isolantes termoacústicos para drywall

Isolantes termoacústicos para drywall são de fundamental importância para garantir que, além de bonitos, os ambientes fiquem confortáveis.

De fato, os isolantes diminuem a interferência de ruídos externos, garantindo um ambiente agradável para o desempenho das atividades do dia a dia. Além disso, mantêm a temperatura confortável, eliminando a necessidade do uso de ar-condicionado, ventiladores e aquecedores elétricos.

A seguir explicaremos melhor esse assunto e apresentaremos alguns isolantes termoacústicos para drywall. Vamos lá? Acompanhe!

Por que é importante isolar o drywall?

Como você sabe, o drywall é muito utilizado em empresas, escolas e hospitais. Isso se deve, principalmente, à facilidade de construção, que permite criar ambientes personalizados em pouco tempo.

Além disso, esse sistema construtivo tem um custo benefício maior que as construções de alvenaria, o que explica por que vem sendo cada vez mais utilizado.

De fato, para construir uma parede de alvenaria há muito desperdício de material. Já nas construções em drywall, todo o material é utilizado e os resíduos podem ser reciclados. Como não há compra excedentes, não há entulho. Economia na hora da compra e do descarte.

Composto de placas de gesso sobre um estrato de alvenaria ou alumínio, o drywall, no entanto, não é eficiente do ponto de vista termoacústico. Para solucionar esse problema, é preciso utilizar a banda acústica e isolantes termoacústicos para drywall.

A função básica da banca acústica é impedir que o som passe entre o perfil metálico e o gesso, eliminando a reverberação de som entre os diferentes ambientes. Já os isolantes impedem a propagação do som e a perda de calor entre diferentes cômodas de uma construção.

Isolantes termoacústicos para drywall

isolantes termoacústicos para drywall

Para fazer o isolamento termoacústico é possível utilizar materiais fibrosos como a lã de PET e a lã de rocha ou materiais mais delgados como o 3TC. No entanto, caso o produto utilizado retenha umidade, é importante evitar seu uso em locais expostos às intempéries. Os isolantes termoacústicos para drywall mais utilizados são os seguintes:

3TC

O 3TC se destaca entre os termoacústicos para drywall por ser considerado o melhor do mercado. Inspirado na tecnologia dos astronautas da Nasa, o revestimento controla as três forma de transferência de calor: condução, convecção e radiação.

Condução é o processo de transferência de calor que ocorre entre sólidos. A convecção é a transferência entre fluidos, como a água e o ar. Já a radiação é a propagação de calor por meio de ondas eletromagnéticas. Ocorre quando acendemos uma lareira ou quando ligamos o aquecedor elétrico.

Isolantes termoacústicos para drywall tradicionais como a lã de vidro e a lã de rocha, lidam apenas com a condução. No entanto, essa forma de transferência corresponde a menos de 10% das perdas de calor das construções. Isolamentos térmicos como as tintas refletivas, bloqueiam apenas a radiação e não barram as outras formas de transferência de calor.

O 3TC também é muito eficiente quando o assunto é isolamento acústico, garantindo o conforto de quem mora perto a áreas movimentadas  e barulhentas como aeroportos, escolas e grandes avenidas.

O produto é vendido em placas ou em rolos. Assim, dá para comprar somente a quantidade necessária para o projeto, evitando desperdício de material.

É resistente a umidade e não mofa, por isso pode ser aplicado em forros, pisos, paredes e em dutos de ar condicionado. Vale destacar ainda que o 3TC tem uma ampla gama de aplicações como veículos de transporte, contêiners e motorhomes, garantindo o conforto dos ocupantes.

Leve e fácil de transportar, dispensa a construção de estruturas adicionais, portanto, não onera o custo da construção.

 

 

Lã de vidro

Fabricada com sílica, sódio e resinas sintéticas, a lã de vidro é um dos isolantes mais utilizados em indústrias e em projetos comerciais de grande porte. Possui boa eficiência termoacústica e alta resistência ao fogo.

Pode ser encontrada em rolos ou em painéis de diferentes densidades. A primeira versão é a mais utilizada dado que pode ser dimensionada conforme a necessidade de cada projeto, evitando o desperdício.

Além de ser utilizada em drywalls, a lá de vidro poder utilizada em forros e contrapisos. É leve e fácil de ser manuseada, no entanto, pode mofar caso receba umidade em excesso. Nesse caso, será preciso refazer todo o drywall.

Lã de rocha

É fabricada com rochas vulcânicas, por isso é muito resistente ao fogo e a altas temperaturas. Pode ser encontrada nos seguintes formatos: manta, painel, tubo, feltro e flocos.

Possui bom desempenho termoacústico e pode ser utilizada em pisos flutuantes, telhados e dutos de ar condicionado.

Lã de PET

A lã de PET é feita de garrafas plástica, evitando que o material seja descartado de forma incorreta e contamine o meio ambiente.

Tem boa resistência ao fogo e a umidade. Também se destaca quando o assunto é desempenho termoacústico. Pode ser encontrada na forma de tubo, lâminas ou painéis e é usada na construção de fábricas, casas, hospitais e escolas.

Espumas acústicas

As espumas acústicas também são bons isolantes termoacústicos para drywall. Em geral, são fabricadas com poliuretano e recebem tratamento aditivo para retardar o fogo e reduzir a produção de fumaça.

Já as fabricadas com melamina produzem pouca fumaça, pois são quase incombustíveis. As espumas acústicas são vendidas em rolos ou em flocos. Essa última versão é muito versátil e pode utilizada em torres de oxigênio, enchimentos de forros e em jateamentos termoacústicos.

As espumas podem ser utilizadas em pisos, forros e em galpões industriais.

Borrachas sintéticas

As borrachas sintéticas são isolantes termoacústicos para drywall também usadas em pisos e telhados, pois absorvem ruídos de impacto. Assim como a lã de PET tem apelo sustentável dado que é fabricada de pneus reciclados. Caso queimem, produzem fumaça tóxica de alta densidade.

Gostou desse conteúdo sobre isolantes termoacústicos para drywall? Quer continuar bem informado? Então, siga as nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e YouTube!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *