6 Tendências na construção civil para 2023

6 Tendências na construção civil para 2023
calendar_month20/01/2022 view_list

As tendências na construção civil para este ano é o tema deste artigo pois, a construção civil no Brasil é um dos segmentos que mais crescem.

Em 2023, a espera é que essa área siga em plena expansão!

Preparamos um guia com as 6 tendências na construção civil para 2023 para que você se inspire!

Se você adora um projeto arquitetônico diferenciado ou quer conhecer novas tendências na construção civil, não deixe de conferir o texto e aprimore sua obra!

INVISTA JÁ NA MELHOR TECNOLOGIA DE ISOLAMENTO TÉRMICO PARA SUA CASA E ECONOMIZE EM ENERGIA ELÉTRICA:

Cenário atual da Construção Civil

Embora a pandemia da Covid 19 tenha afetado em cheio a economia mundial, espera-se que a Construção Civil siga se recuperando, como já começou a fazer no ano de 2021 e 2022.

Apesar de todo o cenário difícil, esse foi um dos setores que demonstraram menos queda e maior capacidade de se reerguer após a crise.

Dessa forma, muitas pessoas esperaram para construir ou reformar no ano de 2023. O ano que começa promete ser especial para a Construção Civil.

Sempre que estamos em períodos de saída de crise, a Arquitetura e a Arte tendem a inovar. Ao que tudo indica, com a Construção Civil o processo deverá ser esse!

Assim como acontece com outros setores, a arquitetura e os projetos também passam por tendências. Elas podem ser excelentes formas de nos inspirar para construir espaços inovadores.

Veja a seguir as 6 tendências na construção civil para 2023 e inove você também!

Inovação na construção civil

6 Tendências na Construção Civil para 2023

Acompanhe a seguir tudo o que o Novo Ano traz em matéria de inovação! Veja as 6 tendências na construção civil para 2023!

1º tendências na construção civil: Sustentabilidade

A saída de uma crise financeira e de saúde como essa nos ensina sempre a cuidar melhor do planeta e de nossa vida aqui! A sustentabilidade já indicava ser um caminho para todas as áreas do consumo.

Com o controle da Pandemia da Covid 19 a Construção Civil também aponta para um maior cuidado com a sustentabilidade.

Assim, projetos sem desperdício, com materiais que não agridem a natureza tendem a estar em alta!

Como exemplos podemos citar projetos que usam água da chuva para descargas, para regar hortas e até para armazenamento a longo prazo.

Todos os sistemas de energia renováveis e limpas se acentuam como tendências no próximo ano. Assim, a energia solar, certamente, volta a fazer parte da Construção Civil!

tendências na construção civil para 2022

Os materiais fabricados com pouco uso de água e materiais renováveis tendem a ser mais utilizados. Uma ótima ideia é apostar no nicho da construção sustentável e acertar com certeza!

2º tendências de inovação na construção civil: Tecnologia 3D

As tecnologias 3D certamente fazem parte das 6 tendências na construção civil para 2023!

2º tendências na construção civil: Tecnologia 3D
Tecnologia 3D

Uma dessas tecnologias tem sido chamada de BIM, que pode ser traduzida como Modelagem da Informação da Construção, um dos materiais inovadores na construção civil.

Junto com tecnologias chamadas de Realidade Aumentada, são excelentes formas de alinhar projetos com expectativas.

A Realidade Aumentada é realmente uma forma virtual de acessar o projeto com muito realismo.

Muitas empresas já usam óculos 3D para visualizar o projeto com dados mais realistas.

Além de ser uma tendência para projetos, também é uma tecnologia que deve avançar e seguir daqui por diante.

3º tendências na construção civil: Conforto termoacústico

O conforto térmico e acústico está em alta na arquitetura e construção civil. Novas casas e apartamentos, hoje, já saem com isolamento térmico e acústico prontos.

Conforto térmico
Conforto térmico

E não é por menos. Climatizar espaços passou a ser uma forma excelente de ganhar conforto reduzindo custos.

Quem nunca ouviu falar nessa tendência precisa saber que a isolamento térmico é uma forma racional de melhorar a experiência em diversos locais.

Em residências, materiais como o 3TC evita altos custos com energia elétrica e proporciona atenuação acústica. Já em comércios e empresas, o 3TC pode ser a melhor estratégia para isolamento térmico e espaços climatizados.

Ambientes que exigem controle térmico, como granjas e estufas também podem contar com essa tecnologia.

O uso de isolamento térmico, como o 3TC, reduz a necessidade do uso de ar condicionado e consequentemente, de energia elétrica.

Quem acompanhou essa, que é uma das 6 tendências na construção civil para 2023, precisa conhecer o 3TC!

O 3TC foi inspirado na tecnologia que a NASA usa para desenvolver os dos trajes de astronautas, que precisam ter um ótimo isolamento térmico.

Diferentemente dos outros materiais, o 3TC lida com as 3 formas de transferência de calor:

  • a condução que ocorre através de materiais sólidos e líquidos;
  • a convecção, por meio de gases, fluidos e vapores;
  • e a radiação, oriunda dos raios infravermelhos.

Enquanto os demais materiais costumam lidar apenas com uma das formas de transferência, e esta se destaca em tecnologias construção civil.

NÃO PERCA TEMPO! Faça já seu orçamento sem compromisso.

 4º tendências: Pré-Fabricados

Os materiais pré-fabricados seguem sendo uma das tendências na construção civil para 2023! Os motivos são vários, mas especialmente a redução do tempo total para a construção.

As estruturas modulares também são ótimas para reduzir os custos de obras. Outro fator é a diminuição potente no desperdício, tornando a construção mais sustentável.

A tendência é que a construção civil utilize cada vez mais estruturas metálicas pré-moldadas e blocos de cimentos, além de outros materiais, como gessos.

tendências

5º tendências de inovação na construção civil: Inteligência artificial e robôs

Inteligência Artificial é outra inovação na construção civil e envolve não só recursos da computação, mas também o uso de robôs.

Tendências na construção civil: Inteligência artificial e robôs
Inteligência artificial e robôs

A robótica vem sendo uma tecnologia inovadora em diversos setores. Nos consultórios médicos e odontológicos já se tornou indispensável.

Na construção civil, os robôs também não fazem mais parte de um sonho distante. A ideia é que robôs auxiliem em diversas etapas das obras.

Nos canteiros, o uso de robôs pode ser indispensável para evitar acidentes. Seu uso junto com sensores já se tornou imprescindível para tendências ligadas à segurança.

Nos projetos, a robótica já se tornou fundamental. O uso de tecnologias evita erros de projeto e de execução no início e sequência da obra.

6º tendência de inovação na construção civil: Reaproveitamento de materiais

Dentro do mercado sustentável da construção civil, sem dúvida está o reaproveitamento de materiais. Essa é uma tendência sem volta que já se inciou há alguns anos e segue firme em 2023.

Reaproveitamento de materiais
Reaproveitamento de materiais

Não só as fontes de energia precisam ser renováveis para preservar o planeta, mas a utilização de materiais reaproveitáveis, como madeira, está em alta!

Muitas lojas inovadoras já se especializam em restaurar materiais e vender para uso na construção civil.

Algumas estruturas metálicas bem conservadas também podem ser reutilizáveis.

Para construir de forma inovadora, o reaproveitamento de materiais pode fazer parte do projeto e até ficar aparente na construção.

Portanto, imagine o alto valor de mercado de um projeto com reaproveitamento, não só de água e energia, mas também de parte dos materiais usados na construção!

Se você acompanhou as 6 tendências na construção civil para 2023, acesse o site da 3TC e confira todas a ideias para dar vida à sua obra com tudo de mais inovador do mercado da construção civil!

INVISTA EM SUA CONSTRUÇÃO COM A MELHOR TECNOLOGIA DE ISOLAMENTO TÉRMICO DO MERCADO INTERNACIONAL:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *