Alternativas ao ar condicionado no calor: saiba quais são

Alternativas ao ar condicionado no calor: saiba quais são
calendar_month07/12/2022 view_list

Existem alternativas ao ar condicionado para garantir que sua casa fique mais climatizada. Quer saber algumas?

O calor no Brasil só tem aumentado. Por isso, os indivíduos sentem cada vez mais a necessidade de mais conforto térmico em todos os ambientes.

O aumento de valores da conta de energia, dos aparelhos de ar condicionado, manutenção e instalação acabam muitas vezes inviabilizando ter um aparelho de ar condicionado em casa. Com isso, parece que não temos alternativa para deixar o ambiente mais agradável, mas elas existem.

Saiba mais!

Por que buscar uma alternativa ao ar condicionado?

Agora a dúvida é porque buscar uma alternativa para o uso do ar condicionado, sabendo que ele pode proporcionar um ambiente de maneira mais prática e eficaz. 

Gastos com energia elétrica

A cada dia que passa o valor da conta de energia vem aumentando.

Com o aumento dos impactos climáticos, as empresas que fornecem energia, tem aumento de custos também. E existem alguns tipos de bandeiras que fazem o custo da energia subir. 

Como por exemplo, quando a bandeira está vermelha, que normalmente é no horário de pico de consumo, se acrescenta um valor a mais por cada kWh consumido, podendo assim, até triplicar o valor. 

Dependendo do quanto é usado o equipamento, pode aumentar em média 100 reais na conta de energia. Mas, se existem mais de um aparelho, se ele é usado em vários períodos, a conta pode aumentar muito mais. 

Alto custo com aparelho, instalação e cuidados

Outro detalhe importante ao ter um ar condicionado é que além de comprar o aparelho em si, que teve um aumento considerável nos últimos anos, é o custo da instalação, cuidados e manutenção. A limpeza de um ar condicionado deve ser feita com frequência, de maneira com que ele não comece a prejudicar a sua saúde. 

Desvantagens para a saúde

O ar condicionado tem um funcionamento via troca de calor e frio, com isso, ele acaba retirando junto do calor, um pouco da umidade do ar, o que pode ser sim, algo prejudicial à saúde.

A umidade relativa do ar ideal para o organismo humano é de 40% a 70%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Caso ela fique muito baixa, pessoas que já têm tendência a problemas respiratórios podem sofrer ainda mais. 

Alguns sintomas de que você pode estar sentindo essa baixa umidade são: desidratação corporal, nariz com sangramento, pele e olhos irritados são algumas das reações à baixa umidade. Ocorre um ressecamento da pele e de todas as mucosas, principalmente do trato respiratório, nariz, boca, laringe e pulmão. 

Mas, se quiser entender melhor sobre este tema, temos um conteúdo exclusivo sobre: Ar condicionado faz mal? 

Alternativas ao ar condicionado

Agora que já explicamos alguns motivos para o ar condicionado não ser a única opção, vamos apresentar algumas alternativas para garantir um ambiente mais agradável sem precisar usar o ar condicionado. 

Utilizar luz natural e dar preferência para lâmpadas LED 

Você sabia que em alguns ambientes o calor de lâmpadas antigas podem aumentar a sensação térmica e deixar ainda mais calor? Por isso, é importante utilizar bastante luz natural e investir em lâmpadas de LED. 

Deixar as cortinas fechadas

O contato direto com o sol, pode gerar ainda mais calor. Uma sala de vidro, por exemplo, que o sol entra pelas portas diretamente, sem filtro nenhum, pode aumentar a temperatura de forma exponencial. 

Por isso, a importância de persianas e cortinas, por exemplo. Existem até cortinas, chamadas de blackout, que garantem que o ambiente fique totalmente livre de qualquer entrada solar. 

Manter a limpeza do local em dia

Garantir que o ambiente esteja sempre limpo pode auxiliar que o ambiente fique mais agradável e fresco. Existem até alguns produtos que garantem um cheiro fresco para melhorar ainda mais essa sensação. 

Feche as portas dos quartos vazios para conservar energia

Se existem quartos vazios na sua casa, é importante deixá-los sempre fechados. Isso garante que o ambiente conserve energia, diminuindo a sensação de calor. 

Invista em isolamento térmico 

Isolamento térmico é a capacidade de um material reduzir a entrada ou saída de calor de um determinado ambiente para outro. 

O calor espalha de três maneiras:

  • Convecção: o calor se move através de líquidos ou gases.
  • Condução: transferência de calor através de sólidos.
  • Radiação: o calor é transferido através de espaços abertos vazios por ondas magnéticas elétricas.

Assim, um bom isolante é um mau condutor, e ambientes mal isolados podem perder até 60% do calor ou frio através de paredes e telhados. Em locais mais frios, utiliza-se o isolamento para preservar o calor dentro do espaço,  como em casas, escritórios e edifícios inteiros.

Já em locais com altas temperaturas, principalmente no verão, o isolamento térmico garante temperaturas mais amenas dentro dos locais. 

Conheça mais sobre a 3TC e confira mais conteúdos do nosso blog!

Por fim, agora que você entendeu que dá para viver sem um ar condicionado e como a importância de um isolamento térmico em casa, vou te apresentar o Isolamento 3TC.

O isolamento térmico ou a manta térmica tradicional lida apenas com a condução, o que responde por 10% da transferência de calor de um ambiente. Os outros 90% normalmente ficam sem nenhum tipo de barreira, causando o aumento de temperatura nos dias quentes, mas também a perda de temperatura em dias mais frios.

Já o 3TC Isolamento é uma solução completa em isolamento térmico que inova por lidar com as três (3) formas de transferência (T) de calor.

Essa atuação em três frentes e seu impacto na capacidade de isolamento fazem do 3TC um produto de alta performance, ideal para atender as demandas do mercado de construção civil residencial, comercial, industrial e da agropecuária.

Mas com o 3TC Isolamento o ótimo desempenho não significa aumento dos custos. A eficiência térmica que proporciona conforto tanto no calor quanto no frio pode gerar uma economia de até 35% no consumo de energia gasta por ar-condicionado ou aquecedores. Além disso, o 3TC é muito menos volumoso e pesado que isolamentos tradicionais, reduzindo assim o custo com transporte para o cliente final.

Quer saber outras maneiras de diminuir o calor, ou outros conteúdos sobre isso? Clique aqui.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *