Ar condicionado faz mal? Tire suas dúvidas e conheça opções

Ar condicionado faz mal? Tire suas dúvidas e conheça opções
calendar_month05/09/2022 view_list

Com o aumento das temperaturas em todas as regiões do país, o ar condicionado tornou- se um dos itens obrigatórios em um ambiente. Seja em casa, no escritório, em bares, o ar condicionado está realmente presente no nosso dia a dia. 

O ar condicionado pode gerar um conforto e bem-estar muito grande, mas, a pergunta que sempre nos fazemos é: o ar condicionado faz mal? Neste conteúdo vamos explicar um pouco como é o funcionamento do ar condicionado e esclarecer algumas dúvidas em relação ao ar condicionado e a nossa saúde.

Como funciona o ar condicionado? 

Você sabe como o ar condicionado consegue gelar o ambiente? 

O princípio básico de funcionamento do ar condicionado é a troca de calor entre o ar quente do ambiente e o sistema de refrigeração interno do aparelho. Dessa forma, são utilizados gases chamados de R-22 e R-44 na maioria dos casos. 

De forma mais prática, o aparelho suga o ar quente que está no ambiente que é conduzido por um evaporador e em sequência troca calor com o gás refrigerante e é devolvido ao ambiente em uma temperatura menor. Existem alguns modelos de ar condicionado no mercado. 

Modelos de ar condicionado 

Os modelos de janelas são mais compactos, ideal para lugares pequenos e tem um preço mais acessível. Alguns prédios antigos já vem com o suporte que encaixa. 

Já o modelo split é o mais moderno atualmente e o aparelho é equipado com dois equipamentos, um que vai na área externa, chamado de condensador e um que vai na área interna, o evaporador. O modelo split conta com uma função que ajuda na economia de energia, pois ajusta o funcionamento do aparelho automaticamente, de acordo com a temperatura do local, impedindo que o ambiente fique muito frio, ou muito quente. 

Existe também o modelo mais moderno que é o split inverter, que oferece ainda mais economia na hora da conta de energia. Para ambientes grandes como escritórios, shoppings entre outros existem os modelos Split Cassete, Split Piso-Teto e o Multi Split. 

Ar condicionado faz mal?

Como explicamos acima, o ar condicionado tem um funcionamento via troca de calor e frio, com isso, ele acaba retirando junto do calor, um pouco da umidade do ar, o que pode ser sim, algo prejudicial à saúde.

A umidade relativa do ar ideal para o organismo humano é de 40% a 70%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Caso ela fique muito baixa, pessoas que já têm tendência a problemas respiratórios podem sofrer ainda mais. 

Alguns sintomas de que você pode estar sentindo essa baixa umidade são: desidratação corporal, nariz com sangramento, pele e olhos irritados são algumas das reações à baixa umidade. Ocorre um ressecamento da pele e de todas as mucosas, principalmente do trato respiratório, nariz, boca, laringe e pulmão.

Outro fator que pode gerar problemas de saúde são as baixas temperaturas. Ao colocar uma temperatura muito baixa e sair para um ambiente mais quente, pode gerar o choque térmico, ocasionando  

doenças infecciosas do trato respiratório superior principalmente. Tais como resfriados comuns, gripe, sinusites, faringites, amigdalites e as laringites agudas. 

Para que o ar condicionado só ofereça o conforto que gostamos, existem alguns itens que podem ajudar e coisas que devemos evitar fazer como: 

Não limpar o filtro do aparelho

Um ar-condicionado sujo representa um verdadeiro perigo para a sua saúde. Afinal, esses aparelhos, quando não higienizados corretamente, são ambientes perfeitos para o surgimento de colônias bacterianas e fungos. 

Assim, esses microrganismos são expelidos para o ar e são grandes responsáveis pelo surgimento de diversas doenças respiratórias, como a asma e a bronquite. Essas condições, caso não sejam tratadas com cuidado, podem inclusive desencadear problemas mais sérios, como quadros de pneumonia. para saber mais sobre a limpeza do ar condicionado você pode ler este conteúdo

Colocar o aparelho em temperaturas muito baixas. 

Como citado neste conteúdo, temperaturas muito baixas podem gerar malefícios à saúde graças aos choques de temperatura. Sair de um ambiente muito frio para um ambiente muito quente pode gerar problemas como gripe, sinusites, faringites, amigdalites e as laringites agudas. 

Deixar o ambiente completamente fechado.

Após ou durante o uso do aparelho, é importante abrir portas e janelas para renovar o ar.

O que fazer para melhorar o uso do ar condicionado?

Agora, apresentaremos algumas dicas do que é importante fazer para que o uso do ar condicionado seja menos prejudicial à saúde e ofereça só a qualidade de vida. 

Mantenha-se hidratado 

Mais de 70% do corpo humano é composto de água. Ela ajuda a hidratar, a transportar os nutrientes, como oxigênio e sais minerais até as células, além de expulsar as substâncias tóxicas do corpo por meio do suor e da urina.

Deixe o aparelho em temperatura ambiente 

Nem muito frio, nem muito quente, na sala de casa, assim como no escritório, também vale o conforto. Neste caso, a temperatura indicada para refrescar o ambiente sem prejudicar a sua saúde é entre 23°C e 26°C. Mas se estiver muito calor, você pode ajustá-lo entre 20°C e 23°C.

Utilizar um umidificador de ar 

O umidificador de ar é um aparelho eletrônico que transforma água líquida em vapor de água. Seu funcionamento gera uma fina e homogênea névoa de vapor de água geladinha. 

Como o ar condicionado rouba a umidade do ar, o umidificador pode repor ela de volta no ambiente. Uma ótima alternativa para quem sofre com a baixa umidade do ar que pode ser prejudicada com o ar condicionado.  

Para saber mais sobre umidificadores de ar temos este conteúdo.

Invista em isolamento térmico 

Uma alternativa que vai auxiliar o uso do ar condicionado a longo prazo é um isolamento térmico. Afinal, sem essa solução, não há um aproveitamento completo de toda a potência do aparelho ou o efetivo controle da temperatura do ambiente.

Para entender melhor como o isolamento pode te ajudar temos este conteúdo incrível. 

Conheça o Isolamento 3TC 

Por fim, se você busca a melhor solução no isolamento da sua casa é o isolamento 3TC.

Isolamento térmico ou a manta térmica tradicional lida apenas com a condução, o que responde por 10% da transferência de calor de um ambiente. Os outros 90% normalmente ficam sem nenhum tipo de barreira, causando o aumento de temperatura nos dias quentes, mas também a perda de temperatura em dias mais frios.

Já o 3TC Isolamento é uma solução completa em isolamento térmico que inova por lidar com as três (3) formas de transferência (T) de calor (C). Essa atuação em três frentes e seu impacto na capacidade de isolamento fazem do 3TC um isolador de alta performance, ideal para atender as demandas do mercado de construção civil residencial, comercial, industrial e da agropecuária.

Quer entender um pouco mais sobre o universo do isolamento ou dicas para construção? Navegue pelo blog da 3TC!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *