Não dá para negar que houve um crescimento considerável no número de academias, e também nas modalidades de exercícios oferecidos nesses lugares. Como as pessoas estão mais conscientes sobre o sedentarismo e a necessidade de ser exercitar, é necessário que o local esteja preparado para receber os clientes, e uma das formas de se preparar é realizando a climatização da academia.

Além de se preocupar com a qualidade dos equipamentos e na qualificação dos profissionais, uma academia também deve ser um local confortável e agradável para que motive ainda mais as pessoas que estão ali se exercitando. A climatização impacta diretamente nessa questão de conforto no ambiente, e pode ter certeza que faz uma grande diferença em um mercado tão competitivo.

Se você não sabe como funciona essa climatização da academia, continue por aqui e veja um pouco mais sobre a importância do conforto térmico nesse local e quais são as vantagens que isso traz. Além de aprender também como é feito o isolamento térmico e quais equipamentos favorecem para a climatização. Vamos lá?

Por que é importante ter conforto térmico na academia?

Quando uma academia está climatizada entre 22 e 25 °C, que é considerada a temperatura ambiente, é possível perceber um desgaste menor do corpo dos clientes. Isso se deve ao fato de que, em lugares muito quentes e sem nenhuma ventilação, as pessoas cansam mais rápido e acabam não queimando a quantidade de calorias necessária no exercício.

E ao cansar mais rápido, muitas vezes os músculos não se exercitam no tempo previsto. Ou seja, o calor atrapalha bastante na prática de atividades em uma academia, desregulando o organismo dos alunos, o que impacta no desempenho deles e pode até provocar mal-estar nas pessoas.

O excesso calor também atrapalha bastante a nossa respiração, deixando-a bem difícil, impactando na recuperação dos alunos após as séries de exercícios. Por isso, é muito importante que os donos das academias pensem em um projeto de climatização, mantendo a temperatura amena para contribuir no desempenho dos clientes.

Quais os benefícios da climatização de academia?

Maior bem-estar para os alunos

Quando o usuário está em um ambiente climatizado, ele se sente mais confortável para a realização da sua série de exercícios, de um modo geral, isso vai impactar bastante em seu desempenho e resultará em melhores resultados. Isso porque, o bem-estar da pessoa interfere bastante no conforto físico.

Melhor aproveitamento dos exercícios

O aluno da academia também vai obter um maior aproveitamento dos exercícios, uma vez que ele não cansará com facilidade e conseguirá fazer toda a sua série conforme foi determinado pelo professor ou personal trainer.

Maior resistência física de menor desgaste

Quando uma pessoa se exercita em um local muito quente, ela acaba perdendo a resistência física muito mais rápido, promovendo um desgaste maior. Os músculos não conseguem se exercitar no tempo necessário, e isso não é benéfico para ninguém. Agora, em um ambiente climatizado, o aluno consegue aumentar sua resistência física, e diminuir os desgastes causados pelo exercício.

Ambiente adequado para os profissionais

O ambiente climatizado também se torna adequado para os profissionais desempenharem suas funções com os alunos. Porque, passar o dia trabalhando em um local muito quente também trará desgaste físico para eles.

Limpeza do ar

Existem sistemas bem modernos de climatização do ambiente que são bastante eficazes no combate de fungos e micro-organismos que fazem mal à saúde, visto que muitos deles se proliferam em locais muito quentes.

Então um ambiente climatizado terá um ar mais puro e limpo, reduzindo os sintomas de coceiras, espirros, irritação e desconforto dos usuários. Esse tipo de coisa acaba atrapalhando os treinos e compromete a saúde da pessoa.

Como fazer essa climatização em academias?

Um projeto para climatização de academia não é muito complicado de ser feito, mas é importante você pesquisar bastante para utilizar os materiais mais adequados e de qualidade, que serão garantia do combate ao calor dentro do local.

Equipamentos de climatização

Você pode também utilizar equipamentos para climatização, que ajudam a manter uma temperatura agradável dentro do ambiente, como ar-condicionado, ventiladores, cortinas de ar, umidificadores, dentre outros.

Porém, é necessário sempre verificar a manutenção desses equipamentos, para não ter problemas de desempenho e atrapalhar na climatização da academia.

Isolamento térmico

O isolamento térmico é um tipo de alternativa que visa impedir a transferência de calor de um lugar para o outro, para que não aconteça alteração na temperatura daquele local. É muito comum ver esse tipo de isolamento em construções com paredes de dry-wall, visto que esse tipo de material não age na transferência de calor como as de alvenaria tradicionais.

Porém, o isolamento também pode ser feito em academias, com a finalidade de manter uma temperatura agradável dentro do local. Porém, o isolamento térmico tradicional lida apenas com uma forma de transferência de calor, que é a condução, feita por meio de materiais ou fluidos.

Isso acaba não sendo suficiente, pois o calor pode ser transmitido por mais duas formas, a convecção, por gases, vapores e infiltração do ar, e também a radiação, que vem de raios infravermelhos. E as duas juntas são responsáveis por 90% da transferência de calor, e a condução é apenas 10%.

Foi pensando nisso, que nossa empresa criou a 3TC que é uma solução de isolamento térmico que lida com as 3 formas de Transferência de Calor. O material é composto por poliestireno expandido, que pode ser amplamente aplicado em academias.

Para a instalação desse material 3TC, você pode adquirir o formato em manta térmica, placas ou rolos, uma vez que é muito versátil. Ele será usado para cobrir a área interna da academia, com a finalidade de impedir que fatores externos alterem a temperatura do local. Você pode aplicar nas paredes, como um revestimento e até mesmo no teto como um forro térmico.

Por fim, vale ressaltar que o 3TC tem um excelente custo-benefício, o que quer dizer que o seu bom desempenho não significa um valor elevado para instalação e manutenção. Ele proporciona uma alta eficiência térmica e traz conforto tanto no calor quanto no frio, gerando uma economia de até 35% no consumo de energia como outros equipamentos.

O que achou desse conteúdo? Gostou de entender um pouco mais sobre a importância da climatização de academia? Se quiser conhecer mais sobre nosso produto, entre em contato com a nossa empresa e invista em um bom isolamento térmico!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *