Case 3TC Isolamento – Mondelēz International

You are currently viewing Case 3TC Isolamento – Mondelēz International

Análise de Resultado – Instalação do Isolamento Térmico 3TC

A 3TC é uma empresa que tem compromisso com o resultado, e por isso, seguimos uma metodologia indicada por órgãos reguladores competentes para cálculo de eficiência energética, bem como alguns métodos desenvolvidos por nossos engenheiros e também de acordo com as normas técnicas de cada especificidade: térmica, ergonomia, etc. Nossa metodologia consiste em 3 etapas para análise de cada projeto:

Etapa 1: Análise Primária

Nesta etapa, a equipe técnica da 3TC Isolamento faz uma análise detalhada da estrutura de engenharia do local de instalação, bem como as potenciais dificuldades de instalação. Para medir a temperatura do teto, paredes e chão, utilizamos termômetros e câmera térmica, ambos com alta precisão. Para avaliar o conforto térmico e ergonomia, seguimos a NR-15, utilizando aparelhos de medição de acordo com a norma técnica. Para avaliar acusticamente utiliza-se de decibelímetros e calibrador acústico.

Etapa 2: Avaliação de Resultados

Após realizada a instalação do 3TC Isolamento, avaliamos a diferença entre o antes e o depois tanto na análise térmica, bem como a avaliação de ergonomia, conforto térmico e acústico. Os dados são planilhados, lançados no sistema, e feita uma análise por profissionais diferentes, para que o resultado seja o mais preciso possível. Dessa forma, a emissão dos laudos é feita com precisão, dados preciso e reais, informações corroboradas pela literatura.

Etapa 3: Emissão de Laudo Técnico

Depois de analisar, instalar e averiguar os resultados reais do antes e depois, chega a hora de apresentar para o cliente, com dados bem corroborados, o impacto da instalação do 3TC Isolamento. O laudo completo da 3TC inclui características térmicas de acordo com as normas cabíveis e específicas para as peculiaridades de cada projeto. Trabalhamos também com a emissão de laudos ou certificados ambientais e de segurança do trabalho, e outros documentos técnicos sob demanda.

Case Mondelēz – Sobre a empresa

Com mais de 20 anos de atuação no mercado, a empresa TPC é um dos principais Operadores Logísticos do Brasil, presente em 24 estados do país e com 4700 colaboradores. A empresa gerencia 105 operações que contam com 850.000 m² de área de armazenagem.

Neste projeto, realizamos a instalação do sistema de isolamento térmico 3TC em uma das operações gerenciadas pela empresa TPC, no centro de distribuição da empresa Mondelēz International, em Louveira, SP.

A Mondelez International hoje está presente em mais de 150 países. A operação do Brasil é a 4ª maior da companhia no mundo e a maior fábrica de chocolates da empresa, localizada em Curitiba, PR. A produção brasileira é responsável por entregar os snacks mais amados como Lacta, Bis, Trident, Halls, Club Social, Oreo, Tang, entre tantas outras delícias.

Análise:

Esta é uma descrição da análise técnica referente à instalação e ao fornecimento da tecnologia 3TC Isolamento para o centro de distribuição da Mondelēz localizado em Louveira (SP). A cidade de Louveira está situada na aglomeração urbana de Jundiaí, SP.

De acordo com os dados do site, Weather channel a temperatura ao longo do mês de Fevereiro de 2021 teve uma máxima de 32ºC e uma mínima de 17ºC, mantendo uma média de 30ºC durante o dia.

O gráfico acima demonstra a necessidade da utilização de sistemas de isolamento térmico nas estruturas de construção para manter o ambiente climatizado em temperaturas amenas e de acordo com todas as normas vigentes. O centro de distribuição da empresa Mondelēz International armazena e distribui produtos alimentícios que necessitam de um ambiente em que a temperatura fique entre 14ºC e 22ºC.

Sendo assim, estas condições climáticas fizeram com que a empresa TPC decidisse por utilizar a tecnologia 3TC para reduzir os impactos negativos do calor no ambiente proporcionando assim melhor climatização para o estoque de produtos e adequar a estrutura existente para otimizar a logística de operações. Antes da instalação do sistema 3TC a estrutura local apresentava altas temperaturas devido a média de temperatura da região que resulta em grande fluxo de transferência de calor da cobertura para o ambiente interno.

Análise técnica:

A instalação do sistema de isolamento 3TC foi realizada abaixo da cobertura em uma área de 8.000 m2 no galpão industrial situado no complexo logístico GLP, em Louveira, SP. Para entendermos o funcionamento do sistema de isolamento 3TC devemos analisar como a transmissão de calor ocorre em coberturas. A transmissão de calor ocorre por 3 formas de transferência, condução, convecção e radiação.

 

Condução – Transferência de calor por meio do contato de materiais que conduzem calor. Há materiais que oferecem maior condutividade (como por exemplo, metais), e outros com menor condutividade (algumas cerâmicas, poliestireno expandido, fibra de vidro, etc).

 

 

Convecção – Transferência de calor por meio do movimento do ar e fluidos que levam calor à medida que se movimentam. A convecção pode ser natural (ar quente tende a subir, ar frio a descer, por exemplo), ou forçada (mediante aparelhos de climatização, ventiladores, etc).

 

 

Radiação (irradiação) ‐ transferência de calor por meio do transporte de calor por radiação eletromagnética. Esta é a forma pela qual o calor do sol chega até nós. Aproximadamente 93% do calor que chega no telhado vêm por meio da transferência de calor via irradiação solar. Com isso, o sol aquece o telhado e o telhado quente passa a transmitir grande parte desse calor para o ambiente interno por meio da radiação.

 

O sistema 3TC Isolamento é a única tecnologia no mercado que trabalha com o controle destas 3 formas de transferência de calor. Esta característica resulta em um desempenho térmico superior a outros isolantes disponíveis no mercado, como a tinta refletiva, a lã de vidro, e o poliuretano.  A versatilidade e eficiência da tecnologia 3TC possibilitam a instalação abaixo da estrutura de telhado sem utilização de estruturas auxiliares ou rebaixamento de teto pois as próprias terças da estrutura podem ser usadas para fixar as placas/rolos. Os materiais que compõe a tecnologia 3TC são leves e desta forma não exigem reforço estrutural para que possa ser instalado. Além disso, a ficha técnica do produto está em conformidade com todas as normas de segurança, do corpo de bombeiros, e foi certificado pelo laboratório IPT como material que não propaga chamas (classe II-A-d0).

Características Estruturais:

A cobertura da área de instalação era composta por telhas metálicas que transmitiam calor excessivo para o ambiente interno. As telhas metálicas costumam chegar em temperaturas acima de 65 graus ao ser expostas ao sol constante, tendo um ganho e perda de temperatura rápido, principalmente para a parte interna da construção, potencializando a transferência de calor, primariamente por meio da radiação. O sistema de telha utilizada para esta estrutura foi o roll-on. Neste modelo, as telhas contínuas fazem a integração entre a estrutura e o telhado.

O isolamento térmico escolhido durante a montagem da cobertura foi o sistema com isolamento fibroso. A aplicação de um material fibroso na cobertura resultou em algumas patologias devido aos impactos da umidade no material isolante que gerou perda de eficiência térmica e desprendimento do material em algumas partes. Sendo assim, o isolamento térmico existente no local não proporcionava a eficiência térmica desejada e estava inadequado para as operações do local.

A foto abaixo ilustra a patologia apresentada pelo material de isolamento fibroso presente na estrutura de cobertura. A solução técnica pela tecnologia 3TC Isolamento foi a melhor alternativa em contraste com outros tipos de isolamento tais como os fibrosos devido a resistência a umidade e à espumas devido ao peso estrutural. Sendo assim, o sistema 3TC foi a melhor solução técnica devido ao controle das 3 formas de transferência de calor, controle da umidade e leveza do material que resultou em excelente custo-benefício em comparação com outros sistemas disponíveis no mercado.

O ambiente interno do centro de distribuição contava com aparelhos de climatização provisórios que foram instalados para manter o ambiente refrigerado enquanto o sistema 3TC Isolamento estava sendo instalado.  Portanto, a estrutura dos equipamentos e dutos de refrigeração assim como a estrutura metálica e as prateleiras de estoque presentes apresentavam um grande desafio para a instalação. Estes obstáculos tiveram que ser superados pela equipe de instalação que contou com a versatilidade do produto para obter o melhor desempenho térmico possível.

Para realizar a obra na estrutura existente no centro de distribuição foi utilizado o método de instalação de placas de acordo com o manual de instalação da 3TC Isolamento.  Para realizar a fixação do sistema de isolamento a equipe de instalação utilizou parafusos autobrocantes para fixação nas terças de metal para instalação do sistema de isolamento. Este método possibilitou que a própria estrutura do galpão fosse utilizada para fixação, realizando a instalação acima do sistema de prevenção de incêndio evitando assim elevados custos com a remoção do sistema ou rebaixamento do teto.

Instalação:

A aplicação da tecnologia 3TC foi realizada de acordo com o manual de instalação da empresa fixando o produto com estruturas auxiliares nas terças.  A tecnologia 3TC tem como finalidade atuar como isolamento térmico. Questões relacionadas ao acabamento e aparência do produto estão sujeitas a variações devido as características do polímero Mylar que compõe ambas as faces do produto. A coloração prata do Mylar está relacionada ao processo eletrodeposição em que a superfície do substrato plástico aumenta pela criação de micro-poros.

 

O sistema 3TC Isolamento não tem a finalidade de servir como forro com acabamento estético tendo como principal função o sistema de controle de temperatura. Todavia, a 3TC Isolamento pode fabricar o produto com a face inferior branca para finalidade estética a pedido do cliente sem alteração na capacidade térmica do sistema. Portanto, nesta obra a empresa TPC optou pela utilização do produto com a face inferior branca por questões estéticas.

Medições

A equipe da 3TC realizou aferições de temperaturas de superfície, de conforto térmico, e ergonomia durante a execução da obra.  Com os instrumentos de medição, a equipe da 3TC realizou as diversas medições de temperatura em diferentes pontos no local. Desta forma, a sensação de maior conforto térmico após a aplicação do sistema de isolamento que foi relatada pelos colaboradores pode ser confirmada com a diferença térmica entre o antes e o depois da instalação.

Para mensurar a diferença de temperatura e o desempenho térmico do sistema 3TC utilizamos dois parâmetros para balizar nossos resultados:

  • Diferença de temperatura com o 3TC e sem o 3TC
  • Aferição de índice de radiação térmica
  • Comparativo de termômetro antes e depois da instalação

 

O ambiente interno do centro de distribuição dispunha de um sistema de climatização provisório para manter a temperatura interna adequada para o recebimento e armazenamento de materiais. Contudo, a transferência de calo proveniente da cobertur