Hoje, o conceito de eficiência energética em armazéns está comumente relacionado com integração, equilíbrio e gestão de transporte, armazenamento e toda uma logística econômica, ambiental e social. Confira neste artigo a sua importância nas operações em armazéns com ajuda tecnológica. 

O conceito de armazém verde

O armazém verde sustentável pode ser definido como um cluster de soluções tecnológicas e organizacionais concebidas para a eficiência energética em armazéns, nos seus processos, e que deve possuir elevados padrões para minimizar o efeito na natureza.

No entanto, as empresas estão cientes que é difícil obter esses serviços de eficiência energética em armazéns, na distribuição eficaz e logística de terceiros, bem como no abastecimento no atual ambiente de mercado.

Nesse contexto, as empresas que oferecem serviços de eficiência energética em armazéns, estão na vanguarda das vantagens competitivas, além de educarem seus clientes para as boas práticas de sustentabilidade.

Tecnologias como dos edifícios verdes, com sistemas de iluminação com sensores de movimento e tempo, equipamentos de movimentação automática, isolamento térmico, utilização de energia renovável, sistemas de ventilação natural, painéis solares, sistemas de tratamento de água, padrões ISO e filosofia 5S, tudo em um futuro próximo do agora. 

Assim, entender como a eficiência econômica e operacional é importante para minimizar os danos ao meio ambiente e criar ambientes de trabalho e residência adequados, só pode ser possível através destes fatores.

Com a globalização e o crescendo rápido da tecnologia verde, ter trouxe uma configuração das  condições de construção em relação ao passado. Empresas como a 3TC, por exemplo, se adequaram a um mundo inovador, capaz de gerar conhecimento para outras áreas da construção, na questão da sustentabilidade e meio ambiente. 

Dentro deste contexto, a produção de materiais, pensando na energia renovável e de uso eficiente, na construção verde, diminuição de barulho poluente, tecnologia para o armazenamento verde e  otimização  no  desperdício, são  práticas realizadas em nome do meio ambiente.

Por mais que a sustentabilidade é uma das últimas palavras da moda na indústria, a logística e esse conceito está começando a se enraizar firmemente nas mentes de empresários em todo o mundo. Isso diz respeito à logística da cadeia de suprimentos, da eficiência energética em armazéns, toda uma rede que pode ser melhorada em termos de otimização de custos ambientais.

A eficiência energética em armazéns

O armazém é um componente importante de cadeias de abastecimento sustentáveis ​​e eficientes. Independentemente de qual setor um depósito atende, as empresas que o utilizam farão bem em não ver o depósito simplesmente como um meio de armazenar matérias-primas e produtos acabados.

A fim de maximizar a eficiência energética em armazéns, na operação, os fabricantes experientes hoje empregam várias formas de reduzir as pegadas ambientais e sociais das instalações, de forma que melhorem os resultados financeiros de seus negócios.

E quando se trata de criar valor sustentável, existem várias práticas que a eficiência energética em armazéns pode ser implementada. Entre essas abordagens incluem a automação de soluções, por exemplo, de green warehouse e processos de gerenciamento.

eficiencia energetica em armazens

Aumentando a eficiência energética

Os armazéns consomem uma grande quantidade de energia em uma cadeia de abastecimento de logística regular. No entanto, as soluções de armazenamento automatizado podem ser responsáveis ​​por quantidades significativas de economia de energia, pois podem funcionar no escuro e em ambientes não aquecidos.

Este é um contraste gritante com o equipamento de armazém convencional, que possui altos níveis de consumo de energia e altos custos operacionais. Para operações do dia a dia em um armazém automatizado, é aconselhável instalar tecnologia de isolamento térmico e iluminação natural, já que as luzes geralmente são necessárias apenas durante as verificações de manutenção de rotina.

As tecnologias automatizadas, como elevadores, podem funcionar de forma independente sem supervisão, portanto, não é necessário atender a essas despesas.

Armazéns que integram práticas de armazenamento ecológico, como tecnologia de iluminação natural (claraboias, sensores de fotocélula, etc.) ajudam às empresas a economizar custos de energia no longo prazo. Outros métodos que podem ser usados ​​incluem:

  • a instalação de armazéns com painéis solares ou iluminação por emissor de luz (LED);
  • regeneração de energia pela conversão das forças de frenagem de equipamentos automatizados em eletricidade;
  • recuperação de calor gerado por sistemas de armazenamento refrigerado ou isolamento térmico.

Outros métodos incluem:

  • mudar para a ventilação natural em vez da ventilação elétrica;
  • ajustar a velocidade dos transportadores para que, quando não utilizados, o equipamento possa funcionar em um ritmo mais lento ou ser desligado.

Ao implementar medidas de eficiência energética em armazéns, mais de 20% da economia de custos pode ser alcançada. As empresas que adotam práticas de armazenamento ecológico podem, então, trabalhar no sentido de construir um negócio sustentável do ponto de vista financeiro e ambiental.

Também, o planejamento cuidadoso do layout do armazém não é apenas crucial para as empresas maximizarem a eficiência do fluxo de trabalho, mas também ajuda a garantir que o armazém possa integrar novas funções no futuro. 

Ao construir o desenho de planta, as empresas precisam coletar dados operacionais sobre o rendimento real da instalação, informações sobre os requisitos da estrutura do armazém, como carregamento e nivelamento, dados de precisão sobre a planura do piso e até mesmo informações meteorológicas no que se refere ao possível impacto na durabilidade da estrutura do armazém.

Ao incorporar esses fatores ao design, as empresas podem alcançar a eficiência energética em armazéns e aumentar a produtividade. 

Como a tecnologia 3TC ajuda a maximizar a eficiência energética

Como o setor de logística continua a evoluir, as abordagens destacadas acima podem ser empregadas pelas empresas para aumentar a eficiência energética em armazéns e ter efeitos positivos de suas atividades comerciais no meio ambiente. O conceito de green warehouse pode ser um ativo competitivo para as empresas alcançarem objetivos de sustentabilidade financeira e ambiental a longo prazo.

Assim, a nossa preocupação é com as práticas de armazém verde que economizam dinheiro nas operações, visando a redução do uso de energia. Tudo na cadeia de abastecimento requer energia para funcionar. Como resultado, o uso de tecnologia que economiza energia no depósito também estão economizando dinheiro em todas as operações no depósito.

Todas as estratégias acima requerem um investimento de tempo e dinheiro para criar um plano e executá-lo. No entanto, um plano de sustentabilidade cuidadosamente considerado fornece reduções de custos e melhorias de produtividade que oferecem um bom retorno sobre o investimento inicial em tempo e energia.

Muitas empresas que adotam estas práticas verdes descobrirão que oferecem esse cenário onde todos ganham, independentemente de tratar de outros resíduos de energia ou materiais.

Se você está interessado nessas mudanças revolucionárias, agora nunca foi um momento melhor para agir. A 3TC oferece muitas maneiras pelas quais os armazéns ecológicos estão renovando o setor diariamente.

Ficou interessado? Conheça as nossas soluções para o segmento. Ajudamos o seu armazém a atingir o máximo de eficiência energética e sustentabilidade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *