Climatizador industrial: o que é e quais são os tipos?

You are currently viewing Climatizador industrial: o que é e quais são os tipos?

Você sabe o que é climatizador industrial e quais as melhores opções disponíveis no mercado? 

Pense em um ambiente de indústria, com todas aquelas máquinas, mecanismos e aparelhos trabalhando dia após dia sem parar. Normalmente, esse espaço acaba se tornando bastante quente em decorrência de todos esses itens citados acima. 

Como consequência desse problema, a própria produtividade dos colaboradores da indústria pode ser prejudicada. Afinal, estamos falando de um ambiente de calor extremo. Quem consegue trabalhar bem nessas condições?

No entanto, os climatizadores industriais mostram-se como boas alternativas para manter o bem estar térmico mesmo em um espaço cheio de máquinas. 

Abaixo, iremos te mostrar mais detalhes sobre os climatizadores industriais. Siga a leitura!

O que é climatização industrial?

Em poucas palavras, a climatização industrial basicamente é o processo de tornar a temperatura do ambiente de produção adequada tanto para o bem estar dos funcionários quanto para a preservação dos produtos. 

Para que isso seja possível, o gestor deve garantir um sistema de climatização industrial que controle a temperatura do local de trabalho. 

Um bom sistema de climatização é necessário para os diversos tipos de espaços profissionais, desde shoppings e fábricas até escolas, academias, farmácias e escritórios. Ou seja, todo ambiente de trabalho precisa contar com essa tecnologia, especialmente durante o verão. 

Por fim, as vantagens de um sistema de climatização industrial vão além de apenas manter a temperatura agradável. Essa tecnologia também ajuda a controlar a umidade do ar e a oxigenação. Por esse motivo, ela é utilizada com frequência em granjas e estufas agrícolas, mantendo o clima desses ambientes ideal para a preservação dos organismos mantidos. 

Qual a importância da climatização industrial? 

Como vimos anteriormente, a climatização industrial mostra-se indispensável para qualquer ambiente de trabalho. Mas colocando em termos práticos, como essa tecnologia se mostra útil para uma empresa? Quais são as verdadeiras vantagens?

Abaixo, separamos alguns benefícios de contar com climatizadores industriais no seu negócio. 

Preservação de produtos 

A climatização do ambiente industrial é fundamental para manter a qualidade e preservação dos produtos de uma empresa. 

Especialmente  em instituições que trabalham com venda de mercadorias, como alimentos, por exemplo, um espaço com temperatura controlada garantirá que os produtos não estraguem em decorrência do calor. 

Prevenção contra doenças respiratórias 

Os climatizadores industriais também atuam em uma função muito importante: a limpeza e purificação do ar. Especialmente em indústrias do tipo caldeiras, que contam com dispersão contínua de poluentes durante as atividades, surge a necessidade de contar com mecanismos que tornam o trabalho menos nocivo para a saúde dos colaboradores. 

Assim sendo, o sistema de climatização industrial garante um ar mais limpo, reduzindo a incidência de doenças respiratórias. 

Conservação da construção/do ambiente

Em um espaço de trabalho sem climatização, é muito comum que as estruturas do local sejam afetadas de alguma maneira pelas ações do tempo.

Fungos, mofos, infiltrações e diversos problemas com umidade podem interferir na estrutura da construção. 

Segurança contra acidentes de trabalho

Por último mas não menos importante, um ambiente climatizado é sinônimo de trabalho realizado com foco e atenção. Afinal, um clima agradável garantirá o bem estar dos colaboradores, o que reflete diretamente nos resultados obtidos. 

Pare para pensar: você conseguiria dar o melhor de si trabalhando em um local totalmente abafado e quente? Muito provavelmente, sua resposta foi “não”.

Contando com uma climatização adequada, eventuais acidentes de trabalho que aconteceriam pela falta de atenção poderão ser evitados. 

Quais os tipos de climatizadores industriais?

Agora que compreendemos melhor o que são e quais as vantagens de contar com climatizadores industriais, podemos avançar um passo. A seguir, iremos te mostrar os diferentes tipos de aparelhos e suas particularidades. 

Confira! 

Climatizador industrial de parede

Os climatizadores industriais de parede são opções baratas e muito populares quando o assunto é climatização de ambientes. Normalmente, eles são fixos e instalados nas laterais de prédios e galpões. 

Um dos principais diferenciais do climatizador industrial de parede é o custo-benefício que a opção oferece. 

Climatizador industrial de teto 

Assim como o aparelho anterior, o climatizador industrial de teto também é fixo. Instalado na parte superior de galpões ou prédios, ele conta com o auxílio de um duto lateral para se manter estável e funcionando. 

Climatizador industrial portátil 

Os climatizadores portáteis são conhecidos pela praticidade, sem a necessidade de mão de obra especializada para instalação. Assim, seu funcionamento depende apenas de energia elétrica para ligar e de uma mangueira de água para a hidratação do ar. 

No entanto, justamente por ser portátil, essa é uma opção um pouco menos econômica que as anteriores. 

Isolamento térmico 

Por fim, o isolamento térmico surge como uma das opções mais vantajosas para você climatizar o seu ambiente de trabalho. Afinal, essa tecnologia mostra-se muito mais econômica quando comparada com as demais alternativas. 

E essa economia se deve a um fato muito simples: o isolamento térmico é o único método que não necessita de energia elétrica para funcionar. Basta apenas instalar e garantir o conforto térmico no ambiente.  

Além disso, todos os outros aparelhos citados anteriormente produzem ruídos, que podem acabar interferindo na concentração dos colaboradores. Já o isolamento térmico conta com um outro ponto positivo que deve ser levado em consideração: o silêncio.

A 3TC desenvolveu uma tecnologia de isolante térmico inspirada no funcionamento das garrafas térmicas e também nos trajes de astronautas, pois conseguem controlar a temperatura no frio e no calor.

Dessa forma, baseando-se nessas tecnologias, o 3TC foi pensado para ser um isolante térmico muito diferente dos convencionais justamente por controlar as três formas de transferência de calor: condução, convecção e radiação.

E a atuação nessas três frentes faz com que a 3TC seja uma verdadeira referência quando o assunto é isolamento térmico de alta performance. 

Conheça a 3TC

Como vimos acima, o conforto térmico no ambiente de trabalho é um fator fundamental para que as atividades diárias sejam realizadas de maneira eficiente. Portanto, esse é um investimento que você deve fazer, visando o bem estar dos colaboradores e, consequentemente, os resultados desejados. 

Gostou do conteúdo? Quer ler mais artigos como esse? Acesse o blog 3TC e conheça melhor o nosso trabalho!

Deixe um comentário