Conforto térmico na arquitetura: conheça os métodos e a importância

Conforto térmico na arquitetura: conheça os métodos e a importância
calendar_month08/08/2022 view_list

Você sabe qual é a importância do conforto térmico na arquitetura?

Quando pensamos no processo de construção de um imóvel, geralmente valorizamos bastante a estética do produto final. No entanto, muitas pessoas esquecem de um ponto fundamental que toda obra deve contar: a atenção e o cuidado com o conforto e funcionalidade do espaço. 

Considerando esse cenário, o conforto térmico é um pilar indispensável na hora de planejar seu projeto arquitetônico. Especialmente com as mudanças climáticas que se acentuam ano após ano no Brasil, manter sua casa ou espaço preparado para temperaturas adversas é uma excelente pedida. 

Nesse artigo, vamos te mostrar as vantagens de garantir o conforto térmico na arquitetura e como trazer esse conceito para o seu imóvel. 

Siga a leitura!

O que seria conforto térmico?

Primeiramente, é importante compreender o que exatamente significa esse conceito tão importante. Em poucas palavras, conforto térmico é caracterizado como o estado que permite uma pessoa a gastar menos energia para se adaptar ao clima do ambiente. 

Ou seja, estamos falando do bem estar de não sentir nem frio nem calor ao estar em um espaço, seja residencial ou corporativo. Nesse artigo, explicamos mais detalhes sobre conforto térmico em edificações. 

Quando passamos muito tempo em um ambiente que não conta com métodos que garantem o conforto térmico, podemos sentir impactos reais tanto em nossa saúde emocional quanto física. Afinal, estar inserido em um espaço muito quente ou frio por horas pode resultar em quadros de estresse, falta de produtividade e dores de cabeça, por exemplo. 

Trazendo essa questão em números, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a zona de conforto aceitável segundo a NBR 16.401 é em torno de 20 a 23ºC no inverno e 23 a 26ºC no verão.

Considerando essas informações, podemos concluir que conforto térmico é a sensação de se sentir aconchegado com a temperatura de um ambiente. Nós temos um conteúdo no blog falando especificamente sobre o assunto. Acesse o link e confira! 

Métodos de conforto térmico na arquitetura 

Vimos até aqui um pouco mais sobre o que é conforto térmico. Mas afinal, como efetivamente aplicar esse conceito no contexto da arquitetura? Qual a maneira mais simples de contar com uma temperatura controlada e agradável no seu imóvel?

Abaixo, iremos responder essas e outras perguntas sobre o assunto. Confira alguns dos principais métodos para garantir o conforto térmico na construção!

Análise da orientação solar 

A posição da edificação em relação ao sol é um fator primordial e definitivo para o conforto térmico do ambiente. Portanto, esse é um ponto que deve-se analisar com cautela. 

O ganho solar é caracterizado pelo calor emanado da luz do sol, absorvido pelo concreto da edificação. Assim, nesse contexto, devemos considerar também as reflexões de calor, áreas de sombra, utilização de vidros, etc. 

Especificamente em países do hemisfério sul, em um período do ano, as fachadas direcionadas para o sul são menos ensolaradas que as voltadas para o norte, que puxam mais calor. Dessa forma, ao compreender a orientação solar, será mais simples pensar em ferramentas que aproveitem ou bloqueiem a incidência de calor no espaço. 

Adoção de aberturas

Como citamos no tópico anterior, a posição do sol pode determinar algumas ferramentas que serão utilizadas na obra para aproveitar o calor. Dentre esses mecanismos, podemos destacar as aberturas nas coberturas e fachadas. 

Assim, além de garantir a captação da luz do sol e a iluminação natural, uma abertura pode promover também a troca e circulação de ar, tornando o ambiente mais arejado. 

Atentar-se sobre a distância entre as edificações

A distância entre uma edificação e prédios vizinhos também é um fator determinante para o conforto térmico. 

Quando duas construções são levantadas em uma área muito próxima (menos de cinco vezes a altura da edificação), a tendência é que a circulação de ar seja dificultada.

Estratégias verdes

Apostar em vegetações na decoração do ambiente também é uma estratégia a ser pensada na hora de elaborar seu projeto. 

A presença de plantas no imóvel pode amenizar o clima local, oferecendo um conforto térmico ambiental. Além disso, estudos de neuroarquitetura indicam que a biofilia no contexto arquitetônico reduz o estresse e a ansiedade. 

Optar por telhas ou cerâmicas metálicas 

A escolha da telha é um momento crucial para definir o conforto térmico da edificação. As telhas cerâmicas podem reter o calor de maneira muito efetiva, funcionando como isolantes térmicos. Em contrapartida, as metálicas contam com esse isolamento nas próprias camadas inferiores. 

Utilizar parede Drywall

Quando comparado com a alvenaria tradicional, o drywall mostra-se mais efetivo na missão de garantir conforto térmico. Essa superioridade é possível graças ao fato do material não absorver temperatura externa. 

Isso ocorre porque o drywall conta com lã de vidro ou rocha em seu interior, característica que traz não somente o controle de temperatura, como também o conforto acústico ambiental. 

Usas madeira e vidro na construção 

Madeira e vidro são dois materiais excelentes para o conforto térmico no imóvel. 

Por contar com estruturas que oferecem uma baixa condutividade térmica, a madeira é considerada um isolante natural. Sendo assim, casas que utilizam esse material normalmente têm a temperatura mais controlada.  

No caso do vidro, existem alguns tipos (como os vidros refletivos e Low-e, por exemplo) que oferecem uma tecnologia que controla a entrada da luz solar no ambiente sem o calor.

Fazer o isolamento térmico de paredes e telhados

características do 3TC IsolamentoPor último mas não menos importante, uma das maneiras mais efetivas de garantir o conforto térmico na arquitetura é apostar em isolantes para paredes e telhados. 

Lembra quando falamos que uma parede de drywall conta com propriedades naturalmente isolantes? Esse benefício pode ser potencializado quando somado com o isolamento térmico 3TC.

A 3TC criou uma tecnologia de isolante térmico baseada no funcionamento das garrafas térmicas e também nos trajes de astronautas. Essas roupas controlam tanto temperaturas altas quanto baixas com a mesma eficiência. 

Assim, o 3TC foi desenvolvido para ser um isolante térmico muito diferente dos convencionais justamente por controlar as três formas de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Confira nosso post sobre isolantes para drywall!

Conheça a 3TC

Gostou desse conteúdo? Para mais posts como esse, acesse o blog da 3TC. Por lá, além de conhecer melhor nossa tecnologia, você aprenderá dicas de ouro sobre o mundo da engenharia civil e do conforto térmico. Clique no link

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *