Climatizadores e seus tipos diversos: você conhece todos? Confira!

You are currently viewing Climatizadores e seus tipos diversos: você conhece todos? Confira!

Existem coisas na vida que são de grande valor. Uma delas é ter conforto e qualidade de vida, ou seja, bem-estar. De acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company, 79% das pessoas entrevistadas revelaram considerar o bem-estar muito importante. Enquanto 42% o consideram uma das maiores prioridades. Para obter essa sensação em casa e no trabalho, nada melhor do que os Climatizadores.

Neste artigo, explicaremos mais sobre esses aparelhos, os tipos e benefícios, assim como o que é climatização. Acompanhe os próximos tópicos!

O que é climatização?

Explicando de modo simples, a climatização é um processo que engloba uma série de estratégias utilizadas para deixar os ambientes termicamente confortáveis. Sendo assim, a temperatura interna não provoca reações fisiológicas desagradáveis, como suor ou calafrios. Mas o que seria uma temperatura agradável?

Segundo a Norma Brasileira (NBR) ISO 9241/11 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), no verão, o clima interno adequado fica entre 20 e 24 graus. Já no inverno, entre 23 e 26 graus. 

Quanto à umidade relativa do ar, entre 40% e 80%. Assim, devido ao aumento das temperaturas globais, podemos dizer que esses parâmetros são essenciais para a qualidade de vida das pessoas.

Do contrário, ocorre uma queda na produtividade, satisfação e felicidade dos trabalhadores de uma empresa ou dos membros da família. O resultado é o aumento do estresse e ansiedade. Quando essas sensações não são controladas, podem levar ao desenvolvimento de sérios problemas emocionais.

O que são climatizadores?

O objetivo dos climatizadores é equilibrar a temperatura interna; sem gelar nem superaquecer os ambientes. Isso é feito por meio de um processo de ventilação e umidificação do ar. Dessa forma, o clima fica refrescante, funcional e saudável. Entre os benefícios desse tipo de aparelho, podemos destacar:

  • Redução do desconforto térmico;
  • Consumo menor de energia em relação ao ar-condicionado;
  • Ideal para locais menores;
  • Eleva a umidade do ar, reduzindo as condições que propiciam o aparecimento de doenças respiratórias.

Além dos aparelhos, existem também os serviços de climatização de ambientes. Como dito no tópico anterior, esse processo envolve várias medidas importantes que devem ser realizadas em conjunto.

Nesse sentido, para elevar o nível de eficiência da climatização, é necessária uma análise do ambiente e das necessidades das pessoas que o utilizam.

No que diz respeito ao ambiente, é preciso verificar as seguintes características:

  • Posição do imóvel em relação ao sol;
  • Permeabilidade do solo;
  • Material e espessura das paredes;
  • Acabamentos utilizados;
  • Modelo e matérias do telhado;
  • Divisórias internas etc.

No caso das necessidades das pessoas, o serviço de climatização focará em um projeto personalizado. Portanto, para isso, será feito um estudo sobre como o ambiente é utilizado (trabalho ou casa) e as expectativas térmicas dos que o usam.

Vale ressaltar que, para ter um serviço de climatização com alto nível de eficiência, é importante contratar uma empresa com experiência de mercado. Uma maneira de descobrir isso é por pesquisar recomendações na internet ou analisar o site da empresa.

Tipos de climatizadores

Podemos dizer que os climatizadores são a parte mais importante de um projeto de climatização. Sendo assim, é fundamental estudar os tipos disponíveis e suas aplicações. No caso dos climatizadores evaporativos, existem as seguintes características:

  • Propulsão do ar — axiais, centrífugos ou siroco;
  • Saída de ar — diretos, dutos e pré-dutados;
  • Posição da saída do ar — superior, inferior ou lateral.

Portanto, para ajudar na escolha do melhor climatizador evaporativo, a seguir, apontamos os principais aparelhos encontrados no mercado.

Climatizador evaporativo móvel/portátil

Os climatizadores evaporativos podem ser móveis ou portáteis. De modo geral, esses tipos de aparelhos são usados em ambientes pequenos, como escritórios, quartos e banheiros. No entanto, caso a potência seja maior, o climatizador móvel pode ser utilizado em locais maiores e abertos, como estabelecimentos comerciais.

Assim, por ser portátil ou móvel, o aparelho tem limitações quando comparado com os climatizadores fixos. Uma delas é a ausência de reabastecimento automático do reservatório de água. Outra é uma menor capacidade de vazão de ar.

Climatizador evaporativo de teto/telhado

Se o desejo é ganhar versatilidade e eficiência, o climatizador evaporativo de teto ou telhado é uma boa opção. Uma vez que, são silenciosos, econômicos e tem grande durabilidade. Embora o nome do modelo indique que seja ideal para o teto ou telhado, é possível também instalá-lo em dutos com saída na parede. Dessa forma, o projeto otimiza o nível de qualidade da climatização.

Climatizador evaporativo de parede

O modelo evaporativo de parede é fixo. Assim, por conta da sua alta capacidade de refrigeração, é muito utilizado em grandes ambientes com circulação de pessoas, como academias, galpões indústrias, igrejas e lojas. Além disso, uma das grandes vantagens desse aparelho é a economia de energia, a sustentabilidade (não emite gases poluentes), não cria neblinas ou dispersa água pelo ambiente.

Manta térmica para teto/telhado

Um material que equilibra a temperatura dos ambientes é a manta térmica 3TC. Quando aplicada no teto ou telhado, isola o calor vindo da radiação solar, diminuindo a temperatura dos galpões, casas, escritórios e vários outros tipos de ambientes. O material dessa manta é formado por um núcleo de poliestireno expandido (EPS) e com uma película refletiva chamada Mylar – nos dois lados laterais.

Por isso, a manta consegue impedir as três formas de transferência de calor: convecção, radiação e condução. O resultado é uma cobertura flexível, impermeável, contínua e reflete 97% dos raios infravermelhos.

Manta térmica para parede

A manta térmica 3TC também pode ser instalada nas paredes dos imóveis, galpões e empresas, obtendo os mesmos benefícios citados no tópico anterior. A consequência é um ambiente termicamente confortável. Sem falar que a aplicação da manta não prejudica o design ou decoração interna.

Dizem que qualidade de vida não se compra, mas se conquista. Essa frase tem certa medida de verdade. Afinal, não há dinheiro no mundo que pague a sensação de viver bem. Além disso, investir em qualidade de vida, nunca é jogar dinheiro fora.

Sendo assim, como vimos neste artigo, vale a pena o investimento em climatizadores de qualidade.O que achou do nosso artigo? Entendeu o que são climatizadores, seus tipos e benefícios? Gostaria de continuar aprendendo por meio de conteúdos relevantes?

Então, confira os artigos publicados no blog da 3TC!

Deixe um comentário