Como instalar ar condicionado e dicas de uso

Como instalar ar condicionado e dicas de uso
calendar_month09/12/2022 view_list

Você sabe a maneira correta de como instalar ar condicionado e manejos para utilizar o aparelho da melhor forma? 

Nos meses mais quentes, o ar condicionado é um aliado do conforto térmico dos ambientes. Com a ajuda desse equipamento, a temperatura interna fica agradável e equilibrada. Apesar dos benefícios, podem surgir problemas se não souber como instalar ar condicionado. Um deles é o risco de curtos circuitos. Além disso, podem ocorrer incêndios e o mau funcionamento do aparelho.

Como evitar esses problemas? Nesse artigo, apresentamos as melhores soluções de instalação e uso do ar condicionado. Acompanhe os próximos tópicos!

Preparação para instalação do ar condicionado

É importante lembrar que a instalação de um ar condicionado deve ser realizada por uma empresa ou profissional especializado. A razão se deve a uma série de procedimentos a serem seguidos à risca. 

Para executá-los da maneira correta, é necessário conhecimentos e técnicas específicas. A seguir, apontamos quais são as etapas e como instalar ar condicionado com segurança.

Não deixe de ler o manual de instruções

Mesmo sendo um profissional experiente e especializado, o instalador do aparelho precisa ler o manual de instruções. Nele, existem recomendações específicas que podem diferir de outros equipamentos. Por exemplo, como realizar o cabeamento, isolamento e manusear a bitola de tubos.

Outra vantagem de ler o manual de instruções é entender se o ar condicionado foi desenvolvido para determinado ambiente. Vale ressaltar que os aparelhos são criados com uma certa capacidade de refrigeração. Essa capacidade é medida pelos BTUs (British Thermal Unit).

Prepare o local adequado para o aparelho

A segunda etapa envolve a preparação do ambiente que receberá o ar condicionado. Parece uma tarefa simples, mas não é bem assim. Na verdade, envolve vários processos que devem fazer parte de um checklist. Os itens a serem avaliados são:

  • Estrutura de tubulação – está adequada para a instalação do modelo de ar condicionado? Serão necessários ajustes ou melhorias?
  • Adequação às normas locais – a parte (ou unidade) externa do aparelho pode ser instalada em uma parede ou varanda que compõem a fachada do imóvel? Alguns condomínios, prédios ou projetos residencias não permitem essa instalação, pois modifica o design da fachada;
  • Estrutura do local – suporta o peso e as vibrações do aparelho durante o funcionamento? Tem espaço para a instalação de vários elementos (fiação elétrica, fluído refrigerante e tubulação do dreno)? Permite o acesso fácil para a retirada dos filtros de limpeza? 
  • Distanciamento – o ar condicionado ficará, pelo menos, a um metro de distância de outros equipamentos eletrônicos e lâmpadas fluorescentes?
  • Diâmetro da tubulação e tamanho da bitola – são compatíveis com o equipamento? Os BTUs seguem o padrão do diâmetro do tubo? A tabela abaixo ajuda nesse entendimento:
BTUDiâmetro do tubo
7000¼ e ⅜
9000¼ e ⅜
12000¼ e ½ 
18000¼ e ½ 
22000⅜ e ⅝ 

Equipamentos de segurança

É fácil desperceber a importância do uso dos EPIs (equipamentos de segurança) no processo de instalação do ar condicionado. No entanto, esses equipamentos são indispensáveis. Quando não utilizados, o profissional pode sofrer fraturas, quedas ou até mesmo morrer.

Quais são os equipamentos de segurança adequados para esse tipo de trabalho? São eles:

  • Óculos de proteção;
  • Capacete de segurança;
  • Luvas de segurança;
  • Protetor auricular;
  • Cinto (modelo paraquedista) com sistema trava-quedas e talabarte;
  • Botina de segurança.

KIT de instalação de ar condicionado

Outro aspecto fundamental para o sucesso na instalação do ar condicionado é o material a ser utilizado. Podemos incluir vários itens em um kit de instalação. Entre os principais, podemos destacar:

  • Disjuntor para cada aparelho split;
  • Tubulação com fiação elétrica – metrificada de acordo com a potência do condicionador;
  • Tubos em alumínio ou cobre. Para conseguirem suportar a carga térmica do ar condicionado, é essencial que as seções e espessuras sejam adequadas;
  • Rolo de fita preta ou térmica;
  • Tomada especial para alta potência;
  • Tubos de PVC para a drenagem da água. Para terem a melhor eficiência, esses tubos devem ser conectados a rede pluvial da construção;
  • Ferramentas de vácuo – vacuômetro, manômetro e bomba de vácuo;
  • Elétrica e verificação – mangueira para dreno e aparelho de solda;
  • Ferramentas de infraestrutura – flanges, dobrador e cortador de tubos, tubulações e conjunto serra-copo;
  • Acabamento – fitas adesivas, massa de acabamento e calafetar;
  • Suportes – mangueira de dreno e aparelho de solda.

Como instalar ar condicionado?

Durante o processo de instalação, o responsável seguirá alguns procedimentos específicos para a unidade interna e externa do ar condicionado. São eles:

Unidade internaUnidade externa 
Altura de, no mínimo, um metro e meio do chão. Deve existir um espaço abaixo da unidade para a mangueira de drenagem.O lugar deve ser ventilado e distante de fontes de gás inflamável.
Escolha as paredes de maior metragem. Isso contribui para uma distribuição eficiente do ar.A instalação não deve ser realizada em locais que obstruem a saída de ar do aparelho.
Impedir que haja fluxos cruzados de ar vindos de outros aparelhos.Essa unidade deve ser instalada acima ou abaixo (nunca nivelada) com a unidade interna.
Evitar ambientes que tenham elementos que obstruem a passagem do ar, como: móveis e divisórias.A mangueira de drenagem precisa se localizar abaixo da unidade interna.
Opte por uma localização que facilite a limpeza do filtro de ar.

Dicas de uso do ar condicionado

Os cuidados com o ar condicionado não terminam após a processo de instalação. Pelo contrário, eles devem ser redobrados. Fazendo assim, o aparelho mantém um alto nível de eficiência e durabilidade. As melhores práticas a serem aplicadas na utilização do equipamento são: 

Escolha a temperatura ideal

De acordo com a Resolução 09/2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o nível adequado de temperatura interna é de 23 graus. Quando o aparelho refrigera nessa temperatura, gera um conforto térmico. Além disso, se evita forçar o motor – o que acontece quando é programado para manter o ambiente em temperaturas muito baixas.

Não deixe de realizar a limpeza

Sem uma limpeza periódica, com o tempo, o filtro do ar condicionado fica cheio de resíduos (bactérias, poeira e microrganismos). Se nada for feito para limpá-los ou retirá-los, a saúde dos frequentadores pode ser afetada. O recomendado é que os filtros sejam limpos, pelo menos, uma vez por mês e trocados a cada seis meses.

Quer descobrir com realizar esse processo da forma correta? Confira dicas valiosas no artigo: “Saiba com fazer corretamente uma limpeza de ar condicionado”.

Não desligue e ligue o aparelho rapidamente

Um erro comum cometido por usuários de ar condicionado é desligá-lo ou ligá-lo com frequência. Para evitar isso, o ideal é manter o aparelho ligado mesmo que o ambiente fique vazio por uns instantes (até meia hora). 

Quando o ar condicionado permanece ligado por longos períodos diariamente, uma boa sugestão é optar pelos modelos com tecnologia inverter. Além de maior eficiência, esse tipo de aparelho regula o compressor de acordo com a necessidade. Por exemplo, se a temperatura estiver agradável, o nível de refrigeração é diminuído.

Invista em isolamento térmico

Por meio da aplicação do isolamento térmico 3TC, o nível de eficiência do ar condicionado é otimizado. Um vez que, melhora a vedação das estruturas do aparelho, evitando a troca de calor nos dutos de ar. Ademais, é possível aplicar também esse tipo de isolamento no telhado e nas paredes da construção.

Sendo assim, o calor externo não impacta na temperatura interna, reduzindo a carga de refrigeração do ar condicionado. O segredo do isolamento térmico 3TC está no bloqueio de três formas de transferência da calor:

  • Condução – vinda de materiais e fluídos;
  • Radiação – originada dos raios infravermelhos;
  • Convecção – vinda de vapores, gases e fluídos.

Entre os benefícios de isolar termicamente o ar condicionado, podemos destacar:

  • Economia de energia;
  • Sustentabilidade ambiental;
  • Menor demanda por equipamentos;
  • Temperatura estável;
  • Prevenção de riscos à saúde.

Gostou do conteúdo? Entendeu como instalar ar condicionado? Quer conhecer melhor a tecnologia 3TC Isolamento? Então, acesse o nosso blog e confira outros artigos publicados!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *