Arquitetura biofílica: inclua a natureza na decoração da sua casa

Arquitetura biofílica: inclua a natureza na decoração da sua casa
calendar_month25/10/2022 view_list

Veja como é fácil inserir este tipo de projeto no seu lar!

O principal objetivo dos projetos de arquitetura biofílica é conectar nossa necessidade de bem-estar em contato com a natureza, mesmo em ambientes modernos e projetados pelo homem.

Este tipo de projeto busca promover o bem-estar, a saúde e o conforto emocional por meio da reconexão das pessoas com a natureza.

No decorrer da evolução, a interação humana com a natureza diminuiu, acelerada pela revolução industrial e tecnológica, que automatizou vários processos e nos confina cada vez mais a ambientes fechados, que com o tempo, moldou o modo de vida moderno.

Apesar de ser um movimento relativamente recente, este tipo de arquitetura vem sendo estudada há algum tempo.

O que você vai ver neste conteúdo?

Conforto

Uma das vantagens deste tipo de projeto é que ele também pode ser amplamente utilizado em ambientes internos como casas e escritórios.

Por isso, ao comprar e adquirir sua casa, uma das opções de arquitetura pode ser o biofílico.

Nossa casa é o nosso refúgio, após um longo dia de inúmeras atividades, compromissos e responsabilidades, o local mais desejado para se chegar é o nosso lar.

Tirar os sapatos, roupas, tomar banho, comer, descansar e se recompor é essencial para nossa saúde.

Por isso é importante que a decoração da casa seja um ambiente que possa trazer energia que encha uma pessoa de bem-estar, disposição, motivação, alegria e paz, mesmo que seja uma questão de descanso ou sono.

arquitetura biofila decoração interna de uma sala com mesinhas de canto e diversas plantas decorativas

Home Office

Se você é do tipo que leva trabalho para fazer em casa ou mesmo trabalha em casa, um ambiente relaxante o ajudará a minimizar o cansaço e o estresse do dia para que você possa trabalhar de forma mais produtiva.

Aplicando a biofilia no design de interiores você pode nutrir seu ambiente doméstico com todos esses atributos positivos.

Por menor que seja o espaço dos cômodos da sua casa ou apartamento, sempre há uma opção.

Elementos

Você já pensou o quanto os elementos naturais podem dar à sua casa aquela deliciosa sensação de conforto e aconchego que vem com o contato com a natureza?

Alguns elementos presentes em projetos de arquitetura biofílica são a iluminação e ventilação natural, o uso de plantas de interior, um ambiente mais silencioso ou com sons que remetem à natureza, compondo um conjunto que transmite tranquilidade.

O uso de materiais sustentáveis e mais eficientes também é sugerido neste tipo de projeto.

arquitetura biofila decoração interna de uma sala com mesinhas de canto e diversas plantas decorativas

Cores e texturas que lembram ou reproduzem padrões encontrados na natureza também podem ser utilizadas como estratégia para um projeto de design biofílico, seja em espaços residenciais ou corporativos.

Um dos exemplos de arquitetura biofílica em projetos residenciais são os jardins verticais naturais.

Normalmente já estamos acostumados a ver em outros tipos de projetos de design, que é muito é comum em apartamentos.

Eles aumentam a qualidade de vida e o bem-estar dos habitantes, pois as plantas, quando colocadas corretamente, trazem benefícios práticos, como o resfriamento natural do ambiente, sem deixar de proporcionar uma aparência agradável.

Outro item que pode ser usado para compor este tipo de arquitetura são os espelhos, pois eles ajudam a refletir a luz natural, o que é muito importante para manter o ciclo biológico atualizado.

arquitetura biofila decoração interna de uma sala com mesinhas de canto e diversas plantas decorativas

Para deixar o ambiente mais convidativo, uma dica é explorar a textura dos materiais orgânicos e suas diferentes formas, como madeira, pedras e bambu – e até cestas organizacionais ou bandejas de sisal.

Você pode aproveitar a decoração e combiná-la com tecidos orgânicos como algodão, lã e linho, perfeitos para apostas em mantas, macramê e tapetes.

O ambiente também deve estimular a visão, a audição, o olfato, o tato e o paladar de forma natural.

Conclusão

Se você pretende aplicar a biofilia em sua casa, defina quais são os sentimentos que deseja passar.

Com um propósito definido, fica mais fácil definir quais aspectos serão mais importantes.

Caso ainda tenha dúvidas sobre como inserir este tipo de projeto em sua casa, basta realizar algumas pesquisas e pedir conselhos aos especialistas.

Mas, de forma resumida, é um projeto barato e não é preciso ser um especialista para inserir a natureza dentro do seu lar.

Além disso, você pode usar fotos de outros projetos como inspiração.

Agora que você já sabe como incluir a arquitetura biofílica e quais os benefícios deste projeto ficou mais fácil deixar seu lar ainda mais confortável e aconchegante.

Agora que você já sabe como funciona a arquitetura biofílica, que tal conferir algumas outras tendências para sua casa?

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *