A importância de se proteger do frio e como isolamento térmico te ajuda!

You are currently viewing A importância de se proteger do frio e como isolamento térmico te ajuda!

Os invernos estão ficando mais frios. A razão é apontada em um artigo publicado pela BBC News: o aquecimento global. Esse fenômeno está descontrolando as temperaturas médias-padrão em todo o mundo. Sendo assim, se nada for feito para reduzir os impactos negativos desse fenômeno, os próximos anos podem ser ainda mais gelados. Por isso, é bom conhecer a importância de se proteger do frio e saber como fazer isso.

Neste artigo, mostraremos uma das maneiras: o isolamento térmico. Veremos que ele ajuda muito na melhoria da qualidade de vida. Além disso, daremos dicas valiosas para se aquecer na estação mais fria do ano. Acompanhe os próximos tópicos!

Por que devemos nos proteger do frio?

Curtir as temperaturas mais baixas é bom, mas passar frio não. Na verdade, isso é até perigoso para a nossa saúde. O melhor a fazer é se aquecer bem. Dessa forma, o inverno não provocará efeitos negativos no corpo; apenas sensações agradáveis. A seguir, apontamos alguns benefícios de se proteger nos dias gelados.

Cuidado com a saúde

Quando somos expostos ao frio, o organismo ativa um sistema de proteção. O objetivo é reduzir a perda de calor para não dificultar o funcionamento dos órgãos vitais e de outras funções básicas do corpo humano.

Para manter a temperatura corporal estável (37 graus), o organismo inicia uma série de procedimentos, como: redução dos batimentos cardíacos e contração dos vasos sanguíneos. Além disso, ocorre a diminuição dos processos neurológicos. Esse cenário fisiológico aumenta as chances de uma parada cardíaca, elevação da pressão arterial e acidente vascular cerebral (AVC).

Maior conforto

Outro benefício que sustenta ainda mais a importância de se proteger do frio é a sensação de conforto — aquilo que sentimos ao estarmos bem aquecidos, mesmo que a temperatura esteja em um dígito. Quando estamos confortáveis, é mais fácil realizar as atividades do dia. Também se relaciona com a família e amigos. Em resumo, aumentamos o nosso nível de felicidade.

Evita que prejudique sua produtividade

No inverno, em geral, nos sentimos mais sonolentos e indispostos para realizar as demandas do dia a dia. Isso prejudica muito a produtividade, por exemplo, no trabalho. Como a vida não pode parar, é essencial adotar estratégias para elevar o desempenho durante os meses frios. E o segredo para isso é se proteger do inverno.

Como se proteger do frio?

A ausência de proteção contra o frio pode ocasionar a hipotermia (quando a temperatura corporal é menor que 35 graus). Para evitá-la, o corpo começa a tremer. Por isso, falamos que trememos de frio. Ninguém gosta disso; não é nada agradável. Para se proteger dessa e de outras sensações desagradáveis, daremos algumas dicas importantes.

Alimentação saudável e equilibrada

Como o corpo gasta mais energia no inverno, nos sentimos estimulados a consumir um maior número de calorias. Aqui mora o perigo. Uma vez que, podemos recorrer a alimentos não saudáveis, como doces e frituras. Para atender aos apelos do organismo sem prejudicar a saúde, devemos incluir no cardápio:

  • Sopas quentes de legumes e verduras;
  • Frutas calóricas com vitamina C — abacate, caqui, tangerina, maçã e uva;
  • Oleaginosas — nozes, amêndoas, amendoim, avelã e castanha-de-caju;
  • Massas integrais — macarrão e nhoque.

Dar preferência para bebidas quentes

As bebidas quentes são essenciais para manter o corpo aquecido. Sem falar que são deliciosas e podem ser saudáveis também. Por exemplo, o tradicional cappuccino pode ter como base o leite de amêndoas em vez do de vaca. Salpicar um pouco de canela por cima da bebida cria um visual elegante e, ao mesmo tempo, insere propriedades naturais na bebida.

Outra opção são os chás. Desde os mais usados (camomila e erva-doce) até os diferenciados, como o chai (tradicional da China). Esse último, além de levar chá-preto, insere mel e especiarias, como o cardamomo e o cravo.

Não podemos deixar de citar o café e o chocolate quente. Nesse caso, prefira o cacau em pó ou a barra de chocolate que tenha uma proporção acima de 70% de cacau (considerado como chocolate amargo). Dessa forma, serão maiores os benefícios para a saúde.

Se agasalhar corretamente

É importante manter o corpo aquecido. Em especial as extremidades: mãos e pés — áreas mais distantes do coração e do cérebro —, que levam mais tempo para serem irrigadas pelo sangue quando os vasos sanguíneos estão contraídos. Para aquecer essas áreas e todo o corpo, devemos usar luvas, meias, cachecóis, blusas e tocas.

Fazer exercício físico, porém em locais fechados

Quando o termômetro despenca, o corpo precisa se manter em movimento para melhorar a circulação do sangue e elevar a temperatura corpórea. Para isso, nada melhor do que a prática de exercícios físicos. Porém, as atividades ao ar livre podem não ser uma boa pedida. Ainda mais para os idosos e crianças.

Uma opção são os exercícios em locais fechados, como as academias e na própria casa. Entre as atividades que podem ser praticadas, estão as ergonômicas (alongamentos) e aeróbicas (caminhada e corrida). Vale lembrar que antes de iniciar qualquer tipo de exercício físico, é necessário obter orientação médica.

Contratar um serviço de isolamento térmico

Processo de instalação do forro modular 3TC
Forro Modular 3TC – Branco

Mesmo bem agasalhados, é importante que o ambiente doméstico também esteja na temperatura adequada (entre 18 e 21 graus). Para obter esse clima, alguns fecham todas as janelas e portas. No entanto, isso impede a renovação e a circulação do ar na casa — algo que favorece o aparecimento de mofo e ácaros.

O ideal é que as janelas e portas fiquem abertas em determinados períodos do dia. Porém, quando são fechadas, o ambiente interno deve ficar logo aquecido. Sem aquela sensação de “frio” preso e paredes geladas. Como conseguir isso? Por meio da contratação de um serviço de isolamento térmico.

Existem empresas especializadas nesse tipo de serviço. Por meio de materiais isolantes, como o poliestireno expandido (EPS) e o polímero refletivo, os ambientes internos são isolados. Dessa forma, se impede a entrada e a propagação do frio. Além disso, os ambientes são aquecidos com maior rapidez quando a ventilação externa é cortada.

Como o isolamento térmico pode melhorar sua qualidade de vida?

Se colocarmos “na ponta do lápis”, descobriremos muitos benefícios que o isolamento térmico oferece. O resultado é uma grande melhora na qualidade de vida. A seguir, apontamos as principais vantagens.

Além de proteger contra o frio, protege contra o calor

Nem frio, nem calor demais. O melhor é uma temperatura agradável. Vale lembrar que o Brasil é um país tropical com estações bem quentes, como o verão. Em algumas regiões, a temperatura pode passar facilmente dos 40 graus. Para não ficar assim em casa, é preciso utilizar o isolamento térmico.

características do 3TC Isolamento

Evita umidade no ambiente

Como dito no tópico anterior, ambientes fechados durante o inverno favorece o aparecimento de mofo e ácaros. O mesmo pode acontecer nas outras estações do ano que costumam ser mais chuvosas. A principal razão é o aumento da umidade interna. Como o isolamento térmico, se impede o aumento da umidade e as consequências ruins para a saúde da família.

Reduz o consumo de energia

O custo da energia elétrica está cada vez mais alto devido às taxas vindas das bandeiras tarifárias. Quando é preciso utilizar sistemas de aquecimento ou refrigeração, a conta de energia fica ainda mais cara. Por outro lado, o isolamento térmico é uma boa solução para não utilizar esse tipo de equipamento e evitar as variações climáticas.

É sustentável

O uso de aquecedor ou ar-condicionado aumenta a emissão de hidrofluorcarbonetos (Hf), carbono preto e gás carbônico (CO₂) — de acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, o gasto energético desses aparelhos, eleva a consumo de energia elétrica vinda das hidroelétricas e termoelétricas — consideradas fontes não limpas.

Em contrapartida, o isolamento térmico é sustentável, ou seja, benéfico para a natureza. Uma vez que, não produz gases tóxicos e, como dito, reduz o consumo de energia elétrica. Sem dúvidas, é uma nobre maneira de contribuir para a redução do aquecimento global.

Enfim, se proteger do frio é mais simples do que imaginamos. Seguindo as dicas que demos neste artigo: exercícios físicos, agasalhos e isolamento térmico, temos certeza de que o inverno só trará boas sensações. E, porque não dizer: lembranças inesquecíveis que nos farão ficar ansiosos pelo próximo inverno.

O que achou do nosso artigo? Entendeu a importância de se proteger do frio e da estação mais gelada do ano? Quer aprender mais sobre isolamento térmico e assuntos relacionados? Então, confira agora mesmo outros artigos publicados no blog da 3TC

Deixe um comentário