4 tipos de caixa d’água: qual é o melhor para a sua construção

You are currently viewing 4 tipos de caixa d’água: qual é o melhor para a sua construção
tipos de caixa d'água - 3TC Isolamento

Seja para a sua residência ou para seu negócio, você pode utilizar caixas d’água que garantam a potabilidade, facilitem prática da boa inspeção e forneça o abastecimento ideal de água. Por isso, é importante estar atento aos tipos de caixa d’água, suas principais características e ver qual melhor se adequa à obra. Conheça a seguir quais são os tipos de caixa d’água, seus principais usos e vantagens!

A importância de cada um dos tipos de caixas d’água

Com alguns transtornos hídricos que vem acontecendo em algumas regiões do Brasil, por isso a necessidade de escolher o tipo de caixa d’água ideal só vem crescendo a cada ano nos fornecedores de construção.

Para quem quer investir em qualidade, sempre é melhor conhecer o que o mercado e a indústria oferecem, não é verdade?

Hoje em dia, a tecnologia vem se superando em termos de qualidade e inovação. Os tipos de caixa d’água não ficam para trás. Encontramos caixas residenciais feitas de diversos materiais. E as opções são bem interessantes.

>> Leia também: Sustentabilidade na construção civil: Guia Completo sobre o assunto!

Os principais fabricantes de coberturas e caixas d’água foram obrigados a abandonar a fabricação de produtos que iam amianto, em razão da sua periculosidade. Com isso, novos materiais foram adotados como cimento reforçado de fios sintéticos (plástico reciclável), polipropileno, fibras, polietileno (plástico atóxico) etc.

Dê preferência aos tipos de caixa d’água que melhor se adequam à sua realidade, pense como mais um item importante na sua construção.

saiba porque a manta térmica 3TC é a melhor do mercado, clique no link e baixe o ebook.

Como selecionar o tipo de caixa d’água ideal?

Um dos elementos essenciais que se deve considerar, primeiramente, é o tamanho da caixa d’água.

O cálculo é fácil: conte a quantidade de habitantes da residência multiplicando a sua despesa diária (por morador), (aproximadamente 150 litros), acrescentando três dias (contagem extra para estoque).

Por exemplo, uma casa que comporta quatro pessoas precisa utilizar uma caixa d’água que tenha capacidade para 1,8 mil litros, ou 4 x 150 x 3.

Como escolher o tipo de caixa d’água para seu projeto?

E quais são os tipos de caixa d’água ideais para seu projeto? De fibra de vidro, polietileno, aço inox? Na hora de escolher os tipos de caixa d’água, sempre faça antes um balanço entre a facilidade de manutenção e o custo final do produto. Confira os principais tipos de caixa d’água, bem como as suas principais características a seguir.

Polietileno

Trata-se do material mais usado na indústria para caixas d’água, isso por apresentarem peso leve e serem adaptáveis. Além disso, tem uma textura de material totalmente lisa, o que beneficia a sua higienização.

No entanto, o polietileno precisa de certa atenção durante o processo de instalação, como, por exemplo, no momento de acomodação, a área deve ser nivelada e na horizontal.

No mais, suas vantagens se estendem pela superfície de dentro, que por ser plano, cria proteção contra aumento de impurezas. Tem ainda, tratamento UV, que permite que a estrutura não se deforme pelo calor externo. Ainda conta com as seguintes vantagens:

  • Resistência média.
  • Leveza e praticidade alta.
  • Limpeza alta.
  • Regulamentado via norma ABNT NBR 14799.

tipos de caixa d'agua

Aço inox

Entre os tipos de caixa d’água, ele é conhecido por sua resistência e barreira a qualquer espécie de choque ou repercussão, sendo por isso, que apresenta melhor conservação e durabilidade.

Tal como o polietileno, o aço inox possui a facilidade de higienização. Além disso, o material é favorável à conservação de temperaturas para o estado mais frio da água, por causa da condutividade ser menor. Possui ainda as seguintes vantagens:

  • Resistência alta.
  • Leveza e praticidade média.
  • Limpeza alta.
  • Regulamentado via norma ABNT NBR 14863.

>>> Leia também: Conheça agora 5 fatores que tornam um ambiente insalubre!

Poliéster reforçado com fibra de vidro

Esses tipos de caixa d’água são feitos a partir de placas modulares estruturadas no próprio local da construção. Geralmente servem para atender a grandes demandas como para projetos maiores.

Como a fibra de vidro é uma matéria-prima mais leve, pode ser delicada por não apresentar reação a impactos, portanto merece atenção.

Sua montagem é feita também sobre superfícies lisas, aplanadas e na horizontal. Costuma ter valores em vantagem em relação ao polietileno e da caixa de inox. Possui ainda as seguintes características:

  • Resistência média.
  • Leveza e praticidade alta.
  • Limpeza alta.
  • Regulamentado via norma ABNT NBR 8220.

Fibra de vidro

Mesmo com cuidados laboriosos, ainda assim é um dos materiais mais vendidos no país. Tem uma instalação fácil, protege bem contra os raios UV, o que expande a sua durabilidade. Além disso, possui as seguintes características:

  • Resistência média.
  • Leveza e praticidade alta.
  • Limpeza alta.

Manutenção de caixas d’água

Além da escolha do tipo ideal de caixa d’água, é muito importante realizar a manutenção periódica dela. Isso previne, entre outras coisas, a disseminação de doenças, tais como a dengue e outras. Mas lembre-se: as manutenções de higienização devem ser feitas, no mínimo, a cada seis meses.

Você deve garantir que as normas e cuidados sejam cumpridos, no sentido de se adequar ao armazenamento, sem perigo de contaminação.

Após analisar os tipos de caixa d’água ideais, a localização também deve ser estudada, por exemplo, se for ao nível inferior, apoiada em concreto armado ou outros materiais. De qualquer forma, o seu local deve ser de fácil acesso, para que possa ser feita a vistoria.

Vimos que todas elas apresentam muitos fatores que devem ser analisados antes da compra. Considere sempre os aspectos como o tipo de material, a qualidade da matéria-prima, o grau de durabilidade e, principalmente, o número de moradores que usarão o reservatório diariamente.  Resumindo, a aquisição irá depender do que ficou determinado no seu projeto.

Ter produtos de boa qualidade para armazenar água é um fator-chave para manter a saúde e prevenir muitas doenças. E você já pensou em quais tipos de caixa d’água você quer para seu projeto? Continue lendo nosso blog!

Comente agora opinando sobre estes

 

 

 

tipos de caixa d’água que melhor se adequa à sua residência!

Este post tem 9 comentários

  1. Maria

    Pra minha necessidade, seria uma caixa d’água tubular, de polietileno, 1.750 a 2.000 litro, cuja dimensão seria de no máximo 1,20 cm.

    1. Oi Maria, tudo bem? Muito obrigado pelo contato e pela pergunta! Vamos te mandar um email ai agora para entender um pouquinho melhor a sua situação e te auxiliar da melhor maneira possível, ok? Muito obrigado =)

  2. Olá tudo bem! Fico muito triste em vê
    As CAIXAS D’ÁGUA no Brasil, não tem TECNOLOGIA na sua FABRICAÇÃO, pq falta a parte TRANSPARENTE, para saber e vê,
    o Nível da ÁGUA. E não seria necessário subir para olhar o nível da água.💡Fica a dica ! Obrigado.

  3. Rita Moraes

    Bom dia, na casa onde moro não é possível colocar uma caixa d’água no alto. Vi nas fotos no chão, como fica a pressão da água? Qual seria mais indicada? Moro sozinha. Obrigada.

    1. Rita, tudo bem? Obrigado pela sua pergunta. Se você deseja realizar a instalação de sua caixa d’água no chão é importante montar essa caixa d’água em posição um pouco mais elevada do chão para que o fluxo da água seja suficiente para proporcionar maior pressão para sua casa. O local de instalação deve ser previamente preparado, fazendo um revestimento na superfície onde ficará a caixa d’água. Pode ser feito com cimento liso ou um deck de madeira mesmo. Essa superfície tem que ser o mais reta possível, e recomenda-se estender uma lona para que a caixa d’água fique por cima. Assim é possível evitar danos principalmente em estruturas de madeira. É importante fazer um teste da pressão e usar a caixa d’agua adequada. Procure um profissional experiente em caixas d’agua que ele poderá verificar se a pressão que chega na sua casa é adequada para a caixa d’agua no solo.

  4. Olá, bom dia. Tenho uma caixa de 2.500 litros há 15 anos. Ontem descobri uma rachadura na sua parede lateral. Tenho que trocar. O profissional que veio ver disse que eu preciso fazer uma parede a toda volta da cx, até metade da altura dela e colocar areia entre a parede e a caixa para evitar que ela expanda e escolha, assim rachando. Tenho pouco espaço para isso. Terei que reduzir mto o tamanho da caixa. Estou preocupada com a falta posterior. Segundo ele, teria que ter um cx de 1 metro de diâmetro. Somos 4 pessoas aqui. Eu tenho no mercado opção de 1.800l com essa medida?
    Obrigada desde já pelo retorno.
    Claudia Torres

    1. Claudia, como vai tudo bem? Obrigado pela sua pergunta. Recomendamos que seja feita a consulta diretamente com os fabricantes para verificar a disponibilidade ou em distribuidores de materiais de construção, tais como casa de material de construção locais, e grandes varejistas do mercado.

  5. ?

    Olá boa noite
    Gostaria de saber qual a resistência dos materiais para caixas utilizadas em área rural, que seriam instaladas no tempo, sofrendo das interperies climáticas

    1. Olá! Tudo bem? Muito obrigado pelo comentário. No próprio artigo nós fazemos a classificação da resistência de cada um dos materiais que podem ser utilizados em caixas d’água.

      Caso queira tirar dúvidas sobre o 3TC ou fazer um orçamento, irei deixar nossos canais de atendimento para que você possa falar diretamente com um especialista da 3TC! Pode fazer por esses mesmos canais:Whatsapp: 31 99153-7628
      https://api.whatsapp.com/send?phone=5531991537628

      Orçamento: https://www.3tc.com.br/orcamento/

      Telefone: (31) 3568-0513

Deixe um comentário