Como tirar a espuma expansiva da mão? Saiba como usar

Como tirar a espuma expansiva da mão? Saiba como usar
calendar_month31/10/2022 view_list

A área de construção civil tem muitos produtos e ferramentas que foram desenvolvidos para facilitar serviços, bem como atender necessidades específicas de edificações. Focando nos produtos, podemos destacar a espuma expansiva. Embora muito eficiente, esse produto deve ser manuseado com cuidado para, por exemplo, não grudar na mão. Mas se isso acontecer, como tirar a espuma expansiva da mão?

Neste artigo, responderemos esse questionamento. Falaremos também como aplicá-la da maneira correta e suas funcionalidades. Acompanhe os próximos tópicos!

O que é espuma expansiva?

A espuma expansiva também é conhecida como espuma expansiva de poliuretano (PU). Explicando de forma simples, esse produto tem secagem rápida e é excelente para selar ou vedar diferentes espaços e superfícies.

Devido à versatilidade, a espuma expansiva não é apenas utilizada na construção civil, mas também na área de produção de móveis, artesanato e bricolagem. Por causa da boa aderência, é fácil aplicá-la em diversos tipos de materiais de construção, como: concreto, metal e vidro. Também é possível usar a espuma em sintéticos: PVC, poliéster e poliestireno.

Uma peculiaridade é o excelente nível de transferência de calor. Mesmo em altas temperaturas, a espuma expansiva não cede, racha ou encolhe. Por isso, é eficaz quando utilizada no isolamento térmico de superfícies de ambientes internos ou externos.

Além do calor, esse produto é resistente a chuvas, poeira, correntes de ar e ventos. Sendo assim, é ideal como barreira física contra essas intempéries. Sem falar que tem um bom custo-benefício, sendo econômico, barato e de alto rendimento.

Quer descobrir mais sobre esse produto? Então, leia agora mesmo o artigo: o que é espuma expansiva e qual sua função?

Como tirar a espuma expansiva da mão?

Apesar dos benefícios, a espuma expansiva pode causar alguns transtornos quando não manuseada da forma correta. Como dito na introdução, o produto gruda nas mãos com facilidade, mas é difícil retirá-lo. Felizmente, existem algumas maneiras de remover a espuma. São elas:

  • Acetona – com um pano limpo e umedecido com acetona, seque suavemente as manchas de espuma. É possível também esfregar o pano nas mãos. Porém, esse processo deve ser realizado com cuidado para não irritar a pele;
  • Álcool isopropílico 91% – em manchas úmidas, basta molhar as mãos com o álcool e esfregá-las. Já em manchas secas, o ideal é que as mãos sejam mergulhadas em um recipiente com álcool durante 10 minutos. Caso não soltem naturalmente, é importante esfregar as mãos com pedra-pomes;
  • Água quente e sabão – lave as mãos com água quente e sabão durante alguns minutos. Para potencializar a remoção, utilize pedra-pomes. No final do processo, aplique creme hidratante nas mãos;
  • Vaselina – após esfregar as mãos com vaselina, cubra elas com luvas plásticas e deixe assim por 1 hora. A vaselina amolece a espuma, facilitando a remoção. Em seguida, retire as luvas e lave as mãos com água quente e sabão.

Vale ressaltar que, antes de aplicar qualquer uma das soluções apresentadas, é importante saber se existe a possibilidade de reações alérgicas. Existem pessoas que são sensíveis a esses produtos. Quando citamos água quente, a temperatura adequada é de, no máximo, 44 graus. Acima disso, há o risco de queimaduras.

Assim, para evitar que a espuma expansiva se fixe nas mãos, deve-se utilizar luvas durante a aplicação. Visando o reforço da segurança, é importante usar também óculos de proteção e roupas apropriadas (camisa de manga longa, calça jeans e calçados fechados).

Como usar a espuma expansiva de forma correta?

No geral, a aplicação da espuma expansiva é realizada de forma simples e fácil. Para informações mais detalhadas, é essencial ler as instruções do fabricante anexadas na embalagem ou na capa do produto.

Esses são os passos para o processo de aplicação:

  • Limpeza da superfície. Para isso, devem ser retiradas partículas soltas, óleos, nata de cimento, graxa, poeira e outros tipos de contaminantes;
  • Umedecer o produto. Importante para o bom desempenho da espuma;
  • Agitar a embalagem;
  • Corte do bico. O tamanho deve ser de acordo com a dimensão que deseja utilizar;
  • Retire o excesso após 2 horas da aplicação;
  • Observe a “cura”. Ocorre, em média, 24 horas depois da aplicação da espuma.

Cabe aqui um conselho importante: remova a espuma seca que fica na ponta do aplicador. Isso evitará que a abertura seja bloqueada, dificultando futuras aplicações. Dessa forma, para realizar esse procedimento, basta cortar a ponta do aplicador.

Locais em que se pode aplicar a espuma expansiva

Como dito no tópico anterior, a espuma expansiva é bem versátil. Por isso, pode ser aplicada em:

  • Portas e janelas;
  • Instalações e vedações do ar condicionado;
  • Buracos, fendas, rachaduras e encunhamento de paredes;
  • Preenchimentos de juntas de revestimentos e dilatação;
  • Vedação de caixa de energia elétrica;
  • Tubos e dutos;
  • Fixação de batentes;
  • Criação de moldes:
  • Telhados etc.

Conheça o Isolamento 3TC

A espuma expansiva é um bom isolante térmico e, como citado, lida bem com as transferências de calor. No entanto, existe um material muito mais eficiente disponível no mercado: o Isolamento 3TC. Por que afirmamos isso? Esse produto impede as 3 principais formas de transferência de calor:

  • Radiação – vinda dos raios infravermelhos e solares;
  • Convecção – ocorre por meio de fluidos, vapores, gases e infiltrações de ar;
  • Condução – vem de materiais e fluidos.

Essa eficiência é alcançada devido ao poliestireno expandido (EPS) e das lâminas de polímero refletivo – parte da composição do Isolamento 3TC. Dessa forma, comparando a espuma expansiva com o Isolamento 3TC, chegamos a seguinte tabela:

Critérios3TCEspuma expansiva
Controle de condução
Controle de convecção
Controle de radiaçãoX
Eliminação de pontes térmicasX
Eficiência energética
Isolamento acústico
Resistência a água
Resistência ao mofo
VedaçãoX
Durabilidade
Não tóxicoX
ReciclávelX
Versátil
Fácil de instalarX
Tabela comparativa: 3TC e Espuma expansiva

 

Por fim, sem dúvidas, o Isolamento 3TC é o ideal para edificações residenciais, comerciais, industriais e da agropecuária que desejam conforto, desempenho e economia. Vale a pena investir nessa tecnologia e colher os frutos positivos em curto, médio e longo prazo.

O que achou do nosso artigo? Descobriu como tirar a espuma expansiva da mão? Quer continuar bem informado? Então, acesse o blog da 3TC e veja outros artigos valiosos publicados!

2 Comentários

  1. Bom dia. Moro no ultimo andar de um prédio residencial, portanto o calor é maior. Qual seria a solução adequada de isolamento térmico?

    1. Olá, Margareth! Nossa tecnologia é ideal pro seu projeto, pois ela controla as três formas de transferência de calor e pode ser instalado em paredes, telhados, lajes etc. Caso queira fazer um orçamento ou tirar dúvidas irei deixar nossos canais de atendimento para que você possa entrar em contato com nossa equipe comercial para entendermos melhor sua demanda.

      Whatsapp: https://www.3tc.com.br/whatsapp/

      Telefone: (31) 3568-0513

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *