O aquecedor de ambientes é uma excelente forma de esquentar um cômodo individual sem aumentar o termostato de toda a casa. Assim, esses pequenos aquecedores portáteis podem ser colocados em quase qualquer lugar da casa onde não haja materiais inflamáveis. Veja a seguir como escolher um aquecedor de ambientes neste inverno!

Mas antes de falarmos sobre aquecedores elétricos, sabia que há alguns truques que podem aquecer a casa? Veja nosso post sobre como isolar a casa contra o frio sem gastar muita energia. Assim você se aquece sem tomar um susto com a fatura.

Aquecedor de ambientes em bom momento

aquecedor de ambientes

Usar um aquecedor de ambientes é uma maneira conveniente de aumentar rapidamente a temperatura de onde você está. Desta forma, disponíveis em uma variedade de tamanhos e estilos, os aquecedores de ambiente podem ajudar a compensar os custos de serviços durante os meses frios de outono e inverno.

Assim, muitos aquecedores elétricos também possuem recursos especiais, como oscilação automática e controles digitais para maior comodidade durante a operação, como veremos a seguir.

Quando se trata de comprar um aquecedor de ambientes, deve-se responder a questões fundamentais como:

  • Esse aquecedor esquentará meu ambiente de forma adequada?
  • E quanto a minha conta de energia aumentará?
  • Quais recursos possui?

Para responder a essas questões e muito mais, vamos examinar 5 principais características para se prestar atenção antes de comprar um aquecedor de ambientes.

1. Tipo de aquecedor

O primeiro fator a determinar antes de selecionar um aquecedor de ambientes é o tipo que você precisa. Embora existam vários estilos de aquecedores, existem essencialmente três tecnologias de aquecimento sob as quais todos os aquecedores elétricos se enquadram:

  1. radiante;
  2. por convecção;
  3. forçado por ventilador.

Aquecedores radiantes fornecem aquecimento rápido e localizado em espaços pequenos.

Os aquecedores de convecção normalmente fornecem aquecimento uniforme para toda a sala.

E aquecedores forçados por ventilador usam um ventilador interno que sopra através de um elemento de aquecimento. Além disso, os aquecedores mica térmicos oferecem aquecimento rápido e generalizado enquanto economizam espaço.

Desta forma, selecionar o tipo apropriado de aquecedor para sua aplicação é a melhor maneira de garantir um desempenho eficaz.

Mas também você também pode considerar um aquecedor de parede. Alguns modelos são simplesmente pendurados em uma parede com suportes, e outros, são embutidos na própria parede. Eles são comumente usados ​​em hotéis, banheiros e quartos com espaço limitado. Normalmente conectados a uma nova construção, são opções de aquecimento potentes e silenciosas que agradam aos clientes.

Também existem, além do radiante (de calor imediato), o de cerâmica  (mais lento para aquecer, sendo portáteis) e alguns com carregamento de óleo (mais lento para aquecer e ideal para um aquecimento a longo prazo de uma sala inteira).

2. Capacidade de aquecimento

Ao procurar um aquecedor de ambientes, uma das coisas mais importantes a se considerar é o tamanho do espaço que ele irá cobrir. Isso é determinado pela classificação de potência do aquecedor.

Geralmente, um aquecedor de ambiente usa 10 watts de potência para esquentar cada metro quadrado de seu espaço. Portanto, um aquecedor típico de 1.500 watts cobrirá salas de tamanho médio quando usado como fonte suplementar de calor.

Essa diretriz, no entanto, não se aplica a todos os modelos. Dependendo da tecnologia de aquecimento, do ambiente interno e da aplicação, alguns aquecedores portáteis podem aquecer mais espaço.

aquecedor de ambientes

3. Eficiência energética

Se você está preocupado com a economia de energia e deseja manter os custos de aquecimento baixos, é uma boa ideia comparar a eficiência antes de escolher um aquecedor de ambiente. Embora os aquecedores elétricos portáteis atualmente não tenham um nível padrão de eficiência como as classificações encontradas em sistemas CA portáteis, os custos operacionais do aquecedor são fáceis de calcular usando uma fórmula simples.

Assim, para evitar que suas contas de eletricidade disparem, é necessário escolher o aquecedor de ambiente com baixo consumo de energia e que possa aquecer o seu espaço. Além disso, recursos especiais como modos de economia de energia, termostatos ajustáveis, baixa potência e temporizadores programáveis ​​ajudam a minimizar o uso de energia e contribuem para uma operação econômica.

4. Recursos de segurança

Se não forem monitorados adequadamente, os aquecedores portáteis podem facilmente se tornar um risco de incêndio. Portanto, é essencial considerar a segurança. Para reduzir significativamente o risco de incêndios, muitos fabricantes equipam seus aquecedores elétricos com superfícies frias ao toque e outros recursos de segurança avançados para uma operação segura.

Assim, alguns aquecedores de ambiente apresentam um interruptor interno que desliga automaticamente a energia se o aquecedor for derrubado acidentalmente. A proteção contra superaquecimento, outra função de segurança inestimável, também está incluída na maioria das unidades de aquecedor de ambiente.

Esta chave serve como um sensor que desliga automaticamente o aquecedor se os componentes internos atingirem uma temperatura insegura.

5. Nível de ruído

Como a maioria dos aparelhos elétricos, muitos aquecedores portáteis emitem algum ruído durante a operação. Alguns modelos, no entanto, produzem mais som do que outros. Considere unidades sem ventilação forçada, como um aquecedor de rodapé ou um radiador a óleo para operação silenciosa em ambientes que exigem silêncio, como seu quarto ou escritório.

Aquecedores de rodapé, por exemplo, se destacam no aquecimento de toda a sala com pouca interrupção de ruído. Os aquecedores radiantes funcionam bem como aquecedores silenciosos para quartos e escritórios. Leve sempre em consideração a questão do isolamento acústico.

E agora? Escolhendo o seu aquecedor de ambientes

As coisas mais importantes a se considerar ao comprar um aquecedor de ambiente são o tamanho do ambiente que você deseja aquecer e o tipo de aquecedor, se for por ventilador, convecção, radiante e outros tipos como mica térmico. Como vimos, outras considerações incluem recursos de segurança e conveniência.

Antes de sair correndo e comprar um aquecedor de ambiente, reserve um minuto para pensar onde usará o aquecedor e qual é o melhor para os locais frios de sua casa.

Outra coisa a considerar antes de comprar um aquecedor de ambiente é a quantidade de calor que você deseja que ele libere. A maioria dos aquecedores usa entre 600 e 1.500 watts de potência. Quanto maior a potência, mais calor ele produz e mais energia usa.

Então, quanto custará operá-lo apenas algumas horas por dia ou por mês? Nada mal quando você considera a quantidade de gás ou eletricidade que você economizou por não aquecer toda a casa durante esse tempo.

Assim, ao escolher um aquecedor, tenha em mente o tamanho da sala a ser aquecida e a quantidade de trabalho que pretende realizar para adicionar um aquecedor.

Alguns aquecedores de ambiente que mais se destacaram em 2021

Vejamos a seguir:

1. Termo Ceramic Mondial A-05

Bastante procurado, também circula o ar, além de ser silencioso. Possui duas potências e seu consumo é de 1,5kW/h.

2. Aquecedor a Óleo Britânia AB1500

Modelo tradicional, não possui odor de queimado, possuindo três potências, além de ser fácil e portátil. Tem potência de 1500W, com consumo de 1,5 kW/h.

3. Cadence Classic Air AQC500

Possui controle remoto, e se assemelha ao ar condicionado, sendo incrivelmente econômico e tem segurança contra risco de incêndio. Potência máxima de 1500 W e consumo de 2kW/h.

4. Mondial A-08

Segue o modelo de ventilador, com design funcional, é bastante prático e garante um sistema triplo de segurança contra superaquecimento. Tem 2 níveis potência de1500 W e consumo de 1,5kW/h.

5. Ventisol AO-01

Além das opções a óleo, este modelo é conhecido para o uso de ambientes residenciais. Possui um termostato inteligente, é bastante móvel e garante segurança contra acidentes.

Potência máxima de 1500 W e consumo de 1,5 kW/h.

6. Britânia Halógeno AB1200

Usa lâmpadas de halógeno, o que significa que pode deixar seu ambiente mais aquecido em com segurança, sem se preocupar com o risco de contato com as lâmpadas. Têm potências diferentes de potência máxima de 1200 W e consumo de 1,2kW/h.

7. Philco PAQ2000B

Para quem busca algo mais compacto e quer também ventilar o ar, ele serve como uso prático de transporte, com bom sistema de segurança, e duas potências de aquecimento para potência de 1500W e consumo de 1,5kW/h.

8. Britânia AB1100N

Na forma de ventilador, aquece bem e conta com um sistema de proteção com três níveis de potência de 1500 W (dois para aquecimento e um para ventilação) e consumo de 1,5kW/h.

Mas, além disso, temos que analisar também alguns pontos importantes.

Capacidades do aquecedor

Dependendo de como você deseja usar o aquecedor e do tamanho do espaço, será necessário determinar a capacidade necessária para esquentar adequadamente. Lembre-se de que comprar um aquecedor muito grande pode aumentar sua conta de luz, e um aquecedor muito pequeno pode não aquecer adequadamente um ambiente.

Uma boa regra a seguir ao procurar um aquecedor é:

– 10 watts por cada metro quadrado de espaço no quarto padrão.

Por exemplo, um aquecedor de 1.500 watts seria ótimo para um espaço de 45 metros quadrados.

Essas distâncias podem aumentar se o aquecedor for usado apenas para aquecimento suplementar.

O isolamento deficiente, como tetos altos ou abobadados, além do número de janelas e portas em um espaço, também podem afetar o desempenho do seu aquecedor. Por isso, considere aumentar a potência para acomodar esses fatores.

Outras considerações

Segurança: na verdade, muitos aquecedores terão recursos de segurança integrados. Assim, os mais comuns são de proteção contra o superaquecimento, desligamento automático e interruptores contra tombamentos. A maioria dos aquecedores terá, pelo menos, um desses recursos, se não todos. Assim, ao comprar, certifique-se de que o seu aquecedor foi construído pensando na segurança.

Opções para banheiro: os aquecedores de ambiente podem ser feitos para locais específicos, como banheiros e garagens. Se usar o aquecedor de ambientes no banheiro, certifique-se de que ele possui recursos de segurança embutidos para ambientes úmidos, como um plug que pode proteger contra choque elétrico.

Portabilidade: você está planejando mover seu aquecedor de um espaço para outro? Nesse caso, considere encontrar um aquecedor com rodas para ajudar no transporte ou escolha um aquecedor leve e compacto que seja fácil de transportar.

Corpo do aquecedor: considere procurar um aquecedor de ambientes com um corpo de toque frio ou um aquecedor de cerâmica, especialmente se sua família tiver filhos, pois essas unidades não ficarão muito quentes por fora e normalmente estão “ok” para tocá-las durante a operação.

NOTA importante: os aquecedores devem ser sempre supervisionados durante a operação e mantidos fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Um aquecedor de ambientes geralmente tem alta potência, o que pode aumentar o consumo de energia ao longo do tempo. Ao comprar, procure aquecedores com modos de eficiência energética que o ajudam a operar com maior eficiência e, claro, economizando dinheiro!

E então? Gostou do conteúdo sobre aquecedor de ambientes? Quer deixar seus comentários abaixo, para saber mais sobre como escolher seu aquecedor de ambientes preferido? Poste suas dúvidas e não deixe de ler os demais artigos de nosso blog!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *