Como pintar telhas amianto

You are currently viewing Como pintar telhas amianto
Pintar telhas amianto - 3TC Isolamento

Embora amianto seja uma palavra assustadora hoje para proprietários de casas, a durabilidade dessas telhas significa que a melhor maneira de manuseá-las é cobrindo-as com outro piso. Neste artigo veremos como pintar telhas amianto de forma segura. Confira!

É claro, você pode pintar ladrilhos intactos de forma barata para dar ao piso da sua casa uma aparência mais moderna. Mas veremos mais sobre como pintar telhas e amianto a seguir.

Problemas de telha de amianto

Dos anos 1950 aos 1980, quase todos os ladrilhos de vinil vendidos continham entre 2% e 10% de amianto. Na verdade, o amianto é um mineral fibroso tóxico resistente ao calor, ao fogo e que absorve o som — o que o torna um material de construção popular.

No entanto, foi descoberto que a inalação de fibras de amianto pode causar doenças graves, e o uso do amianto foi drasticamente reduzido em residências, até em locais de trabalho.

Leia também: Manta térmica para telhado: guia completo para escolher a melhor.

A maioria das telhas de vinil de 23cm e outras de 30 cm, bem como o adesivo que as fixa ao piso contêm um certo nível de amianto. A boa notícia é que as fibras não são prejudiciais se firmemente encaixadas no material de vinil, assim, em condições normais. Logo, as fibras não são liberadas para a atmosfera.

Porém, remover as telhas pode perturbar esse amianto preso, então a melhor estratégia é pintar as telhas de amianto ou cobri-las com outro piso.

Como pintar telhas amianto

Saber como pintar telhas e amianto intactas, mesmo aquelas consideradas como não friáveis, significa que é improvável que liberem fibras de amianto no ar. Assim, materiais friáveis ​​de amianto são aqueles que são facilmente desintegrados, pulverizados ou transformados em pó com a pressão de sua mão.

Desta forma, contanto que a telha permaneça não friável, você pode cobri-la com segurança por conta própria.

Primeiro, inspecione o piso para ver se há telhas rachadas, quebradas ou muito desgastadas. Ou ainda, adesivadas expostas que podem conter amianto.

Solicite a um empreiteiro qualificado que remova ou repare os pisos danificados. O manuseio dessas placas danificadas pode liberar as fibras no ar e causar um risco potencial à saúde.

Prepare o chão para pintar removendo qualquer cera ou polimento. Nunca use uma lixa, esponjas abrasivas, escovas de arame no piso de amianto. Em vez disso, use solventes químicos, como fosfato trissódico ou uma mistura de uma parte de álcool isopropílico para três partes de água.

Aspire o chão para remover qualquer poeira e sujeira remanescentes.

 

Pintura sobre telha de amianto

Como pintar telhas e amianto não é tão simples, veja este passo a passo.

Na verdade, as telhas de amianto podem ser pintadas, se for usar a tinta acrílica, por causa da aderência, mas com um fundo preparador aplicado antes.

Leia também: Como os produtos para revestimento da 3TC se comportam ao fogo?

Use um primer à base de óleo para selar o piso e encapsular ainda mais as fibras de amianto. Remova os rodapés ou cubra-os com fita adesiva e use um pincel ou rolo para revestir uniformemente o piso, deixando uma “rota de fuga” para que você não fique preso até que a tinta seque.

Depois que o piso for preparado, use tinta à base de óleo para cobrir as telhas, pois a tinta a óleo adere e resiste ao desgaste melhor do que a tinta à base de látex.

como pintar telhas e amianto

Se você espera que seu piso receba tráfego intenso, considere revestir a tinta com poliuretano. Deixe a tinta curar por dois ou três dias, depois aplique três camadas de poliuretano transparente à base de água.

Planeje adicionar uma camada de manutenção de poliuretano a cada dois anos.

Você também pode usar um revestimento de piso de epóxi sobre telha de amianto. A tinta epóxi projetada para pisos suporta bem o tráfego regular de pedestres. Siga as instruções do seu produto epóxi específico para aplicá-lo no chão.

Outras opções de revestimento de piso

Pintar é uma opção até rápida. Porém, você também pode instalar outros materiais de piso sobre telhas de amianto, desde que estejam intactas. Cobrir as telhas reduz o desgaste que pode eventualmente causar a liberação das fibras.

Colocar carpete sobre telhas de amianto é uma opção. Você também pode colocar pisos de vinil ou linóleo sobre as telhas de amianto. Se o piso for plano, sem saliências ou depressões, pode-se instalar a placa de cerâmica sobre a placa de vinil.

Segurança e Preparação

Ao pintar, você deve minimizar o risco de liberação de fibras que podem se espalhar pelo ar. Proteja a si mesmo, sua família e aqueles ao seu redor (incluindo vizinhos e animais de estimação) da exposição a fibras potencialmente perigosas, seguindo essas regras de segurança. Além de saber como pintar telhas amianto, é preciso se proteger.

  • Certifique-se de que todo o amianto esteja em boas condições antes de revestir.
  • Se a superfície estiver descascando ou quebrada, o conselho de um especialista deve ser obtido.
  • Se a superfície precisar de limpeza, não lave, escove, lixe ou raspe a superfície anterior.
  • Qualquer musgo ou sujeira solta deve ser lavada com água e a superfície deixada para secar.
  • Para a aplicação do revestimento, é recomendável usar um spray de baixa pressão, como um spray para cercas de jardim, em vez de escovar. Não use spray de alta pressão.
  • Use máscara com filtro de partículas (e filtro de vapor se necessário), luvas e macacões descartáveis ​​e proteção para os olhos.
  • Após a pintura, verifique de vez em quando se a tinta ainda está em boas condições e repintar quando necessário.

Agora que você sabe como pintar telhas amianto, que tal se inscrever na nossa newsletter para receber mais informações sobre construções? Inscreva-se já!

Deixe um comentário