Climatização para o agronegócio: veja a importância

You are currently viewing Climatização para o agronegócio: veja a importância

A importância da climatização para o agronegócio, no que diz respeito ao planejamento e ao emprego de um sistema térmico com seus equipamentos e acessórios, são demandas importantíssimas para o bom funcionamento do agronegócio. Sempre é bom prevenir qualquer descontrole que comprometa a perda de produção, para evitar prejuízos.

Neste artigo veremos como controlar a climatização para o agronegócio no sentido de aumentar a vida útil de todos os produtos, mantendo sua qualidade, seja no cuidado animal, na germinação de sementes e até na infraestrutura. Confira!

Climatização para o agronegócio
Foto: Reprodução Orix

O processo de crescimento e seus riscos

Sabemos que o Brasil investe nos processos sustentáveis, mas ainda está longe de ser o ideal, mesmo com a existência de um Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação à Mudança do Clima para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (o chamado “Plano ABC”), que está vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Ele, praticamente incentiva o uso de tecnologias mais sustentáveis, como recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura e pecuária, uso de sistemas agroflorestais, mas também outras políticas tão importantes como a biossegurança, que diz respeito às condições de armazenamento eficiente.

De acordo ainda com a EMBRAPA, os setores do agronegócio, no que diz respeito à tecnologia de inovação, no sentido de gerar garantias por parte dos produtores rurais, nos investimentos na infraestrutura, são considerados de prioridade máxima.

Tudo isso porque o agronegócio, principalmente a agropecuária, é um dos únicos setores que mais cresceu no PIB do ano passado, em plena pandemia.

Climatização para o agronegócio e sua importância

Primeiramente, um dos aspectos que a climatização para o agronegócio traz de mais significativo é a segurança alimentar e para o consumo final. Assim, o agricultor deve garantir que o bom condicionamento de alimentos e o cuidado com os animais sejam sempre priorizados para minimizar os riscos.

Segundo a Abrava, As edificações precisam manter desde a origem os produtos de forma adequada com sua temperatura ideal, circulação, controle do ar, o nível de umidade, além da proteção contra agentes externos.

>>> Veja também: Afinal, o que é e qual a importância do conforto térmico de animais?

Por exemplo, produtos de origem animal são normalmente considerados de alto risco, mas produtos secos como arroz e leguminosas ou vegetais também podem conter bactérias que podem se desenvolver se o alimento estiver com um controle térmico inadequado.

Efeitos da variabilidade e mudança climática na produção agrícola

Como sabemos, a agricultura é o pilar da economia mundial, contribuindo para a segurança alimentar e o emprego de milhões de famílias rurais. A variabilidade e as mudanças climáticas têm afetado negativamente este setor e espera-se que a situação piore no futuro.

climatização para o agronegócio

Segundo especialistas, estima-se que o efeito da variabilidade e mudança climática na receita de todas as culturas, como milho e soja, por exemplo, tenham efeitos fixos domésticos. Na verdade, a variabilidade da temperatura tem um efeito negativo nas receitas das colheitas.

Portanto, repensar os prováveis ​​efeitos nocivos do aumento das temperaturas e do aumento da incerteza de chuvas deve ser uma prioridade em países onde a qualidade de armazenamento não é vista como prioridade.

A implementação de medidas de adaptação nacional, municipal e regional, bem como a implementação de políticas internas que impeçam a depredação do ambiente natural, ajudará a enfrentar os desafios colocados pela variabilidade e mudança climática.

Vantagens da climatização para o agronegócio

Como a climatização para o agronegócio é um processo que exige extremo cuidado, desde o início da implementação técnica até a última fase, os processos devem seguir um rígido controle de conforto térmico em suas mais diversas fases da produção. A perda para o agricultor, neste caso, pode ser enorme.

>>> Veja também: Beneficiamento de sementes: entenda o que é e como funciona!

Por isso, é parte do processo a implementação de todo um sistema de controle de climatização para o agronegócio que obedeça às requisições da boa prática da empresa.

Quando implementadas nas estruturas de agronegócio, como mantas, telhados termoacústicos e materiais para aviários, são muitos os benefícios.

Por exemplo, no setor aviário, as principais vantagens dos telhados térmicos garantem a eliminação do calor nessas zonas de criação. Isso significa até uma melhoria no comportamento animal, aumentando sua saúde em qualidade.

E como já dissemos, além de otimizar a qualidade de vida de criações, gera ambientes melhores no armazenamento de produtos como sementes, consolidando mais economia.

Além disso, até a durabilidade de materiais, como os telhados termoacústicas e do 3TC, oferecem ainda segurança e proteção muito acima dos outros materiais usados.

A climatização na gestão de sementes

Por exemplo, as sementes e grãos necessitam de condições especiais, do ambiente, do tipo de colheita e principalmente do armazenamento.

climatização no agronegócio

Se são armazenadas em câmaras adequadas, a porcentagem de germinarem é bastante alta. Resumindo, a sua eficiência se traduz no armazenamento, que gera qualidade e economia.

A climatização na agropecuária

Seja exposto a temperaturas altas ou baixas, os animais sofrem com essa relatividade, além da umidade ou não do ar. São propensos direta ou indiretamente, a doenças parasitas e infecto contagiosas.

>>> Não deixe de ler: Tudo o que você precisa saber sobre isolamento térmico em granjas.

Com o processo de climatização, com o uso isolamento térmico, de manutenção e cuidados da saúde animal, pode-se obter o melhor aproveitamento. Em uma produção de leite, por exemplo, com a infraestrutura adequada e sistemas de ventilação, pode-se converter o ambiente em algo muito mais saudável.

A climatização pensada na infraestrutura

A maioria de todas as edificações devem ter como padrão:

  • correta temperatura ambiente;
  • circulação e controle do ar interno;
  • teor de umidade controlados
  • proteção contra a interferência da temperatura externa.

Além disso, para manter toda a qualidade de produtos é fundamental ainda possuir um controle de pragas, monitoramento de temperatura e umidade constantes, usar técnicas de aeração, ter cuidados com a limpeza e higiene, garantir restrição de acesso, entre outros.

Exija quem apresenta responsabilidade e qualidade

Na indústria em geral, o agronegócio depende sempre de terceiros, seja para uma empresa gabaritada em recursos ou soluções. Além disso, os equipamentos utilizados e as infraestruturas devem mostrar que a empresa está capacitada para produzir o melhor retorno ao consumo do mercado.

Um sistema de climatização para o agronegócio tem que dispor de toda estrutura viável que vai desde o planejamento, equipamento, alojamento, operação e supervisão. Estamos falando do setor mais tático do agronegócio, onde rendimento e qualidade têm de imprimir segurança para quem estabelece deveres.

A 3TC sendo importante neste processo

A 3TC Isolamento conhece de perto os fatores de custo de produção e lucro em todo o processo da cadeia desses setores.

Sabe de fenômenos relacionados à temperatura que possuem impacto direto e negativo na qualidade e produtividade de lotes. Por isso, a tecnologia 3TC garante o essencial no tratamento qualificado para a melhoria dos produtos de origem animal e contribuí também para ausência de riscos devido às variações da temperatura no local.

Assim, com anos de experiência no setor, o 3TC proporciona isolamento e conforto térmico, aumentando a produtividade através do controle de ambiência, sendo o isolamento térmico ideal para sua empresa e negócio!

Tudo o que você precisa saber sobre isolamento térmico e climatização para o agronegócio, clique aqui!

3TC Isolamento

Perfil corporativo da 3TC Isolamento

Deixe um comentário