18 Maneiras de amenizar o calor no verão

You are currently viewing 18 Maneiras de amenizar o calor no verão

O calor escaldante do verão afeta nosso corpo, nosso humor e nossas contas de luz também. Não deixe a temperatura derrubar tudo isso. Essas 18 dicas ajudarão você a amenizar o calor no verão, se refrescar, mesmo que pareça que o sol só está caindo sobre sua casa.

amenizar o calor no verão

Cuidados com o excesso de calor: como amenizar o calor no verão

Manter-se fresco quando as temperaturas atingem níveis recordes, não se trata apenas de conforto. Temperaturas perigosamente altas podem resultar em doenças relacionadas ao excesso de calor, desde cãibras até exaustão por insolação. As dicas a seguir podem ajudá-lo a amenizar o calor no verão e se refrescar durante toda a estação. Veja aqui os danos causados pelo excesso do calor na saúde!

1. Beba mais água

Você sabe como é importante se manter hidratado o ano todo. Quando você está suando muito, seja por causa dos exercícios ou do calor do verão, beber bastante água torna-se ainda mais importante. Como sugerem os médicos, pense em seu corpo como um ar condicionado.

Sempre que seu corpo se aquece por causa da atividade física ou do clima quente lá fora, o ar condicionado interno liga e você começa a suar. E lembre-se, agora que seu ar condicionado está usando sua água (seu suor), é importante reabastecer o tanque, se hidratando muito com H2O.

2. Use roupas que respiram

Outra forma eficaz de amenizar o calor no verão é a roupa que vestimos. A umidade que induz o suor é a pior parte do verão. Mesmo que você não tenha problemas de suor excessivo, pode controlar o suor com alguns truques, como aplicar antitranspirante à noite para que funcione com mais eficácia e usar roupas que “respiram”, como algodão.

 

3. Otimize seus ventiladores e ar condicionados

Você sabia que deixar seu ventilador ligado em seu quarto durante um tempo, também ficará mais fresco e você poderá dormir com mais conforto? Claro que há cômodos em que o ar quase nem circula e o uso do ventilador pode ser obsoleto. De dia ou de noite, você pode usar um controlador de temperatura para ligar ou desligar o ventilador automaticamente com base na temperatura e economizar energia.

>>> Você já viu a calculadora de BTU da 3TC Isolamento? Utilizando o sistema de isolamento térmico 3TC, você poderá ligar seu ar condicionado em uma frequência muito menor!

amenizar o calor no verão

4. Exercite-se confortavelmente, mesmo no calor

Só porque está calor não significa que você precisa parar de se exercitar. Você pode se acostumar a se exercitar no calor e usar estratégias, como esportes aquáticos, evitar o sol quando ele está mais forte e praticar exercícios rápidos. As técnicas de pré-resfriamento também podem evitar o superaquecimento ao se exercitar em climas quentes.

5. Otimize suas janelas

Você pode não precisar ligar o ar condicionado sempre, pois se prestar um pouco mais de atenção nas janelas no verão, verá que elas podem ajudar muito. Feche as janelas e use cortinas isoladas para proteger o sol durante o dia e abra-as à noite quando o sol se põe.

6. Permaneça frio enquanto dorme

O calor do verão é pior quando você está tentando dormir, porque com a temperatura corporal alta, é mais difícil adormecer. Se você tiver insônia no verão, resfrie sua cabeça com um travesseiro especial, se refresque com um banho antes e beba água.

Como deixar a casa mais fresca para amenizar o calor no verão

O design de uma casa tem papel fundamental no frescor dela. Se ele responde ao clima local e às condições, pode maximizar o conforto e a saúde dos moradores, minimizando o uso de energia e para amenizar o calor no verão.

A chave para projetar uma construção é aproveitar ao máximo o clima local. Por exemplo, a tecnologia de resfriamento passivo é o recurso usado para reduzir a temperatura sem a necessidade de consumo de energia. A aplicação de estratégias de resfriamento melhoram o desempenho térmico e reduzem muito o consumo de energia em ambientes de clima quente.

Veja aqui 3 dicas de como diminuir consumo de energia em casa!

Desempenhos de sombreamento solar também podem ser aplicados, devido ao aproveitamento da ventilação natural e à minimização do ganho de calor em linha com a aplicação de sombreamento, juntamente com o uso de vidros duplos.

Além disso, coberturas verdes provam seu potencial atuando como um isolamento de telhado eficaz. Vejamos a seguir.

7. Vidros duplos

Para reduzir a energia e obter conforto térmico em uma casa ou edifício, há parâmetros que devem ser considerados, como umidade, ruído, iluminação e temperatura. Em edifícios, a maior parte do ganho ou das perdas de calor vem de aberturas, como as janelas. É claro que as janelas são o principal elemento na transferência de grandes quantidades de calor entre um edifício e o ambiente externo.

amenizar o calor no verão vidros duplos

8. Ventilação natural

Coletores de vento são projetos que antes eram usados ​​para introduzir ar frio em uma edificação. Mas hoje, a ventilação natural é uma forma eficiente de reduzir o consumo de energia, além de proporcionar um ambiente interno saudável.

Por exemplo, torres eólicas fornecem um sistema de ventilação que podem fornecer ar fresco aos ocupantes sem o uso de qualquer tipo de sistema mecânico.

É claro que as diferenças de temperatura, velocidade e direção do vento podem ser consideradas como os principais elementos que envolvem a ventilação natural. Elas também podem ajudar a retirar o ar quente.

9. Isolamento térmico com a 3TC

O projeto deve incluir isolamento térmico para reduzir a perda ou ganho de calor em toda a parte envolvente do edifício. O isolamento atua como uma barreira ao fluxo de calor, reduzindo a perda de calor no inverno para manter a casa aquecida e ajuda a amenizar o calor no verão, mantendo a casa mais fria.

Isolamentos inadequados e vazamentos de ar são as principais causas da perda de calor em edifícios. O isolamento é, portanto, utilizado em paredes, tetos e pisos. Entre as funcionalidades que o 3TC Isolamento, por exemplo, garante, em questão de tecnologia, são focadas no isolamento térmico mais versátil, como o isolante 3TC que serve como complemento entre o teto e o forro para garantir uma construção mais confortável termicamente.

Para ambientes internos, faça uso de isolantes termoacústicos, placas de isolante térmico que o 3TC faz uso de poliestireno expandido.

10. Resfriamento indireto radiante

O resfriamento radiante ocorre por meio da emissão líquida de ondas eletromagnéticas de objetos quentes para objetos frios. O processo continua até que ambos os objetos atinjam a mesma temperatura. Isso envolve o resfriamento por um radiador especializado feito de uma placa metálica com um espaço de ar acima dela.

11. Revestimentos de cor clara com alto reflexo

As paredes externas expostas à radiação solar podem transferir uma grande quantidade de calor para um edifício. E isso, afeta a temperatura dos espaços internos e também pode diminuir a temperatura, do nível de conforto. Para reduzir a transmissão de calor, o revestimento reflexivo solar pode ser usado para reduzir a temperatura do interior, além do resfriamento.

Além disso, cores mais frias produzirão mais radiação infravermelha do que outras. O revestimento das cores claras depende do clima e do tipo de material usado.

12. Protegendo contra o sol

Limite o efeito “estufa” interno. Alinhe as cortinas e feche as persianas, especialmente em cômodos que são expostos ao sol. Escolha cores claras. Elas refletirão a luz e o calor, em vez de absorvê-los.

Instale persianas rolantes, um toldo, telas de sombra, telas solares móveis, etc. Mantenha as cortinas fechadas, especialmente nas janelas voltadas para o norte e oeste, para resfriar significativamente sua casa. Melhor ainda, invista em cortinas de blackout para proteger sua casa e amenizar o calor no verão de um forte sol.

13. Mantenha os quartos no escuro durante o dia

Coloque películas de proteção nas janelas. Elas filtram os raios ultravioleta e reduzem o efeito do sol nas salas de estar, mas ainda permitem a entrada de luz. Ajuste os ventiladores de teto pois, às vezes, você pode sentir que eles apenas empurram o ar quente para a casa, em vez de resfriá-lo. Bem, você não está errado!

Para amenizar o calor no verão, ajuste seus ventiladores para girar no sentido anti-horário no verão a fim de empurrar o ar diretamente para baixo ajudando a criar um efeito de resfriamento e no sentido horário no inverno para puxar o ar frio para cima. Em climas mais quentes, defina a velocidade do ventilador como alta e em climas mais frios funciona melhor em temperaturas baixas. Ventiladores de teto também podem ser usados ​​como complemento de outros tipos de resfriamento.

Portanto, verificar se eles giram na direção correta pode fazer uma grande diferença na temperatura da sua casa.

14. Mantendo o calor do lado de fora

Isolar o telhado, especialmente se houver quartos sob o beiral. Assim, paredes devidamente isoladas o protegerão contra o calor e também contra o frio. Mantenha as janelas fechadas quando está calor. Pinte de branco as paredes expostas ao sol.

Feche as portas dos cômodos que não está usando para manter o ar fresco onde você mais precisa. Vede as lacunas ao redor das portas e janelas e use dispositivos de exclusão de ar para garantir que o ar frio não escape.

15. Elimine as fontes de calor

Desligue as fontes de calor desnecessárias como carregadores, mesmo quando não estão carregando, dispositivos em stand-by e computadores emitem uma boa quantidade de calor. Desconecte qualquer coisa que possa ser uma fonte de calor indesejada.

amenizar o calor no verão

Coloque os aparelhos elétricos que devem ser usados na sombra para evitar que sobreaqueçam. A geladeira e o freezer atuam para aquecer o ambiente onde estão instalados. Se possível, mova-os para uma sala adjacente. As lâmpadas halógenas e incandescentes emitem muito calor – desligue as luzes de que você realmente não precisa e substitua-as por LEDs.

16. Deixando entrar ar fresco

Areje à noite e crie correntes de ar para garantir que o ar fresco circule pela casa. Use um ventilador de teto para agitar o ar quente que se acumulou no alto; isso eliminará parte da umidade criada devido à condensação e suor. Também pode usar aqueles de pé, sem ficar diretamente na corrente de ar, para não pegar um resfriado!

Se você estiver secando roupas, coloque um ventilador atrás da secadora. Suas roupas ficarão prontas mais rapidamente e você se beneficiará com o frescor da umidade liberada.

17. Exaustor de ar e telhados

Instale um trocador de calor acoplado ao solo, se você tiver o terreno. Trata-se de um equipamento de tubo com cerca de vinte metros de comprimento que se encontra enterrado a cerca de 3 metros. No subsolo, a temperatura é de 12° C, o que esfria o ar. Ou, utilize um exaustor de teto, caso tenha espaço.

Transforme seu telhado plano em um telhado verde. Cultive glicínias, hera, trepadeiras nas paredes expostas ao sol. Isole o telhado, as paredes e o chão nessa ordem.

18. Mantenha o calor fora

Separe a varanda da sala de estar usando uma parede divisória isolada com uma porta isolada. Além disso, parar o calor de entrar em sua casa significa gastar menos com resfriamento. Se possível, invista em pintura para janelas e complete o isolamento do teto – também ajudará a manter o calor no inverno.

Viu como é importante poder amenizar o calor no verão? A próxima etapa é manter o calor fora de sua casa. Cubra as janelas com persianas de cores mais claras ajuda. Outra fonte de calor frequentemente esquecida, vem dos aparelhos eletrônicos dentro de sua casa. Desligar a TV ou o interruptor da luz ajuda muito a manter o calor mais baixo.

Tenhas plantas e árvores de sombra ajudam muito a amenizar o calor no verão. Solicite sempre a manutenção da unidade de ar condicionado a um profissional para garanta que está funcionando perfeitamente.

Para manter a sua casa ou prédio fresco, mesmo durante a temporada, duas coisas são essenciais: isolar e arejar. Assim, você pode manter você e seu espaço refrescados conseguindo amenizar o calor no verão e, ao mesmo tempo, sendo gentil com o meio ambiente.

Definitivamente amenizando o calor no verão

amenizar o calor no verão bebendo água

Como vimos, para muitas pessoas, o verão é sinônimo de viagens, churrascos com amigos, futebol na praia e mergulhos na piscina. Porém, há dias em que o forte sol de verão não é tão divertido e ligar o ar-condicionado em casa parece ser sua única opção.

Todos nós já passamos por isso – aqueles momentos em que você só quer transformar sua casa em um freezer e esquecer a conta de energia no próximo trimestre. Mas é importante lembrar que para amenizar o calor no verão, o alto uso de energia associado ao resfriamento de casas no verão contribui para as emissões de gases de efeito estufa e o aquecimento global, além de contribuir para uma conta salgada no final.

Por exemplo, moradores das cidades do sul da Europa mostram-nos como amenizar o calor no verão:

>>> Eles mantêm todas as janelas bem fechadas enquanto o sol ainda está forte, para evitar que o ar quente entre, e apenas abrem as janelas à noite para que a suave brisa noturna esfrie as paredes já superaquecidas. Este é o mesmo princípio de resfriamento noturno ou resfriamento livre que é usado hoje em dia nos sistemas de ventilação de grandes edifícios de escritórios.

Exatamente o mesmo princípio pode ser usado em casa: abrir a janela do porão, as portas de entrada e a janela do telhado permitirá que uma corrente de ar frio entre e resfrie a casa de cima a baixo.

Conclusão

Se for necessário usar o ar-condicionado, então ajuste o termostato entre 24 e 27º, ou o valor mais alto com o qual você se sentir confortável. Como vimos, aumentar o termostato para o frio em clima quente pode reduzir o custo de funcionamento do seu aparelho em cerca de 10%.

E sim, o isolamento térmico, ao amenizar o calor no verão, é mais do que uma solução para o conforto do seu lar. Todos nós reconhecemos que o isolamento ajuda a manter nossas casas aquecidas no inverno e frescas no verão. Além disso, com o isolamento adequado, você não terá que depender de extrapolar o ar condicionado ou sentar perto de um ventilador para se sentir confortável. Sua casa será simplesmente confortável!

Em termos simples: o isolamento bloqueia a entrada de calor na casa no verão e retém o calor no inverno, o que resulta em uma casa mais fria no verão, mais quente no inverno e menores contas de energia. É tão simples e realmente funciona!

Veja o que o calor pode fazer ao seu corpo:

Suor – seu corpo empurra o suor para a superfície da pele. Na verdade, é o seu sistema de resfriamento natural. À medida que o ar o absorve (evaporação), ele retira o calor e o resfria. Isso funciona melhor em climas mais secos, onde a umidade é baixa. Você pode ficar muito cansado e às vezes gravemente doente se não funcionar com a rapidez necessária.

Exaustão de Calor – acontece no calor extremo, quando seu corpo não consegue esfriar o suficiente e transpira muita água e sal. Assim, você fica pálido e úmido e sua temperatura costuma ultrapassar os 40 graus. Você também pode estar cansado, fraco, com vertigens e náuseas, além de ter dor de cabeça. Vá para uma área fria e sombreada, deite-se e beba algo com sal e açúcar. Beba água, se isso é tudo que você tem. Se você ignorar isso, pode levar a uma insolação, que é uma emergência.

Insolação – Este é o calor mais perigoso. Você não pode controlar a temperatura do corpo, que pode ir acima de 40 graus. Sua pele fica quente e seca. Você pode ficar confuso ou agitado e apresentar pulso acelerado, náuseas e dor de cabeça. Se não for tratada, pode causar convulsões, coma e pode ser fatal. Vá para um local fresco, beba algo (se puder) e coloque gelo sob os braços e entre as pernas.

Desidratação – Quando está muito quente, você pode suar muito líquido, junto com minerais essenciais como sódio e potássio. Você pode estar com sede e urinar menos do que o normal, e sua boca e língua podem ficar secas. Você pode até sentir tonturas, vertigens e confusão. Vá para um lugar fresco e beba algo balanceado com sal e açúcar (como uma solução de reidratação oral). Os casos graves precisam de atendimento de emergência, incluindo fluidos que você obtém através de uma intravenosa.

Queimadura de sol – A pele nua queima se ficar muito tempo ao sol. Pode ficar avermelhado, com coceira, dolorido e quente ao toque. Se for grave, você pode ter bolhas, dor de cabeça, febre e náuseas. Entre o mais rápido possível. Beba bastante água e não estale as bolhas. Um pano úmido e frio e loções de aloe vera podem ajudar a aliviar a dor. Melhor ainda, evite queimaduras solares com roupas, chapéus e protetor solar de amplo espectro de pelo menos FPS 30.

Desmaio – O calor pode desidratar você e tornar mais difícil para o cérebro obter sangue suficiente. É mais provável quando você é novo em um lugar quente, então tome cuidado para se manter hidratado. Isso pode deixá-lo tonto e desmaiar. Pode ser pior se você ficar em pé por muito tempo ou se levantar repentinamente. A habituação a um local mais quente pode demorar até 2 semanas. Se você sentir que vai desmaiar, deite-se e levante as pernas acima da cabeça. Vá para um local fresco e beba líquidos o mais rápido possível.

Frequência cardíaca mais alta – Quando você fica com calor, seu coração pode bater mais rápido. Ele faz isso para bombear mais sangue para a pele, onde pode liberar um pouco desse calor extra. Como resultado, outras partes do seu corpo podem não receber sangue suficiente. Isso pode deixá-lo cansado e lento, especialmente se você estiver tentando realizar um trabalho físico ou mental difícil.

Por fim, lembre-se de que os animais de estimação também sofrem quando a temperatura aumenta. Resfriar animais (cães, coelhos, gatos) dando-lhes um banho ou chuveiro “frio” ajudará a manter a temperatura corporal baixa.

Pode ser bem perigoso, e a exaustão pelo calor não são os únicos motivos. O calor também pode desencadear problemas cardíacos e até agravar os problemas respiratórios, pois aumenta a poluição do ar. O departamento de saúde de sua cidade ou local pode ter informações online sobre onde encontrar piscinas públicas, espaços com ar-condicionado, assistência médica e outros tipos de ajuda durante uma onda de calor.

E não, não é sua imaginação – definitivamente, o clima está ficando mais quente. Os oito anos mais quentes registrados ocorreram na última década. Mas ficar fresco neste verão não significa necessariamente que você tenha que pagar uma fortuna para manter o ar-condicionado funcionando dia e noite, como vimos acima.

Mesmo quando o clima é muito quente, ainda é possível ficar confortável dentro de casa sem usar ar condicionado, com essas 18 formas fáceis de resfriar um ambiente no verão. Esses métodos economizarão muito dinheiro e são uma maneira incrível de ter certeza de que você está fazendo tudo o que pode para proteger a natureza.

Com as preocupações com o aquecimento global e o aumento dos problemas de clima quente, é importante buscar soluções que tenham conforto de curto prazo e impacto de longo prazo.

Estamos avançando rapidamente para o mês de dezembro e, a julgar pela maneira como as coisas estão indo, vai ser um ardor neste verão. Embora o tempo quente seja bom e você nunca tenha ficado melhor do que com aquele bronzeado matador, é crucial saber como se manter fresco.

Seguindo essas 18 maneiras de amenizar o calor no verão, você poderá curti-lo sem sofrer com o calor. Lembre-se de reaplicar o protetor solar a cada poucas horas para ter certeza de reduzir o risco de queimaduras!

Também gostaríamos de saber suas maneiras favoritas de vencer o calor de forma eficaz, e ajudar a amenizar o calor no verão, então compartilhe suas ideias nos comentários abaixo!

3TC Isolamento

Perfil corporativo da 3TC Isolamento

Deixe um comentário