Casa container: preço e a importância da manta térmica

Casa container: preço e a importância da manta térmica
calendar_month31/08/2022 view_list

Você já deve ter visto casas, escritórios ou lojas feitas de container. Isso porque, essa tendência de construção civil em container está cada dia mais no dia a dia. Sendo uma obra limpa, rápida e reutilizar materiais, a casa container é considerada sustentável. Saiba o preço e mais sobre casa container.

Esse material pode aguentar mais de 20 toneladas, podendo ser empilhado e utilizado para modelos de construções de vários andares. 

Para ser usado na obra, ele precisa de alguns ajustes como restauração, pintura, entre outros. Existem no mercado vários tipos de container e isso deverá ser pesquisado e pensado desde o desenho da obra. 

Mas, existem alguns ítens básicos que precisam ser pensados para conforto neste ambiente, afinal, será feita para pessoas utilizarem. Você já sabe o que é uma casa container? Tem alguma dúvida de quanto gastaria para fazer uma? 

Neste conteúdo vamos contar um pouco sobre essa novidade da construção civil que veio para ficar. 

O que é casa container

O termo contêiner ou contentor é um equipamento utilizado para transportar carga. Um contentor ou conteiner é uma grande caixa de metal ou madeira, geralmente de grandes dimensões, destinado ao acondicionamento e transporte de carga.

Porém, com o passar dos anos este modelo de construção começou a ser olhado com outros olhos pelas construção civil e viu-se que com alguns ajustes, podiam ficar pessoas dentro de container. Com isso, foram surgindo lojas, escritórios e até casas para morar com esse conceito. Afinal, para a construção de uma casa em container você acaba economizando, sendo mais rápido e sustentável. 

Como construir uma casa container

Para quem procura uma obra barata, sustentável e muito rápida, essa é uma obra com o uso de container. 

Se você quer começar a construir uma casa de container, a primeira coisa a se fazer é pensar no projeto desta casa. Depois, é necessário pesquisar e comprar o container e pagar o frete para trazer até o terreno adquirido. Para receber esse container no terreno e deixar ele fixo é necessário fazer as sapatas.  

Outro detalhe importante é comprar as portas e janelas para esse container virar uma casa. 

É necessário analisar toda a parte elétrica para que seu container fique iluminado, aconchegante e que seja funcional. O isolamento térmico  – para que uma obra em container funcione, um dos principais ítens é o isolamento. Com ele é possível ter conforto térmico e sonoro pois o tipo de material do container é um dos que mais absorvem o calor, deixando o container extremamente quente, por isso, esta etapa é importantíssima. 

Pensando neste conforto também, é necessário pensar em refrigeradores de ar, para deixar o ambiente mais agradável climaticamente. Para saber os benefícios de um ambiente climatizado temos um conteúdo sobre isso : Ambiente climatizado: saiba os benefícios e motivos para investir

Onde for colocar ambientes molhados como banheiro, é necessário investir na impermeabilização. É necessário pensar na fossa da casa também.

Agora, para finalizar, a pintura do container é importante para deixar ele do jeito que sempre sonhou.  

Tipos de container 

Depois de saber o que é uma casa de container e entender mais ou menos como funciona a construção, vamos conhecer os dois tipos de container para construir que temos no mercado!

Reefer

O container Reefer, mas conhecido como modelo refrigerador, já vem em sua estrutura uma unidade de refrigeração completa. Porém, é importante frisar que este material é feito para transporte de alimentos a priori, então é necessário verificar com o fabricante como seria feito o uso para uma casa. 

Dry 

Considerado o modelo mais básico, o Dry não vem com nenhuma estrutura para deixar um container ser uma casa, por isso, é preciso investir em isolamento e refrigeração. 

CONTAINER 20 PÉS:

Comprimento: 5.910 mm

Largura: 2.340 mm

Altura: 2.388 mm

Pesos:

Peso máximo: 24.000 Kg

Tara do container: 2.080 Kg

Carga: 21.920 Kg

CONTAINER 40 PÉS:

Comprimento: 12.044 mm

Largura: 2.342 mm

Altura: 2.380 mm

Peso:

Peso máximo: 30.480 Kg

Tara do container: 3.550 Kg

Carga: 26.930 Kg

Qual o preço de uma casa container? 

Para montar uma casa em um container, você precisa analisar que o preço e a economia em si será no tempo de subir a estrutura, porque ela já vem pronta, e por ser uma obra mais limpa, prática e barata. O grande investimento será no modelo que você escolher de container, porém os investimentos em portas, elétrica e acabamento que você iria gastar em obra convencional, também gastará nessa obra. 

Os valores aproximados que podemos levantar para  um container de 20 pés (6 m) completo, com todos os acabamentos é R$46.000,00 e o valor para o container de 40 pés (12m) completo é R$84.000,00.

No entanto, o preço da casa container vai variar de acordo com a região do país que você mora, a economia atual, o preço dos materiais utilizados e muitos outros fatores. 

Importância da manta térmica 

O principal para ter mais conforto térmico na hora de morar em uma casa container é realizar um preparo prévio com uma manta térmica. Isso faz toda a diferença, afinal, os containers na maioria das vezes são produzidos de em aço ou metal, tornando-se um forte condutor de calor. Com isso, a manta térmica proporciona um conforto térmico mais adequado para a casa container. 

Conheça a manta térmica 3TC

Agora, qual manta térmica escolher? Primeiro é preciso entender que 

isolamento térmico ou a manta térmica tradicional lida apenas com a condução, o que responde por 10% da transferência de calor de um ambiente. Os outros 90% normalmente ficam sem nenhum tipo de barreira, causando o aumento de temperatura nos dias quentes, mas também a perda de temperatura em dias mais frios.

Já o 3TC Isolamento é uma solução completa em isolamento térmico que inova por lidar com as três (3) formas de transferência (T) de calor (C).

Ele utiliza a eficiência do poliestireno expandido (EPS), material mundialmente difundido no isolamento de construções, para atuar contra a condução térmica. Também possui duas lâminas de um polímero refletivo que barra 97% dos raios infravermelhos, atuando contra a radiação térmica.

A eficiência térmica que proporciona conforto tanto no calor quanto no frio pode gerar uma economia de até 35% no consumo de energia gasta por ar-condicionado ou aquecedores. Além disso, o 3TC é muito menos volumoso e pesado que isolamentos tradicionais, reduzindo assim o custo com transporte para o cliente final.

Se quiser entender um pouco mais sobre a importância da manta térmica ou até dicas sobre engenharia e arquitetura, tem vários conteúdos exclusivos para você. 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *