3TC Isolamento

Como reduzir o calor em aviário dark house

Saber como reduzir o calor em aviário dark house é de fundamental importância, uma vez que a temperatura excessiva pode prejudicar o desenvolvimento das aves, que nessas condições consomem menos alimentos e podem acabar severamente doentes.

De fato, o excesso de calor, a alta umidade do ar e a falta de vento causam estresse térmico, levando esses animais a morte. Por outro lado, as baixas temperaturas também podem matar as aves.

Para evitar prejuízos, como controlar a temperatura da granja? Como a variação térmica afeta a criação de aves?

Para responder essas perguntas e saber mais sobre o assunto, continue a leitura do post!

Por que controlar a temperatura do aviário é essencial?

Como você sabe, muitas cidades do país estão sujeitas a altas temperaturas durante a maior parte do ano. Até mesmo as cidades da região sul, de clima ameno, enfrentam ondas de calor no primeiro semestre do ano. As baixas temperaturas também afetam o bem-estar animal que passa a se movimentar menos e a beber menos água.

Saber como reduzir o calor em aviário dark house garante que as aves mantenham a sua atividade produtiva em alta e se mantenham saudáveis, o que é fundamental que o negócio prospere.

O melhoramento genético garante animais mais vigorosos e resistentes a temperaturas extremas. O controle sanitário e o acompanhamento veterinário também são fundamentais para que o rebanho permaneça saudável. Contudo, a climatização adequada é o fator decisivo de como reduzir o calor em aviário dark house e garantir a produtividade.

Qual a temperatura ideal para a criação de aves?

Assim como vacas e porcos, as aves são homeotérmicas, ou seja, conseguem manter a temperatura corporal estável. Quando se sentem desconfortáveis, esses animais mudam seu comportamento: quando o calor é excessivo, procuram lugares mais frescos e ficam de bicos abertos.

Se sentem frio, procuram lugares mais quentes, ficam mais próximos uns dos outros e começam a tremer, movimento involuntário que conserva a temperatura corporal.

A  temperatura das aves deve permanecer em torno de 41 °C. Mas qual é temperatura a ideal da granja? Nessa caso, o ambiente deve permanecer entre 21 °C e 23 °C. Claro, as necessidades climáticas variam com a idade do animal. Na primeira semana de vida, o ideal que o aviário tenha temperaturas que variem entre 31 °C e 33 °C.

Temperaturas 4 °C mais altas superaquecem as aves e 8 °C mais baixas podem causar hipotermia e falência dos órgãos, o que pode levar os animais à morte.

Como reduzir o calor em aviário dark house?

O que fazer para garantir o conforto térmico das aves? O primeiro passo é planejar as instalações para facilitar o manejo e garantir uma ventilação adequada.

Ao observar como reduzir o calor em aviário dark house também é preciso estar atento as paredes: essas estruturas devem ser feitas com material isolante. Outra opção é construir granjas com laterais abertas, o que melhora a ventilação. Nesse caso, a construção deve contar com cortinas para impedir que o sol penetre diretamente no ambiente.

De fato, a ventilação é um ponto importante e deve ser observada com rigor. Ventiladores são fundamentais para garantir a boa circulação de ar, diminuir o excesso de umidade e manter a temperatura adequada. Exaustores e aspersores de água atuam para melhorar o equilíbrio climático da granja.

O piso, as baias e as camas, compostas de serragem limpa e seca ou por outro material natural, deve ser higienizada com frequência para o maior conforto dos animais. Esse substrato deve ser trocado com frequência para evitar a propagação de bactérias e doenças causadas por dejetos animais, sujeira e umidade.

Outras ações para prevenir o calor

Outro ponto que merece destaque ao analisar como reduzir o calor em aviário dark house é o sombreamento, que pode ser conseguido com o plantio de árvores ou com a instalação de telas sob o telhado da granja.

Para garantir o correto funcionamento de ventiladores e umidificadores o produtor precisa contar com um gerador, o que garantirá que a granja permaneça agradável caso falte energia elétrica, evitando o sofrimento das aves. Vale lembrar que o registro de temperaturas deve ser acessível e disponível para que a temperatura possa ser regulada pelo responsável.

E o banho de poeira? Essa solução ajuda as aves a controlarem a temperatura corporal e pode ser usada em dias muito quentes e secos.

O aviário também deve garantir que as aves tenham acesso à água limpa e fresca em abundância. O líquido deve ser puro e sem contaminantes e permanecer a uma temperatura média de 22 °C. Refrigeradores ou pedras de gelo podem ser usados para garantir que a água permaneça em condições adequadas.

Para manter a temperatura, a granja não deve estar superlotada – a densidade máxima deve ser de 7 aves por m². Já na área externa a densidade não deve ultrapassar 0,5 m² por ave alojada.

3TC Isolamento

Outra solução de como reduzir o calor em aviário dark house é o 3TC Isolamento, produto inovador composto por um núcleo de EPS anti-chamas e duas películas altamente refletivas que não conduzem eletricidade.

Essa uma tecnologia de isolamento térmico garantirá o conforto do rebanho de aves, mantendo a granja em temperaturas adequadas ao manejo. O material pode ser instalado no piso, paredes, teto e nos dutos de ar condicionado.

Além disso, o material pode ser instalado em contêineres, e veículos de transporte como vans, kombis e caminhões, ou seja, se adapta a sua necessidade. O produto, atende a todas as normas de segurança da construção civil com mais eficiência e durabilidade que os isolamentos tradicionais.

Gostou desse conteúdo sobre reduzir o calor em aviário dark house? Então confira as nossas soluções específicas para granjas!

Sair da versão mobile