Climatização e refrigeração: quais são as diferenças?

Climatização e refrigeração: quais são as diferenças?
calendar_month08/02/2023 view_list

Um dos fatores extremamente importantes na hora de uma construção, com certeza é como conservar a temperatura do ambiente ou como ter um ambiente com equilíbrio térmico, ou até como deixar um ambiente refrigerado. Mas você sabe as diferenças entre climatização e refrigeração?

Neste conteúdo vamos explicar um pouco sobre o que difere climatização e refrigeração e importâncias de ambas em uma construção. 

Acompanhe!

O que é climatização?

Climatização e refrigeração

Esse é um conceito relativamente simples e se refere ao conjunto de ações tomadas em um projeto para deixá-lo muito mais confortável termicamente para os usuários. 

Nesse sentido, a temperatura interna não deve desencadear reações fisiológicas incômodas no nosso corpo para a mitigação das sensações de calor e frio, como o suor, os calafrios, entre outros.

Portanto, o principal objetivo é manter uma temperatura estável na construção, mesmo que as condições climáticas externas estejam desfavoráveis. As normas de ergonomia da ISO 9241 fornecem um bom parâmetro para um ambiente confortável:

  • 20º a 24º celsius no verão;
  • 23º a 26º celsius no inverno;

Outro detalhe é a umidade relativa do ar, que deve permanecer entre 40% e 80%. Para isso, pode-se utilizar várias estratégias a fim de controlar os diferentes aspectos que influenciam a sensação térmica.

Quais os tipos de climatização?

Sempre realiza-se a climatização através de um aparelho que condiciona o ar, ou seja, normalmente por eletrônicos. 

Ar condicionado

O princípio de funcionamento dos ar condicionados, nada mais é do que a troca de temperatura do ambiente, através da passagem de ar pela serpentina do evaporador que por contato sofre queda ou aumento de temperatura, dependendo do ciclo utilizado, baixando a umidade relativa do ar.

Quando alcançado a temperatura desejada se faz uma leitura através de um sensor (termostato) localizado no evaporador, que este, por sua vez, desliga o compressor, fazendo com que o equipamento mantenha a temperatura. Variações na temperatura estipulada aciona-se novamente o compressor que é responsável pela circulação do gás refrigerante dentro do sistema.

Climatizador evaporativo

O Climatizador Evaporativo funciona com base em um processo natural. Ele força o contato entre o ar quente e seco e a água fria, que evapora, e espalha esse ar umidificado pelo ambiente. O resultado é um local fresco, com maior umidade relativa e muito conforto térmico.

A diferença entre o climatizador evaporativo e o ar condicionado é que o ar-condicionado é utilizado para deixar o local mais frio, e o seu processo é parecido com o de uma geladeira. Ele trabalha com a compressão do gás refrigerante para que o ar saia frio.

Enquanto isso, usa-se o climatizador evaporativo para reduzir a temperatura do ambiente. Porém, ele não tem como função refrigerar. Na verdade, ele usa uma bomba de água e um ventilador para que o ambiente fique mais úmido e, com isso, a temperatura diminua em até -60°C.

Ventilação

Os ventiladores são aparelhos que, dependendo do modelo, podem reduzir a temperatura do ambiente em até 3ºC. Normalmente, eles são opções um pouco mais baratas e contam com uma enorme variedade de tamanhos e formatos. Considera-se isso um diferencial, pois existem alguns que nem precisam de instalação na parede, ou seja, instala-se sem furar paredes ou precisar de mão de obra. 

Microaspersão

A microaspersão se baseia em um processo de produção de micropartículas de água, que são aspergidas no ambiente em alta pressão. Como consequência, essas gotículas de água evaporam quase instantaneamente, diminuindo a temperatura local e ajudando a controlar a umidade relativa. Dando a sensação de um ambiente mais fresco e úmido. 

O que é refrigeração?

Sistema de refrigeracao industrial o que e tipos

A refrigeração industrial e a refrigeração de ar são baseadas no mesmo mecanismo: um fluido, geralmente água ou ar, refrigerado por evaporação de outro fluido, denominado refrigerante. O circuito refrigerante, composto por compressor, evaporador, condensador e dispositivo de expansão, é uma parte integral de ambos os sistemas.

Porém, existem diferenças substanciais entre os sistemas de refrigeração e de refrigeração de ar como, por exemplo, os componentes, métodos de projeto, estruturas comerciais ou industriais onde são instalados e seu funcionamento, justificando a existência de dois setores de mercado distintos.

A refrigeração é o processo que envolve, de forma geral, a redução da temperatura de fluidos ou corpos. É especificamente utilizada para armazenamento temporário ou bens perecíveis, em temperaturas até -60 °C.

Quais os tipos de refrigeração?

Sabendo como funciona e o que significa a refrigeração, precisamos entender o que o mercado tem para nos auxiliar na refrigeração e armazenamento do que precisamos.  

Evaporação natural

Esse método de resfriamento pela retirada de calor se chama evaporação natural. Pode ser feito de duas maneiras: atingindo o objeto com vento seco ou reduzindo a sua pressão. Nas duas circunstâncias, a transição entre os estados líquido e gasoso acontece por causa da troca de calor.

O aparelho funciona da seguinte forma: o vapor frio sai por um tubo capilar, que cria uma resistência à circulação do fluido refrigerante e resfria o interior do ambiente.

Geralmente instalam-se em equipamento para refrigeração de confeitos como bolos e doces por não terem muito poder de resfriamento. Com isso, são equipamentos mais acessíveis. 

Refrigeração por gelo

Hoje no mercado, já existem equipamentos com um compartimento para o uso de gelo, que são acionados para auxiliar a refrigeração de um ambiente através do gelo, potencializando por exemplo, um ar condicionado tradicional. 

Expansão rápida do ar

A refrigeração industrial que usa a rápida expansão do ar é uma forma bastante simples de alcançar menores temperaturas. Ele usa o conceito da física sobre gases, que explica que quando um elemento gasoso é comprimido sua temperatura aumenta .

Sistemas de compressão

O sistema de compressão de refrigeração industrial também usa a absorção de calor na mudança de estado físico para atingir temperaturas menores. Nessa situação, trata-se da mudança do líquido para o gasoso e nesse processo, usa-se um fluido refrigerante com pontos de ebulição menores que zero .

Qual é a diferença entre climatização e refrigeração?

Com as explicações e usos na prática, deu para entender um pouco das diferenças de climatização e refrigeração. 

  • Climatização tem como objetivo, deixar o ambiente em equilíbrio térmico – O equilíbrio térmico consiste na condição em que todos os corpos próximos tenham a mesma temperatura. Basicamente, esse sistema determina que as temperaturas finais de cada corpo devem ser iguais.
  • Já a refrigeração tem como objetivo conservar alimentos e produtos refrigerados.

Conheça mais sobre a 3TC e confira mais conteúdos do nosso blog! 

Para climatização e refrigeração, uma manta térmica de qualidade garante ainda mais controle da temperatura do ambiente. O isolamento térmico ou a manta térmica tradicional lidam apenas com a condução, o que responde por 10% da transferência de calor de um ambiente. 

Os outros 90% normalmente ficam sem nenhum tipo de barreira, causando o aumento de temperatura nos dias quentes. Além disso, podem causar a perda de temperatura em dias mais frios.

Já o 3TC Isolamento é uma solução completa em isolamento térmico que inova por lidar com as três (3) formas de transferência (T) de calor.

Para entender melhor como a 3TC é a melhor solução para sua construção, confira outros conteúdos e entenda melhor como nossa tecnologia funciona. 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *