Climatizador e umidificador: quais as diferenças e qual escolher? Saiba mais!

Climatizador e umidificador: quais as diferenças e qual escolher? Saiba mais!
calendar_month12/08/2022 view_list

No verão ou no inverno, todo mundo procura meios para aliviar o calor ou o clima seco, não é mesmo? Principalmente em ambientes fechados! No entanto, investir em um ar-condicionado pode ficar muito caro. Dessa forma, as buscas por climatizador e umidificador disparam nessas épocas. 

Mas, você conhece as diferenças entre estes dois aparelhos? 

São vários os modelos de umidificadores e climatizadores  que podem auxiliar de uma determinada forma. A 3TC Isolamento vai te apresentar um pouquinho das diferenças e te ajudar escolher o melhor para você!

O que é o Climatizador? 

O climatizador tem como objetivo amenizar a temperatura do ambiente com a circulação do ar. No aparelho, você encontra um reservatório de água, no qual é possível colocar água gelada ou natural. Assim, além de amenizar a temperatura, também umidifica o ambiente. 

O climatizador é indicado para pessoas com problemas respiratórios, porque o aparelho é capaz de diminuir o desconforto causado pelas mudanças climáticas. Sendo assim, ele é ideal para ambientes fechados, como, por exemplo: quartos, salas, escritórios, entre outros. 

Outra vantagem é que o climatizador industrial consome 9x menos energia que um ar-condicionado. 

São vários modelos no mercado, cada um com seu diferencial. Tem modelos com controle remoto, recipientes com gel para deixar a água geladinha e proporcionar um ambiente ainda mais fresco, tem modelos até com a função de aquecer, ideal para o inverno. 

Como o climatizador funciona? 

Um ventilador presente no climatizador puxa o ar ambiente através de um painel evaporativo, que faz esse ar circular sobre a água. A troca de calor faz com que a água evapore e retire calor do ambiente, liberando ar climatizado, podendo levar em média de 3 a 4 horas de acordo com o tamanho do cômodo. 

A melhor localização para colocar o aparelho é perto de portas e janelas ou com uma distância mínima de 15 centímetros da parede. O importante é deixar sempre o ar circulando. 

Por fim, o preço de um climatizador de ar pode variar de R$300 a R$600. 

Benefícios do Climatizador

O climatizador tem vários benefícios para o bem-estar, qualidade de vida e até para saúde! São diversos modelos também que podem oferecer diferenciais ainda maiores. 

Você pode conferir os modelos de climatizadores de ar aqui

Agora, listamos alguns dos benefícios em utilizar o climatizador de ar:

  • Custo benefício melhor que um ar-condicionado. 
  • Economia maior na conta de luz, comparado a um ar-condicionado. 
  • Umidificação do ar. 
  • Fácil transporte. 
  • Pode ser usado como aquecedor. 
  • Seu poder umidificador auxilia pessoas com problemas respiratórios. 
  • Ideal para usar no quarto, sala ou escritório. 

O que é o Umidificador de ar? 

Considera-se o Umidificador de ar ideal para ambientes secos, sendo seu principal objetivo deixar um ambiente mais úmido. Dessa forma, o aparelho é uma ótima opção para amenizar os impactos negativos que o clima seco e temperaturas elevadas podem gerar na sua saúde. 

Portanto, o Umidificador de ar é extremamente indicado para tratar e cuidar de doenças como asma e alergias. Além disso, ele mantém as vias nasais lubrificadas, garantindo uma melhora acelerada de uma gripe,, por exemplo. 

O ar seco é o ambiente de maior propensão para a proliferação de vírus e bactérias que causam resfriado, ou seja, o umidificador de ar pode até prevenir condições como um resfriado. 

Como o umidificador de ar funciona?

O umidificador de ar é um aparelho eletrônico que transforma água líquida em vapor de água. Seu princípio de funcionamento é através de um sistema de geração ultra-sônica. Utiliza um cristal piezoelétrico, que imerso no reservatório de água, que vibra em uma frequência muito alta, gerando uma fina e homogênea névoa de vapor de água geladinha. 

Benefícios do Umidificador 

Como já citado anteriormente, o umidificador tem muitos benefícios para o bem-estar, a qualidade de vida e a saúde de quem faz o uso recorrente.  

Citamos, agora, outros benefícios que a utilização do umidificador de ar pode proporcionar:

  • Evita doenças respiratórias, como sinusite e rinite.
  • Ajuda a reduzir a formação de congestionamento nasal.
  • Ajuda a melhorar a qualidade e duração do sono.
  • Ajuda no tratamento da apneia do sono.
  • Deixa a sua pele mais bonita e hidratada.
  • Remove a eletricidade estática.
  • Alivia sintomas de alergia.
  • Gasta pouca energia comparado ao climatizador e ao ar-condicionado. 
  • Oferece baixo risco de provocar mofo e bolor.

O que é melhor: umidificador de ar ou climatizador?

O climatizador e o umidificador, apesar de parecerem semelhantes, tem um grande diferencial entre os dois. Exemplo é que o climatizador tem a capacidade de refrescar o ambiente, já o umidificador não. 

O umidificador tem como sua principal função deixar o ambiente úmido, já o climatizador, apesar de também possuir essa utilidade, não a tem como seu maior foco. 

O que pode ajudar a escolher entre os dois é entender qual será o objetivo e razão do uso. 

Se você está em um ambiente que já tem um ar-condicionado, um local mais fresco, um ambiente com circulação de pessoas moderada, como um escritório, o indicado seria o umidificador.

Já se o ambiente para o qual você procura um aparelho seja menor, sem ar-condicionado, com portas ou janelas bem localizadas, que circulem poucas pessoas, o ideal é o climatizador. Seja no quarto de um bebe, na sala ou no quarto do casal, ele vai garantir um clima mais refrescante e um ambiente umidificado. 

Considere o Isolamento Térmico da 3TC!

Agora, se você procura uma solução a longo prazo, em qualquer estação do ano, em climas secos ou não, você pode contar com o isolamento térmico da 3TC

O Isolamento 3TC é uma tecnologia inspirada no funcionamento das garrafas térmicas e também nos trajes de astronautas, pois conseguem controlar a temperatura no frio e no calor.

Desta forma, baseando-se nessas tecnologias, o 3TC foi desenvolvido para ser um isolante térmico muito diferente dos convencionais justamente por controlar as três formas de transferência de calor.

Isolantes convencionais, como a lã de vidro, a lã de rocha, a espuma de Poliuretano (PU) e até mesmo do EPS (isopor), lidam apenas com a condução, que corresponde por 10% apenas da transferência de calor em construções. 

Outros isolamentos térmicos como tintas refletivas, “Foils” (mantas térmicas), lidam apenas com a radiação. O 3TC é melhor: ele lida com as três formas de transferência de calor, a melhor opção em isolamento térmico no mercado, com o melhor custo benefício.

O 3TC pode ser instalado entre pisos, nas paredes, em tetos, telhas e telhados de todos os tipos, como manta térmica ou forro térmico, em contêineres, veículos de transporte, vans, kombis, e também em dutos de ar-condicionado. 

Ou seja, um isolante eficiente e versátil, que se adapta à sua necessidade. A eficiência da tecnologia é comprovada por diversos estudos feitos com base em conceitos da Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Termodinâmica.

Conheça mais sobre a 3TC! 

Saiba mais sobre os benefícios e a importância em investir em um ambiente climatizado aqui

Quer saber mais sobre as soluções que a 3TC pode levar para sua casa, empresa e até galpão? Entre em contato conosco! 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *