Cobertura de casa: quais os tipos e porquê fazer isolamento térmico

Cobertura de casa: quais os tipos e porquê fazer isolamento térmico
calendar_month29/12/2022 view_list

Apesar de ser uma das últimas etapas de uma obra, a cobertura de casa deve ser um dos fatores mais importantes na construção.

É através dela que sua casa fica protegida de qualquer interferência externa como chuvas, vento, sol entre outras coisas. Sem falar que ela tem como objetivo garantir que não haja infiltrações e eficiência térmica da residência.

Mas, você conhece todos os materiais que podem ser feitos na cobertura de uma casa? Saiba neste conteúdo quais os tipos e porque o isolamento térmico é importante. 

Tipos de cobertura de casa

Vamos conhecer alguns tipos de telhas e coberturas para casas? Existem várias, agora a dúvida, você sabe quais são?

Cerâmica

As telhas de cerâmicas são as mais conhecidas e mais utilizadas nas casas brasileiras. Afinal, ela tem um ótimo custo-benefício, pois entrega qualidade e uma variedade enorme de possibilidades na hora de construir. Sem falar que a manutenção e limpeza das telhas são super simples. 

Há diversos modelos de telhas de cerâmica, como as esmaltadas, que aumentam a resistência e oferecem mais possibilidades de cores. Já para quem quer economizar energia e optar por algo mais sustentável, existem as telhas fotovoltaicas, com painéis solares embutidos em cada peça.

Vidro 

Telhas de vidro? Isso mesmo! Sua principal função é promover a iluminação natural, com ele você pode apreciar o sol, a lua, a chuva ou o sol de forma coberta e protegida. 

Apesar de requerer uma manutenção maior, o modelo é perfeito para varandas. A grande desvantagem é que esse tipo de telha pode trincar e quebrar com facilidade e exige limpeza frequente para garantir a transparência.

Fibrocimento 

A telha que o brasileiro mais gosta de colocar em suas obras! A telha de fibrocimento é a opção mais acessível hoje em dia.

Além de mais barato, o material também é resistente e leve – ou seja, o fibrocimento não exige uma estrutura muito reforçada para ser instalado – e, por serem maiores, você vai precisar de poucas delas para cobrir uma casa.

Porém, é exatamente essa leveza que vai exigir maior cuidado na hora da instalação, para evitar problemas com ventanias e chuvas fortes. 

Vale dizer que, se você seguir as orientações de profissionais e fabricantes corretamente, a capacidade de adequação térmica dessa telha se equivale à das telhas cerâmicas. Por isso, é importante sempre buscar uma mão de obra especializada. 

Os arquitetos gostam pois a telha de fibrocimento pode ser personalizada e pintada com tinta acrílica, mas de acordo com as recomendações dos fornecedores.

Betuminosas

Produzidas com o material a base de betume, o mesmo que utiliza ao fabricar o asfalto, as telhas betuminosas são mais utilizadas nos Estados Unidos e Europa. Seu grande diferencial é a resistência e facilidade de instalação. Nestas regiões as obras são feitas em um tempo muito curto, e essa telha facilita também para isso. 

Por conta da qualidade do material, o preço tende a ser superior ao de outras opções. Além disso, por serem maleáveis, essas telhas exigirão uma base bem sólida.

Metálicas

Os modelos metálicos de telha são super indicados para coberturas residenciais pois se destacam pela resistência, durabilidade e leveza.

As galvanizadas, feitas com aço e revestidas por alumínio e zinco, têm a vantagem de impedir a corrosão, mas absorvem muito calor.

No quesito isolamento térmico, a melhor opção entre as telhas metálicas são as gargalhadas, com um acabamento em cerâmica.

Ecológicas 

A telha ecológica é um tipo de telha fabricada a partir de resíduos de fibras naturais, como madeira e coco, ou com o reaproveitamento de fibras de materiais reciclados como papel e garrafa PET.

Assim, é um material ecologicamente correto, pois estimula a reciclagem ao reutilizar como matéria-prima elementos que seriam descartados. Portanto, é uma boa forma de proteger sua construção e o meio ambiente.

Existem diferentes opções de telhas ecológicas, como as produzidas com fibra vegetal, tetra pak, plástico reciclado e papelão.

Se quiser entender melhor sobre esse tipo de telha, temos um conteúdo exclusivo: Telha ecológica é boa?

Por que fazer isolamento térmico da cobertura de casa?

Agora, que sabemos os tipos de coberturas que podemos investir na nossa casa, precisamos entender a importância de investir em um isolamento térmico de qualidade também nessa cobertura. 

Maior prevenção contra infiltrações

O isolamento térmico impede que a umidade externa e interna afete a parede. Isso acontece porque o material mantém a temperatura dos ambientes equilibrada (nem frio, nem calor demais) mesmo em locais climatizados, regiões frias ou com grande concentração de chuvas. Com isso, também evita qualquer tipo de infiltração que possa ocasionar uma dor de cabeça mais para frente. 

Conforto térmico no calor e no frio

Como citado acima, o material mantém a temperatura dos ambientes equilibrada (nem frio, nem calor demais) mesmo em locais climatizados, regiões frias ou com grande concentração de chuvas, ou seja, o conforto térmico é muito mais garantido. 

Maior resistência das telhas

Com um isolamento térmico bom, você garante que as telhas durem muito mais e com muito mais resistência. Afinal, o isolamento térmico, funciona como uma proteção a mais.

Conheça a manta térmica 3TC

Agora, se você busca a melhor solução no isolamento da sua casa é o isolamento 3TC.

Isolamento térmico ou a manta térmica tradicional lida apenas com a condução, o que responde por 10% da transferência de calor de um ambiente. Os outros 90% normalmente ficam sem nenhum tipo de barreira, causando o aumento de temperatura nos dias quentes, mas também a perda de temperatura em dias mais frios.

Já o 3TC Isolamento é uma solução completa em isolamento térmico que inova por lidar com as três (3) formas de transferência (T) de calor (C). Essa atuação em três frentes e seu impacto na capacidade de isolamento fazem do 3TC um isolador de alta performance, ideal para atender as demandas do mercado de construção civil residencial, comercial, industrial e da agropecuária. 

Ficou interessado? Você pode entrar em contato com nossos profissionais agora mesmo.

Leia mais conteúdos da 3TC!

Quer saber um pouco mais sobre o isolamento ou ter dicas incríveis na hora de construir? Confira mais conteúdos exclusivos da 3TC!

2 Comentários

    1. Olá, Marise! Obrigada pela pergunta. O 3TC é ideal para seu projeto, ele pode ser instalado em qualquer tipo de telha, tendo 3 opções: subcobertura (por debaixo das telhas), fixado nas terças no telhado (por debaixo de toda a estrutura do telhado) ou por cima do algum forro
      Irei deixar nosso contato comercial para que você possa falar diretamente com um de nossos especialistas para esclarecer todas as suas dúvidas:
      https://api.whatsapp.com/send?phone=553186497523

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *