Como colocar manta térmica no telhado

You are currently viewing Como colocar manta térmica no telhado

Vai construir ou reformar e quer garantir um ambiente agradável o ano todo? Então, você precisa aprender como colocar manta térmica no telhado.

Existem diferentes tipos de manta térmica para telhados. A 3TC é um desses tipos, sendo a mais indicada para aplicação em telhados, pois controla as três formas de transferência de calor: a condução, a convecção e a radiação.

A condução ocorre por meio de materiais sólidos e a convecção é a transmissão de calor por fluidos e gases. Já a radiação é oriunda das ondas eletromagnéticas .

Além disso, essa manta térmica é resistente à umidade e ajuda a reduzir as contas de energia elétrica já que o ar-condicionado e o ventilador serão pouco utilizados. Claro, também há redução do uso dos aquecedores elétricos.

A seguir explicaremos como colocar a manta térmica no telhado e quais as vantagens desse material de construção. Vamos lá? Acompanhe!

O que é manta térmica?

A manta térmica é um produto que visa diminuir o desconforto térmico nos ambientes. Ou seja, funciona como uma barreira que impede que o frio e o calor interfiram no bem-estar dos moradores ou dos ocupantes de uma edificação.

>>>Leia também: Descubra quais são os tipos de manta térmica!

Quais são as vantagens da manta térmica?

 

 

Ao pesquisar como colocar manta térmica no telhado você vai descobrir que o material pode ser encontrado com um ou com dois lados metalizados.

O produto pode ser instalado sobre ou sob as telhas. Na primeira opção, a manta térmica reduz a incidência de ondas eletromagnéticas. Ou seja, o material lida apenas com a radiação.

Alguns materiais são próprios para serem instalados sobre as telhas, é o caso da manta asfáltica.

Outros tipos de manta asfáltica foram desenvolvidos para serem instaladas sob as telhas, é o caso do 3TC. Já ao ser instalado sob as telhas, além de reduzir o calor absorvido pela radiação, a manta térmica adiciona um obstáculo a mais para a propagação de calor. Isso porque, as mantas térmicas que são instaladas sob as telhas, geralmente possuem um material que controla a transferência de calor por condução. No caso do 3TC, esse material é o poliestireno expandido (EPS).

Além disso, muitas mantas térmicas além do isolamento térmico ajudam a impermeabilizar o telhado.

Alguns tipos de manta térmica, como o 3TC são 100% recicláveis. O material não é atacado por fungos, bactérias, roedores e nem por insetos. Além disso, alguns materiais não propagam o fogo em caso de incêndios ou de curto-circuito.

Por isso, ao comprar é muito importante verificar a garantia de segurança.

Onde mais é possível instalar a manta térmica?

Além de saber como colocar manta térmica no telhado, é importante descobrir onde esse material pode ser instalado, certo?

Pois saiba que o material pode ser instalado em galpões, supermercados, armazéns, fábricas, hospitais, centros comerciais, escolas, containers e silos de sementes. Também dá para colocar a manta térmica em diversos tipos de veículos como caminhões, caminhonetes e motorhomes.

Vale observar, ainda, que a manta térmica também pode ser instalada em paredes, pisos, dutos de ar-condicionado e nos pisos dos mais diversos tipos de construção.

Quais as vantagens da manta térmica?

No verão, a manta térmica evita que o calor penetre no ambiente interno, deixando-o mais agradável. Assim, os ocupantes poderão trabalhar, estudar e praticar todas as atividades do dia a dia com mais conforto.

Aumenta a eficiência energética da construção

Nos meses frios, o material garante que o calor não escape do ambiente interno, garantindo que moradores desfrutem de um espaço aconchegante durante todo o dia. Assim, há redução das contas de energia já que o consumo de aquecedores, ar-condicionado e ventiladores é reduzido.

Garante o conforto acústico dos moradores

Além disso, a manta térmica contribui para que o som externo seja atenuado no meio interno. A instalação é simples e rápida e não exige mão de obra especializada.

Contribui para a manutenção do imóvel

A manta térmica contribui ainda para a segurança do imóvel. Isso ocorre porque, como dissemos, algumas mantas térmicas além do isolamento térmico ajudam a impermeabilizar o telhado.

Por isso, sua utilização deve ser sempre considerada em projetos que visam a segurança e a durabilidade do imóvel.

 

Como colocar manta térmica no telhado?

Caso a manta térmica tenha apenas uma face metálica, ela deve ser instalada com essa face voltada para fora. Isso garantirá a efetividade do isolamento.

As formas de instalação podem variar, por isso é sempre bom verificar com os fabricantes a melhor maneira de instalar.

No entanto, em geral, a manta deve ser instalada da seguinte maneira:

  1. A estrutura do telhado deve ser parafusada e finalizada. Pregue as ripas sobre os caibros. Disponha as ripas de acordo com o projeto estrutural ou siga a orientação de galga das telhas. A estrutura deve ter um bom caimento, isso garantirá que a água da chuva escorra para as calhas.
  2. Estenda a manta térmica sobre a estrutura, prendendo-a com grampos e pregos. Sobre as emendas, a manta deve ser bem esticada e fixada com cuidado. Sobreponha em 10 cm nas faixas e na cumeeira, sobreponha, pelo menos, 20 cm.
  3. O material deve ser bem fixado para que não crie “bolsas” que possam acumular água.
  4. Coloque o madeiramento do telhado sobre a manta térmica.
  5. Instale as telhas sobre a estrutura de madeira. Caso o caimento tenha mais de 30°, as telhas devem ser parafusadas para evitar que “voem” em dias de ventos fortes.
  6. Se a manta térmica for instalada sobre a laje, ela deve ficar a uma distância mínima 3 cm da superfície.

Prefere não refazer o telhado? Para instalar a manta térmica sobre as telhas, finalize a construção.

  1. Em seguida, estique o material sobre o telhado e prenda-o com ganchos ou pregos.
  2.  As pontas devem “envelopar” a cobertura e serem presas com cuidado para que não se soltem nos dias de chuva forte.

Alguns produtos são adesivos, o que facilita a instalação.

O que é o 3TC?

O 3TC é a solução ideal para quem preza pelo conforto térmico. O material é bastante leve e maleável, por isso pode ser instalado sobre a estrutura existente, sem a necessidade de refazer os cálculos estruturais.

Além disso, o 3TC é muito menos volumoso e pesado que os materiais de isolamento tradicionais, como as lãs de vidro, de rocha, ou de PET. Comparando com esses materiais, o custo de transporte até o cliente se torna reduzido.

O ótimo desempenho do produto não implica no aumento dos custos da obra em si. Muito pelo contrário, instalar o 3TC pode gerar uma economia de até 35% no consumo de energia gasta por aparelhos ar-condicionado ou aquecedores elétricos.

Agora que você já sabe como colocar manta térmica no telhado aproveite para conhecer 6 tendências da construção civil para 2022!

3TC Isolamento

Perfil corporativo da 3TC Isolamento

Deixe um comentário