BBB 22 é uma casa sustentável? Entenda!

You are currently viewing BBB 22 é uma casa sustentável? Entenda!

BBB 22 é uma casa sustentável? Entenda por que a atriz Laila Zaid sacudiu as Redes Sociais ao produzir um vídeo sugerindo que a casa onde acontece o reality teria diversos mecanismos que a tornariam ecologicamente correta!

BBB 22 é uma casa sustentável? Entenda o vídeo de Laila Zaid!

Um vídeo no Instagram da atriz brasileira Laila Zaid sacudiu as Redes Sociais! Durante pouco menos de dois minutos, a atriz exibe conteúdo como se houvesse prestado consultoria para a Rede Globo. Seu suposto trabalho teria então transformado a casa mais vigiada do Brasil em um espaço completamente sustentável! Confira o vídeo:

O vídeo é, na verdade, um deboche. Laila buscou demonstrar que a emissora, apesar de ser uma das maiores do mundo e o programa, um dos maiores recordes de audiência da televisão brasileira, muito pouco se empenharam em mostrar ao Brasil a preocupação com ambientes sustentáveis.

Os internautas que acessaram o vídeo no Instagram de Laila passaram a se perguntar o que realmente seria uma casa sustentável e porque isso seria tão importante! Além da polêmica, o fato é que a cada dia mais casas ecologicamente viáveis estão sendo construídas no mundo todo, e com preocupação com isolamento térmico desde o projeto!

O que é uma casa sustentável?

O conceito de casa sustentável envolve basicamente dois fatores principais. O primeiro é a preocupação com a utilização de recursos renováveis, tanto na construção da casa quanto no dia a dia dentro da residência.

Além disso, construir uma casa sustentável envolve, como o próprio nome diz, que ela consiga produzir ao máximo o que nela é utilizado. Bons exemplos são a energia elétrica e o armazenamento de água, além de climatização sem agressão ao meio ambiente.

Pensando em preservar o planeta é que muitos engenheiros, arquitetos e construtores do mundo todo, em aliança com ambientalistas, já estão produzindo casas e até grandes edifícios considerados sustentáveis.

Confira, a seguir, os fatores citados por Laila Zaid em seu vídeo e saiba por que BBB 22 não é uma casa sustentável de verdade!

Separação do lixo

 

separação do lixo em casas sustentáveis

 

A separação do lixo em orgânico e reciclável é a base para se viver em qualquer local sem agredir a natureza. Isso porque o lixo produzido em casa pode levar séculos até de desintegrar.

Dessa forma, a separação dos reciclados é muito importante para facilitar o trabalho dos catadores e evitar a contaminação ainda maior do solo nos lixões, que no Brasil já é bastante grave.

Assim, se você não consegue separar plástico, metal, papel e vidro, separe ao menos o lixo orgânico do reciclável. A natureza já agradece muito!

Composteira

Separar o lixo reciclável já é um grande passo! No entanto, o lixo orgânico a céu aberto, como é quase regra no Brasil, é uma grande fonte de contaminação do solo e do ar. Essa contaminação ocorre, principalmente, da liberação do gás metano.

A liberação do gás acontece pela decomposição do lixo em contato com o solo.

Assim, quem deseja construir uma composteira pode fazer isso de forma bem simples. Com um simples balde é possível transformar o lixo orgânico em uma substância altamente nutriente para plantas em jardins.

O que Laila diz no vídeo “BBB 22 é uma casa sustentável” sobre composteira, na verdade, não seria nada complicado para ser instalado em uma casa com aquele porte.

Reaproveitamento de água

Reaproveitar a água que é usada nos chuveiros e para lavagem de roupas na descarga é um ótimo exemplo de residências sustentáveis. Essa medida poderia ser facilmente aplicada e tornar a casa do BBB 22 sustentável.

Além da possiblidade de criar um local para armazenamento da água para novo uso, algumas residências também utilizam água de chuva para regar plantas, lavar quintal e, também para descargas.

A reutilização da água é uma excelente medida para economizar e ainda preservar a natureza!

Cosméticos em barra

Laila Zaid no vídeo “BBB 22 é uma casa sustentável”, também cita o uso de cosméticos em barra em seu vídeo “BBB 22 é uma casa sustentável!”. Esse talvez seja um item não tão conhecido, mas os cosméticos em barra são bem menos agressivos ao meio ambiente.

Dessa forma, shampoos e condicionadores já estão sendo desenvolvidos com esse formato. As barras utilizam muito menos água para fabricação e ainda possibilitando a embalagem em material reciclado.

Se os produtos forem artesanais, é possível ainda que não utilizem ativos sintéticos, que agridem ainda mais o meio ambiente.

Escovas de dente de bambu

As escovas de dente feitas de bambu foram pensadas para evitar o descarte de plástico na natureza. Como as escovas precisam ser trocadas em poucos meses, podem ser um excelente ponto para preservação.

O bambu não é um material que foi escolhido ao acaso. Esse tipo de madeira cresce rápido e sua utilização não demanda desmatamento.

Além de todas essas vantagens, a escova de bambu não deixa acumular bactéria. Esse é um fator comum em escovas de plástico, que levam até 500 anos para serem decompostas.

Alimentos orgânicos de pequenos produtores

O consumo de alimentos orgânicos já tem seus benefícios conhecidos. Entre os principais, podemos destacar que não há uso de agrotóxicos e nem de produtos sintéticos. Com isso, o sabor dos alimentos também é preservado.

Comprar de pequenos produtores fortalece a economia local e ainda ajuda a regular os preços. Isso porque os valores costumam ser ditados por grandes produtores, que também são grandes usuários de água no país.

Kit Menstruação Lixo Zero

O kit menstruação que não produz lixo é composto de absorventes de pano e até calcinhas absorventes. As calcinhas podem ser utilizadas por mulheres que possuem fluxo menor de sangue menstrual.

Os coletores também fazer parte dessa medida e já vêm sendo usados há alguns anos. A grande vantagem do copo coletor é que ele não implica em uso de absorventes. Além disso, é reutilizável, prevenindo também processos alérgicos causados pelo absorvente plástico.

Energia solar

 

painel solar casa sustentável

 

A energia solar é uma as formas de produção de energia renováveis mais utilizadas em casas sustentáveis. Esse fato foi lembrado por Laila Zaid quando fez o vídeo: o BBB 22 é uma casa sustentável.

Os edifícios e residências que são construídos de forma sustentável são planejados com instalação de placas solares. Esse mecanismo consegue captar a maior parte possível da energia utilizada no local.

Festas com lixo zero

O lixo produzido durante as festas e para a decoração também foi objeto de crítica da atriz. Laila elencou a grande quantidade de material plástico como enfeites que é utilizada pela produção do programa.

Uma ótima saída seria a decoração com material reciclável, que pode ser facilmente encontrado nos dias de hoje!

Dica de sustentabilidade

Agora que você já acompanhou nosso conteúdo “BBB 22 é uma casa sustentável” e pretende instalar algumas dessas medidas em sua residência, confira outro fator que pode ser considerado. Trata-se do sistema de climatização de ambiente sem agressão à natureza.

Os aparelhos convencionais de ar condicionado, além de utilizar energia elétrica, ainda consomem água e podem prejudicar a umidade natural do local.

Uma excelente ideia é investir na inovadora tecnologia oferecida pela 3TC!

A 3TC se baseou no material utilizado em roupas de astronautas para produzir o melhor isolamento térmico para climatizar ambientes de forma natural. O revestimento é eficiente e não agride o meio ambiente!

Para acompanhar mais dicas sobre sustentabilidade, leia o Blog da 3TC! Leve informações sobre preservação ambiental para outras pessoas, curtindo, compartilhando e comentando nosso conteúdo nas Redes Sociais!

3TC Isolamento

Perfil corporativo da 3TC Isolamento

Deixe um comentário