Embora existam muitas opções de tipos de porcelanato para banheiro, conhecer os prós e contras de cada um o ajudará a fazer a escolha certa em sua casa ou negócio. Neste artigo, veremos os principais tipos de porcelanato para banheiro que você pode saber para fazer sua escolha certa!

tipos de porcelanato para banheiro

Tipos de porcelanato para banheiro estão disponíveis em um número surpreendente de materiais. Os ladrilhos de cerâmica, porcelana e vinil são os que vem à mente primeiro, e por um bom motivo: talvez sejam as opções mais práticas.

Mas hoje, existem muitas opções disponíveis de tipos de porcelanato para banheiro, que vão da pedra à cortiça. Há algo de reconfortante em ter um banheiro bem decorado e além disso, funcional. No entanto, o design do banheiro tem restrições devido à necessidade de lidar com a questão da água e a capacidade de limpá-lo profundamente, livrando-se de germes, bactérias e acúmulos de umidade desagradáveis.

Portanto, de todos os cômodos de uma residência ou espaço comercial, o projeto do banheiro deve incorporar o prático e o estético em doses iguais e, indiscutivelmente, o prático deve vencer.

Consequentemente, o porcelanato é um material de piso e parede extremamente comum para banheiros. O ladrilho repele a água e é fácil de limpar com produtos poderosos para matar germes, bactérias, mofo e outras coisas desagradáveis.

Mas, não existe apenas um tipo de porcelanato. Existem muitas opções. Neste artigo apresentamos os tipos de porcelanato para banheiro mais populares, além de ideias para suas opções.

Considerações sobre os tipos de porcelanato para banheiro

Selecionar um porcelanato para o  chão do banheiro é um grande negócio. Os aspectos a serem considerados incluem:

  • seu desgaste antecipado no banheiro;
  • o tema arquitetônico de sua casa;
  • se você vai ter aquecimento no piso;
  • sua cor ou textura favorita;
  • seu orçamento

O banheiro pode ser o menor cômodo, mas geralmente é o que recebe mais atenção, perdendo apenas para a cozinha. Os banheiros são mais do que apenas um lugar para tomar banho ou usá-lo para nossas necessidades. Banheiros luxuosos de hoje se tornaram algo como um santuário, um lugar para relaxamento e conforto. Por esse motivo, eles inspiraram uma série de ideias de design – e o porcelanato está à altura do desafio.

A tendência do porcelanato

As tendências de design de banheiro de hoje cobrem uma variedade de estilos e gostos, então certamente há um que agrada a todos. Quer seu estilo seja descontraído e de spa, kitsch ou retrô, rústico ou elegante e formal, o porcelanato é uma ótima escolha para pisos e até mesmo paredes.

O porcelanato é um camaleão no mundo do design, pois é produzido para imitar muitos outros materiais, incluindo alguns que você nunca sonharia em instalar em um local tão úmido. Se você sempre quis a elegância de um piso ao estilo de mármore no banheiro, o porcelanato que se assemelha, pode oferecer essa aparência com muito menos manutenção e preocupação.

Aqui estão algumas das tendências mais recentes em decoração de banheiro, todas trazidas a você com o poder do porcelanato.

1. Placas de vinil

O vinil é o material de revestimento de banheiro mais popular devido ao seu baixo custo e alto grau de praticidade. É adequado para todos os banheiros da casa, desde o banheiro principal até o lavabo.

tipos de porcelanato para banheiro

Sem dúvida, ele supera outras escolhas populares em termos de segurança, conforto e durabilidade. Quase tão importante, os ladrilhos de vinil percorreram um longo caminho em termos de apelo estético e facilidade de instalação. O material é autoadesivo e pode ser cortado com faca.

2. Ladrilhos tradicionais de cerâmica e porcelana

Quer você goste de sósias de pedra ou madeira, ladrilhos coloridos com alto padrão de treliça, é provável que você descubra que as ofertas de porcelanato sejam alguns dos melhores. Assim como o vinil, as cerâmicas também pontuam alto no que diz respeito à manutenção.

Porém, nem sempre são tão confortáveis ​​para os pés descalços e em dias de frio. Por isso, hpa quem opte por instalar o calor radiante no piso que ajuda a mudar isso. No entanto, uma superfície dura é dura, esteja quente ou não. E a cerâmica não é tão fácil de instalar quanto o vinil, embora seja uma tarefa que o tipo faça-você-mesmo pode realizar também.

Quando protegida com um esmalte de alta qualidade, a cerâmica resiste muito bem ao desgaste e a arranhões. Os tipos de porcelanato para banheiro são mais duros do que os ladrilhos à base de argila e podem ter uma cor de corpo inteiro, uma vantagem se ocorrer lascamento.

Observação: ao comprar porcelana ou vidro, certifique-se de que seja classificado para uso em pisos. Escolha ladrilhos cerâmicos com grau 1 ou 2 para pisos. A cerâmica também vem com um coeficiente de fricção (COF). Por segurança, escolha um classificado como 0,50 ou superior.

Além disso, o ladrilho cerâmico é um tipo de ladrilho que possui uma ampla gama de seleção, desde cores, tamanhos, formas até acabamentos e texturas. Você pode ter a textura de pedra e madeira que é perfeita para um banheiro temático aconchegante.

Outros podem querer ladrilhos de textura de madeira pura para o banheiro a fim de obter um tema mais natural. Este tipo de ladrilho não é fácil de quebrar, é de fácil manutenção e é rentável.

Prós:

  • A cerâmica vitrificada não absorve água.
  • É durável.
  • É relativamente barato.
  • Tem grande variedade de cores e designs.

Contras:

Não é tão impermeável à água quanto a porcelana tradicional (mas também não é tão caro quanto o porcelanato).

3. Ladrilhos de terracota

Terracota é um tipo de ladrilho antiquado. Eles criam um ambiente caseiro, aconchegante e encantador em sua casa. É um material de piso de ladrilho de superfície forte, feito de uma argila discreta em tons de vermelho ou cor terrosa. Em questões de manutenção, você precisará fixá-lo com agente de vedação a cada dois anos para evitar e proteger os azulejos de manchas e danos.

Prós e contras da terracota são semelhantes à cerâmica acima. Uma vantagem adicional é que os tipos de porcelanato para banheiro de terracota não ficam tão frios quanto outras opções de cerâmica.

4. Telha Corporal com Cimento

Os ladrilhos com corpo de cimento são uma boa escolha para qualquer área que sofra muito desgaste, como a cozinha. Este ladrilho é resistente e durável. Ele proporcionará anos de serviço quando instalado e mantido de maneira adequada.

As lascas não aparecem como lascas de cerâmica (mesmo com arranhões). É durável. Oferece aquele visual industrial chique que você não consegue com outros materiais de piso.

Os contras são que é poroso, devendo selar bem e, no geral, as telhas de cimento não são ideais para ambientes de banheiro úmido. Além disso, é dispendioso.

Pensando tipos de porcelanato para banheiro

Como vimos, a porcelana é um excelente azulejo para a sua casa de banho. Em comparação com a cerâmica tradicional, é mais dura, mais durável, mais resistente a arranhões, absorve menos água e é mais resistente a manchas. Embora o porcelanato caia na “família da cerâmica”, ele é diferente do revestimento cerâmico.

A argila da porcelana é secada em estufas a temperaturas mais altas do que a argila cerâmica, o que em parte, explica seu melhor desempenho como ladrilho de banheiro em comparação com ladrilho cerâmico.

Com relação às opções, é possível obter esse porcelanato em várias cores e imitar outros materiais naturais como madeira e pedra. Se você estiver instalando aquecimento de piso, a porcelana é perfeitamente adequada para isso também.

Prós:

  • Extremamente durável.
  • Muitas opções de cores.
  • Parece visualmente ótima.
  • Altamente resistente à água.

Contras:

Valores podem ser mais altos.

Ao escolher e comprar peças, sempre liste seus prós e contras. Você tem que cuidar de sua instalação, durabilidade, manutenção, meio ambiente, segurança e custo. Na verdade, os ladrilhos de porcelana oferecem grandes vantagens no que diz respeito ao design, a sua natureza forte permite inúmeras ideias para aplicações interiores e exteriores.

Existem tantos tipos de porcelanato para banheiros fabulosos disponíveis, para se adequar a qualquer banheiro, decoração e tema, que você pode ter pisos mais elegantes e econômicos, ao mesmo tempo. Uma dica: o porcelanato com efeito madeira é a forma perfeita de levar as belas características da madeira para o banheiro, já que não apodrece, não se deforma ou se move quando exposto à água.

Ou a escolha por visual mais metálicos. Embora o visual industrial esteja na moda há algum tempo, a instalação de placas de metal no chão não era um método típico. O porcelanato metálico, entretanto, se encaixa nesse nicho de forma elegante e prática.

E então? Ainda está cético sobre como os tipos de porcelanato para banheiro elevam um espaço? Não importa o quão movimentado seu banheiro possa ser, as dicas dos tipos de porcelanato para banheiro o ajudarão neste sentido. 

Veja aqui tudo sobre o 3TC Isolamento e descubra os segmentos de atuação da tecnologia!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *