Conheça os principais tipos de máquinas agrícolas

You are currently viewing Conheça os principais tipos de máquinas agrícolas

Como o cultivo e a lavoura envolvem trabalho pesado e uma variedade de processos diferentes, seria quase impossível fazê-lo manualmente. Assim, máquinas agrícolas e ferramentas tornaram-se uma necessidade para a agricultura nos dias de hoje.

Existe uma ampla variedade de equipamentos e máquinas agrícolas usados ​​na agricultura de hoje. Tais implementos podem ser adquiridos novos ou usados, tanto por meio de vendedores particulares quanto por meio de fornecedores e fabricantes de arados de equipamentos de máquinas agrícolas confiáveis.

No entanto, pode ser difícil escolher qual é a mais adequada ao seu agronegócio, diante de tantas opções.

Especialmente os novos agricultores podem se perguntar para que servem os diferentes tipos de máquinas agrícolas.

E quando administram fazendas de pequeno e médio porte, pode ser confuso determinar os diferentes tipos de maquinário agrícola necessários para tornar suas operações mais eficientes.

>>> Veja também: O que você precisa saber sobre poços artesianos.

Tipos de máquinas agrícolas

Se você está pensando em comprar máquinas agrícolas novas ou usadas, dê uma olhada neste guia. Abordaremos os diferentes tipos de máquinas agrícolas e seus usos. Indicaremos, também, as melhores opções para operações de pequeno, médio e grande portes.

Veículos agrícolas

Dos diferentes tipos de máquinas agrícolas e suas utilizações, os veículos são os mais importantes e representam o maior investimento. Embora um caminhão seja frequentemente um elemento básico da vida agrícola, existem vários outros veículos específicos para a fazenda também.

principais tipos de máquinas agrícolas

1. TRATORES

Dizer que “trator” é uma categoria ampla é um eufemismo. O trator é onipresente no mundo agrícola e vem em uma variedade de tamanhos para se adequar a qualquer operação agrícola.

Aliás, existem vários tipos de tratores, incluindo o seguinte:

  • Tratores compactos: são tratores pequenos e de alta potência que podem ajudar em todas as funções básicas necessárias em uma fazenda.
  • Tratores de rodas: são tratores de uso geral que ajudam você a obter o máximo de seu maquinário. Esses tratores utilitários podem atender a uma variedade de demandas e podem ser equipados para lavrar, manusear materiais e puxar equipamentos.
  • Trator de esteiras: são veículos agrícolas montados com esteiras de borracha em vez de pneus, permitindo-lhes arar os campos com mais potência, proporcionando ao operador um percurso mais suave.
  • Tratores de pomar: são um tipo especial de trator adaptado com recursos para trabalhar perfeitamente em pomares.

2. CEIFEIRA-DEBULHADORA OU COLHEITADEIRA

Os produtores de grãos precisam de colheitadeiras, que ajudem a colher suas safras de maneira eficiente. Mesmo os pequenos produtores de grãos podem se beneficiar muito com o uso de uma colheitadeira.

Elas realizam isso por meio de três processos principais:

  • Colheita: é o processo de corte da planta, que é realizado pela plataforma, carretel e barra de corte na colheitadeira.
  • Debulha: é o processo de separar as partes comestíveis da cultura das partes não comestíveis. Isso é feito pelo tambor de debulha, que bate as safras cortadas para separar os grãos de seus colmos.
  • Peneiramento: é o processo de separação do joio leve do grão, geralmente realizado enquanto o grão está no tambor de debulha.

Há uma grande variedade de colheitadeiras e máquinas agrícolas para combinar para atender às necessidades de qualquer fazenda.

3. ATV OU UTV

Os veículos para todo o terreno, também conhecidos como ATVs de quatro rodas, estão se tornando cada vez mais comuns em fazendas de todos os tamanhos, assim como os veículos utilitários ou UTVs.

Esses veículos menores podem se mover em terrenos acidentados com mais eficácia do que a maioria dos veículos rodoviários e mais rapidamente do que um trator típico.

Além disso, vários tipos de acessórios funcionarão para esses veículos, incluindo pequenos reboques, espalhadores e cortadores de grama.

tipos de máquinas agrícolas; atv

ACESSÓRIOS PARA TRATOR

Seus usos variam amplamente, desde o manejo do solo até a semeadura. Os diferentes tipos de acessórios de máquinas agrícolas são detalhados a seguir.

1. ARADOS

Um arado é um grande acessório que se arrasta atrás do trator, usando lâminas longas para fazer sulcos no solo. Esse processo não apenas afrouxa e revira o solo, mas também ajuda a matar qualquer vegetação superficial que não deveria estar ali.

Aqui está uma lista nos três tipos mais comuns de arados:

  • Arados de aiveca: são especificamente projetadas para cortar e revirar o solo.
  • Arados de disco: consistem em fileiras de discos que trabalham para revirar o solo e cortar ervas daninhas.
  • Charruas de cinzel: consistem em hastes excepcionalmente longas. Essas hastes revolvem o solo a uma profundidade de 30 cm ou mais.

2. DISTRIBUIDORES DE FERTILIZANTES

Os distribuidores de fertilizantes funcionam como o nome sugere – eles espalham fertilizantes em um campo. Embora existam distribuidores de fertilizantes que podem ser operados separadamente, a maioria das operações agrícolas exige um distribuidor de fertilizantes operado por trator para uma fertilização rápida e uniformemente distribuída.

Existem vários tipos de distribuidores de fertilizantes:

  • Distribuidor de difusão: funciona pegando o fertilizante e dispersando-o por gravidade.
  • Espalhador de estrume: pegam o estrume sólido do gado e espalham-no no campo.
  • Espalhador de chorume: espalham uma pasta de esterco líquido em um campo.

3. SEMEADORAS

Semeadoras, como o nome sugere, são projetadas para espalhar sementes em grandes lotes de terra de forma rápida e eficiente.

>>> Veja também: Influência da temperatura na germinação e vigor de sementes.

Existem diferentes máquinas usadas na semeadura agrícola, no entanto, como as seguintes:

  • Semeadoras de transmissão: funcionam colocando as sementes dentro de um funil.
  • Semeadoras de ar: são semeadores muito grandes que usam ar comprimido para lançar as sementes no solo.
  • Semeadoras de semeadura: preferidas para a maioria das operações agrícolas devido ao fato de serem fáceis de usar e trabalhar com uma ampla variedade de tipos de sementes.
  • Plantadoras: consistem em várias lâminas e rodas cobertas por caixas de sementes que contêm as sementes a serem plantadas.
tipos de máquinas agrícolas; semeadoras

4. ENFARDADEIRAS

As enfardadeiras são essenciais para a coleta de feno, palha e talo de milho. Esses acessórios de trator coletam esses materiais e os envolvem em fardos de fácil manuseio. Existem três tipos gerais de enfardadeiras de feno:

>>> Veja também: Agricultura de precisão: tudo o que você precisa saber

  • Enfardadeiras redondas: funcionam enrolando o feno em formas redondas e depois embrulhando-o.
  • Enfardadeiras quadradas: coletam feno, palha ou talos em compactadores, que ajudam a embalar e comprimir o material em um formato quadrado.
  • Enfardadeiras quadradas grandes: funcionam da mesma forma que as enfardadeiras quadradas regulares, mas lidam com volumes significativamente maiores para fazendas de tamanho industrial.

5. VAGÕES OU REBOQUES

Os vagões e reboques agrícolas são uma necessidade para qualquer operação. Estão disponíveis em uma ampla variedade de tamanhos e materiais, e podem ser usados ​​para uma variedade de finalidades, incluindo o seguinte:

  • Colheita: vagões e reboques podem ser usados ​​para mover fardos de feno e outros produtos colhidos de uma área da fazenda para outra.
  • Manuseio de materiais: os vagões são frequentemente usados ​​para mover grandes quantidades de materiais, incluindo fertilizantes e rações, em grandes áreas.
  • Recursos humanos: com assentos podem ser usados ​​para transportar funcionários e visitantes por grandes áreas de terreno.
  • Transporte de equipamentos: costumam ser equipados para transportar equipamentos agrícolas, veículos menores e acessórios.

Os vagões de trator e reboques variam amplamente em tamanho, e muitas operações podem precisar de vários tipos para lidar com todas as várias tarefas envolvidas nas operações diárias da fazenda.

Outros acessórios de trator: pulverizadores, segadeiras, transplantadoras, cultivadores, camadas de cobertura de plástico e ancinhos

Embora os acessórios listados acima sejam acessórios e máquinas agrícolas mais comuns adquiridas, há uma grande variedade de outros acessórios comumente usados ​​na agricultura e em aplicações relacionadas.

Alguns desses diferentes tipos de acessórios de máquinas agrícolas incluem:

Pulverizadores: podem ser usados ​​para pulverizar pesticidas, fertilizantes e outras substâncias em grandes áreas.

Cortadores de grama: são uma necessidade para qualquer grande lote de terreno, mas os proprietários de tratores podem se beneficiar dos acessórios de corte.

Transplantadoras: puxadas por trator tornam o transplante fácil, pegando grandes quantidades de plantas em crescimento, cavando buracos para elas e depositando-as, tudo usando maquinário.

Cultivadores: são usados ​​para cultivo do solo, especificamente na área de controle de ervas daninhas.

Ancinhos: vários tipos de ancinhos estão disponíveis como acessórios de puxar, incluindo ancinhos de roda, ancinhos de barra paralela, ancinhos rotativos e ancinhos de correia.

Existem ainda mais tipos de acessórios de equipamentos agrícolas para tratores além dos listados acima, mas estes resumem os principais.

É importante observar que nem todas as fazendas precisam de todos esses acessórios. As fazendas menores precisarão de menos tipos de máquinas agrícolas do que as fazendas de grande porte. E a necessidade de uma fazenda por equipamentos especializados varia de acordo com o local e com os métodos agrícolas usados.

Gostou desse conteúdo que apresenta os principais tipos de máquinas agrícolas? Então você pode se interessar por esse também: Agricultura 5.0: como ela pode revolucionar o agronegócio.

Deixe um comentário