferência de grandes quantidades de calor entre um edifício e o ambiente externo.

2. Ventilação natural

Coletores de vento são projetos que antes eram usados ​​para introduzir ar frio em uma edificação. Mas hoje, a ventilação natural é uma forma eficiente de reduzir o consumo de energia, além de proporcionar um ambiente interno saudável.

Por exemplo, torres eólicas fornecem um sistema de ventilação que podem fornecer ar fresco aos ocupantes sem o uso de qualquer tipo de sistema mecânico.

É claro que as diferenças de temperatura, velocidade e direção do vento podem ser consideradas como os principais elementos que envolvem a ventilação natural. Elas também podem ajudar a retirar o ar quente.

3. Isolamento térmico com a 3TC

O projeto deve incluir isolamento térmico para reduzir a perda ou ganho de calor em toda a parte envolvente do edifício. O isolamento atua como uma barreira ao fluxo de calor, reduzindo a perda de calor no inverno para manter a casa aquecida e ajuda a amenizar o calor no verão, mantendo a casa mais fria.

Isolamentos inadequados e vazamentos de ar são as principais causas da perda de calor em edifícios. O isolamento é, portanto, utilizado em paredes, tetos e pisos. Entre as funcionalidades que o 3TC Isolamento, por exemplo, garante, em questão de tecnologia, são focadas no isolamento térmico mais versátil, como o isolante 3TC que serve como complemento entre o teto e o forro para garantir uma construção mais confortável termicamente.

Para ambientes internos, faça uso de isolantes termoacústicos, placas de isolante térmico que o 3TC faz uso de poliestireno expandido.

4. Resfriamento indireto radiante

O resfriamento radiante ocorre por meio da emissão líquida de ondas eletromagnéticas de objetos quentes para objetos frios. O processo continua até que ambos os objetos atinjam a mesma temperatura. Isso envolve o resfriamento por um radiador especializado feito de uma placa metálica com um espaço de ar acima dela.

5. Revestimentos de cor clara com alto reflexo

As paredes externas expostas à radiação solar podem transferir uma grande quantidade de calor para um edifício. E isso, afeta a temperatura dos espaços internos e também pode diminuir a temperatura, do nível de conforto. Para reduzir a transmissão de calor, o revestimento reflexivo solar pode ser usado para reduzir a temperatura do interior, além do resfriamento.

Além disso, cores mais frias produzirão mais radiação infravermelha do que outras. O revestimento das cores claras depende do clima e do tipo de material usado.  

Mantenha o calor fora

Viu como é importante poder amenizar o calor no verão? A próxima etapa é manter o calor fora de sua casa. Cubra as janelas com persianas de cores mais claras ajuda. Outra fonte de calor frequentemente esquecida, vem dos aparelhos eletrônicos dentro de sua casa. Desligar a TV ou o interruptor da luz ajuda muito a manter o calor mais baixo.

Tenhas plantas e árvores de sombra ajudam muito a amenizar o calor no verão. Solicite sempre a manutenção da unidade de ar condicionado a um profissional para garanta que está funcionando perfeitamente.

Também gostaríamos de saber suas maneiras favoritas de vencer o calor de forma eficaz, e ajudar a amenizar o calor no verão, então compartilhe suas ideias nos comentários abaixo!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *