Calor e home office: veja como ele impacta sua produtividade e saúde

You are currently viewing Calor e home office: veja como ele impacta sua produtividade e saúde

Calor e home office são dois fatores que podem abaixar muito sua produtividade. Veja como estabelecer medidas efetivas para amenizar os efeitos da alta temperatura!

Trabalhar de casa pode ser um diferencial em termos de conforto. Mas também é possível que se torne um transtorno sem o mínimo de organização e adequação do espaço.

Nessa organização, controlar a temperatura e a rotina parecem ser grandes desafios. Confira todas as informações sobre como o calor pode atrapalhar a vida e a produção de quem trabalha de casa e aprenda a combater esse inimigo!

Home office e calor, como lidar?

No início da quarentena prolongada a que acabamos sendo submetidos, trabalhar de casa pareceu uma boa ideia. Imaginamos trabalhar em um local confortável da casa, sem o caos do transporte público e ao lado da família.

Em pouco tempo, no entanto, alguns contratempos foram ficando claros nesse caminho de home office.

A estrutura para trabalho em casa não é a mesma de uma empresa e alguns transtornos podem derivar disso, colocando em risco a produtividade e a saúde do trabalhador.

Entre as principais questões, podemos citar a organização da rotina, do espaço e a climatização do ambiente. Isso porque calor e home office não combinam mesmo.

Veja os principais pontos que podem ser complicadores para quem trabalha de casa!

Estrutura para o trabalho

Algumas empresas cederam equipamentos para que os funcionários fizessem seu trabalho de casa, mas isso não acontece como regra. Muitas pessoas tiveram que adaptar a estrutura da casa para trabalhar.

Assim, quem trabalha diante do computador poderá ter problemas com postura caso não utilize cadeiras adequadas. Outro fator que pode ser um entrave é o uso de computadores e internet mais lentos do que os oferecidos anteriormente pela empresa.

Pensar nessa estrutura realmente é um grande desafio, mas vale o investimento para quem deseja se manter produtivo de casa. Uma ótima ideia pode ser um acordo com a empresa para emprestar equipamentos.

Organização da rotina

A casa é o lugar onde estávamos acostumados a chegar para descansar e conviver com a família. Trabalhar exclusivamente naquele espaço não estava nos planos da maioria das pessoas.

Mas como tudo o que é tecnológico, o home office parece ter vindo para ficar em diversas profissões e tipos de trabalho diferentes.

Assim, quem começou a trabalhar de forma online precisa aprender a organizar sua rotina. Uma ótima ideia é separar o local do trabalho do restante da casa e estabelecer horários para início, intervalo e final do expediente.

Caso isso não seja feito, a mistura entre trabalho e casa pode se estender a ponto de o trabalho não ter fim. Assim, o trabalhador nem produz e nem descansa.

Espaço físico

Como dissemos, é importante ter um local separado para exercer o home office. Esse lugar pode ser um cômodo separado, mas um canto confortável também serve.

Adequar uma parte da sala ou de um quarto vago pode ser uma excelente ideia para estabelecer home office. Uma boa dica é não fazer isso no quarto de dormir.

Trabalhar no mesmo quarto onde se dorme costuma dificultar a separação entre trabalho e rotina de casa, além de provocar sintomas de depressão em algumas pessoas.

O ideal é trabalhar em local com luz natural e adequar a temperatura para que o espaço não fique muito quente ou frio.

Para que isso ocorra, a climatização do ambiente pode ser uma excelente ideia.

Prejuízos do calor e home office ao trabalhador

Embora na prática seja perceptível que o calor dificulta muito os índices de produtividade, quando trabalhamos de casa esse cenário pode se agravar.

Em meses em que a temperatura média sobe muito, a sensação de moleza, quedas de pressão, sudorese e dificuldades de concentração afetam muito o trabalhador em qualquer setor.

As empresas já vem investindo em ambientes climatizados para manter a produtividade e garantir o conforto. Esta é uma estratégia benéfica tanto para trabalhadores quanto para clientes.

Mas quem começou a trabalhar de casa precisa considerar também a temperatura como um potente fator de queda de produtividade.

Veja, a seguir, quais as medidas possíveis para agir contra o calor e o home office!

Como reduzir o impacto do calor sobre a produtividade?

Quem já se deu conta de que está produzindo menos no home office precisa tomar algumas medidas. Se a temperatura está atrapalhando seu trabalho, veja o que é possível fazer para diminuir o calor no home office!

Use iluminação fria

As lâmpadas incandescentes aquecem mais ainda o lugar. Uma ótima medida é usar somente lâmpadas de led no local do home office.

Outra questão importante é buscar trabalhar em ambientes ventilados e que recebam luz natural. Além de economizar energia e não esquentar o ambiente, ainda é uma medida que reduz o estresse no trabalho.

Coloque plantas em seu escritório home office

As plantas conseguem manter a temperatura bem mais amena, mesmo no ambiente de casa. Experimente colocar vasos com plantas perto de onde você trabalha!

Essa é uma medida que também auxilia na redução dos níveis de estresse, assim como trabalhar usando luz solar.

Não deixe de escolher vasos bonitos e plantas que combinem com sua nova estrutura de trabalho!

Climatize o ambiente

Quando estamos falando em climatização de ambiente, certamente abordamos a medida mais efetiva para atenuar os problemas ligados ao calor e home office.

A climatização pode ser feita através de um conjunto de medidas como as que citamos. Também é possível climatizar o ambiente através da utilização de materiais que oferecem isolamento térmico.

Se até pouco tempo apenas ventiladores e aparelhos de ar-condicionados eram opções, essa realidade mudou.

A possibilidade de climatizar o ambiente com alta tecnologia e ótimo custo-benefício pode estar no 3TC Isolamento. Confira o 3TC, uma ótima alternativa para o calor e home office!

O que é o 3TC?

O 3TC é uma tecnologia inovadora de isolamento térmico e acústico, que controla as três formas de transferência de calor (condução, convecção e radiação), proporcionando conforto térmico e acústico.

Dessa forma, as paredes e até o teto do ambiente de home office podem ser revestidos com o 3TC e o local será climatizado de acordo com as necessidades do trabalhador.

Se você deseja combater de forma eficiente e com ótimo custo benefício os males do calor no home office, não deixe de conferir o 3TC, a medida mais efetiva para obter conforto térmico no seu home office!

Deixe um comentário