No inverno, manter-se quentinho é uma preocupação para muitos brasileiros. Diante disso, os aquecedores acabam sendo mais usados, o que pode acarretar contas de luz altas. Mas você sabia que há maneiras de isolar a casa contra o frio sem comprometer suas faturas?

Neste artigo veremos que existem algumas dicas que transformarão e podem isolar a casa contra o frio. Experimente estes projetos abaixo e aqueça seu lar sem gastar muita eletricidade!

Algumas maneiras baratas de economizar ao isolar a casa contra o frio

Antes de iniciar uma construção, você já sabe de antemão o clima externo de onde ficará sua residência. Se você reside em um local geralmente onde o frio se instala com facilidade, é hora de repensar em alguns planos para isolar a casa contra o frio.

Geralmente são aconselhados a instalar vidros duplos, fazer um isolamento térmico completo ou revisar seu sistema de aquecimento que pode ser ineficiente. Mas, além dessas táticas, o que mais pode ser feito de forma rápida para manter e isolar a casa contra o frio?

1. Use folhas de estanho

Uma maneira de evitar a perda desnecessária de calor, principalmente daqueles fixados nas paredes externas, é usar uma folha de alumínio refletora. Assim, isso evita que o calor desapareça da parede refletindo-o de volta para o cômodo. Aliás, você pode também até usar papel alumínio de boa qualidade, embora geralmente não seja tão eficaz assim.

2. Cortinas grossas

É uma das principais formas de proteger e isolar a casa contra o frio e a perda de calor pelas janelas. Cortinas com revestimento térmico são uma opção relativamente barata. Se você não quiser gastar muito com cortinas novas, pode forrá-las com materiais como lã. Além disso, você pode até usar cortinas de banheiro de PVC.

E não são apenas as janelas que podem se tornar “cortinas”. Colocar uma cortina na frente das portas para o exterior também adiciona mais outra camada de proteção. Por isso, não necessariamente precisa ser uma cortina.

3. Deixe a luz do sol entrar durante o dia

É muito importante tentar usar o máximo de calor natural – e livre – na forma de luz solar, possível. Assim, persianas e cortinas devem ser mantidas abertas durante o dia. Fechar as cortinas assim que entrar o crepúsculo, também maximizará o potencial de isolar a casa contra o frio e reter esse calor.

4. Vidros duplos

São muito eficientes em termos de isolamento térmico, mas podem ser relativamente caros. Porém, há filmes especiais que você pode colocar em janelas de vidro simples que podem imitar o mesmo efeito, embora em menor grau. Desta forma, você pode prender o filme no caixilho da janela usando fitas e depois fixá-lo. Existe uma desvantagem. Você não conseguirá abrir suas janelas sem quebrar o lacre.

Como outra alternativa, tiras de espuma autoadesivas podem ajudar a vedar quaisquer lacunas nas bordas das janelas. Na verdade, tiras de metal ou plástico custam um pouco mais, mas, como resultado, duram mais.

5. Evite a perda de calor pela chaminé

Se você tiver uma lareira com chaminé (no Brasil é bastante comum ter lareiras meramente decorativas) deve considerar um balão. Há uma quantidade incrível de calor que pode ser perdida através de uma lareira aberta. Por isso, um balão de chaminé, feito de um laminado especial, pode ser comprado e funciona sendo colocado no buraco da chaminé, fora da vista.

Em seguida, ele é inflado até bloquear completamente a entrada de ar frio ou a saída de calor. Apenas se certifique de não iniciar um incêndio sem removê-lo. Também existem no mercado isoladores de chaminé de lã. Mas, novamente, certifique-se de removê-los antes de iniciar qualquer incêndio.

isolar a casa contra o frio

Imagem: homeinsulations.co.za

6. Cuidado com as entradas de gatos

Muita saída e entrada de ventilação vem por essas entradas nos rodapés das portas. Vale a pena colocar uma barreira extra na forma de um “pincel”. Eles podem ser um pesadelo para os pets, mas podem evitar e melhor isolar a casa contra o frio que atravessa a casa.

O mesmo vale para as fechaduras, que podem ser protegidas com “simples circulares tampas de fechadura”. É incrível como até mesmo uma pequena corrente de ar pode deixar uma sala muito mais fria.

7. Limpe seus aquecedores

Tente evitar colocar móveis grandes na frente deles. Pelo menos no curto prazo, o sofá que você usa perto do aquecedor estará absorvendo mais calor. Também colocar uma prateleira acima do aquecedor, especialmente se você tiver tetos altos, pode ajudar a canalizar o calor. Mas é importante não colocar coisas próximas ao aquecedor em si. Na verdade, você pode colocar uma prateleira acima dele para impedir que o ar quente suba diretamente.

8. Feche as portas de cômodos não utilizados

Manter as portas fechadas impedirá que o ar frio entre no resto da casa e conterá o calor que você gerou em uma área menor.

9. Cubra o piso

Os pisos são responsáveis ​​por até 10% da perda de calor se não forem isolados. Os tapetes surgiram por uma razão. Aqueles com piso de madeira têm que lidar com a perda de calor. Tapetes grossos podem ajudar a mitigar isso e têm a vantagem adicional de manter os pés aquecidos.

Às vezes, pode ser até um elemento psicológico. Os pisos e rodapés podem se contrair, expandir ou mover-se ligeiramente com o uso diário, então você deve usar algum enchimento que tolere o movimento, que geralmente, são à base de silicone.

Como vimos, isolar a casa contra o frio, de forma a mexer em toda a estrutura, pode parecer caro para alguns. Mas o isolamento térmico com algumas dicas alternativas podem dar outras possibilidades.

Por exemplo, rolos de isolamento de espuma são baratos, e com três rolos de 8 polegadas de profundidade devem ser suficientes para dar à maioria uma importante camada de proteção.

Lãs minerais, fibra de vidro e produtos de papel reciclado funcionam bem, também. Mas lembre-se de usar máscara, óculos e roupas de proteção, se você mesmo fizer isso, e deixe espaços suficientes ao redor dos beirais para evitar condensação.

Também vale a pena verificar se nenhuma das suas telhas está solta ou faltando. Se você tem telhas soltas ou um telhado danificado, a água que entrará no seu sótão, assim que o isolamento molhar, ele perde a eficiência.

Todo mundo gosta de uma casa quente e aconchegante, mas vimos que isolar a casa contra o frio sem pagar uma fortuna por gás e eletricidade pode ser viável. A boa notícia é que existem muitas medidas de baixo custo para a conservação de energia para impedir a perda de calor em casa.

Muitos deles, como vimos, são soluções rápidas e fáceis. A eficiência energética – sobretudo através do isolamento térmico – é uma forma de poupar energia e melhorar o seu conforto.

Nós lidamos com o isolamento térmico com tecnologia destacada. Ajudamos a orientar você sobre como manter o calor durante os períodos frios, bem como reduzindo a demanda de energia. Além disso, a tecnologia 3TC é uma das melhores alternativas para combater as mudanças climáticas e proteger o planeta, por causa da sustentabilidade.

Quanto mais isolada for a sua casa, mais quente será no inverno e mais fria permanecerá no sol de verão. Ao realizar pequenas ações todos os dias, você pode ver uma economia significativa. Seguindo apenas algumas das ações descritas acima pode ajudá-lo a economizar suas contas todos os anos.

E então? Pronto para ver sua performance em isolar a casa contra o frio? Siga-nos nas nossas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin)!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *