Devo ou não ter uma janela antirruído?

You are currently viewing Devo ou não ter uma janela antirruído?

Com o constante aumento dos centros urbanos e do número de veículos nas ruas, fica quase impossível sentir o silêncio dentro de casa. A janela antirruído promete ser a solução para acabar com esse incômodo!

No entanto, será que ela é mesmo eficiente para todos os tipos de barulho e para qualquer ambiente?

Para responder a essa questão e abordar todas as informações sobre janela antirruído, preparamos um texto completo com as principais dúvidas que possam surgir sobre o produto.

O que é janela antirruído?

A janela antirruído é um produto fabricado com objetivo de isolar o som externo o máximo possível. Para isso, a indústria utiliza duas tecnologias básicas que visam dar qualidade ao produto.

Vidros mais grossos

Os vidros da janela antirruído, que também é chamada de janela acústica, possuem até 10 mm de espessura. Para se ter ideia do quanto ele é mais grosso, uma janela comum costuma ser feita com vidro de 4 mm, em média.

Dessa forma a janela consegue filtrar muito mais os sons que vêm de fora. Assim, o ruído no interior da residência ou do escritório é bastante reduzido.

Menos frestas

Enquanto as janelas comuns possuem frestas para entrada e saída de ar e folgas na instalação do produto, a janela antirruído é assentada o mais rente possível da parede.

Essa característica faz com que o som seja reduzido de 60% até 80% no caso das janelas acústicas. A diferença é muito grande e a sensação de conforto pode valer bastante a pena!

Janela dupla

A janela dupla é um tipo de janela antirruído que já pode ser encontrada no mercado brasileiro e que garante ainda mais isolamento. Ela é basicamente feita com dois vidros, um atrás do outros na estrutura da janela.

Assim, além do vidro ser potencialmente mais grosso, ele passa também a ser duplo. Esse é o tipo de janela mais potente em relação a sons externos muito altos. Quem vive onde existem aeroportos próximos ou trânsito muito intenso pode se beneficiar desse tipo de janela.

 

Como funciona a janela antirruído?

O material utilizado na produção de uma janela antirruído é planejado de forma a bloquear o som externo em, ao menos, 30 decibéis.

Ela é eficiente porque, ao mesmo tempo em que reduz os ruídos que chegam ao local, também provocam o abafamento do som.

Esse abafamento provoca o que chamamos de sensação psicológica de silêncio. Quando estamos em um ambiente com isolamento acústico, nos sentimos confortáveis com a ausência de som.

Assim, a sensação de tranquilidade e conforto em ambientes que utilizam esse produto é bastante aumentada. As janelas acústicas são indicadas não somente para casas, mas para indústrias, empresas, comércios e escritórios.

Vantagens da janela antirruído

Entre as vantagens de instalar uma janela antirruído nos ambientes mais propensos aos sons externos, podemos citar os seguintes.

Aumenta o valor do imóvel

A instalação de janela antirruído na residência ou em uma sala comercial aumenta o valor de mercado do imóvel. Isso ocorre devido ao conforto oferecido pelo material e o acréscimo costuma superar muito o investimento realizado.

Melhora a qualidade do sono

Muitas pessoas apresentam dificuldades de dormir ao mínimo som. Para elas, a janela antirruído é um investimento válido que contribuirá para melhora significativa da qualidade do sono.

Quem reside ou trabalha em locais com trânsito intenso ou perto de bares, clubes e aeroportos também pode contar com esse produto para melhora da qualidade de vida em geral.

Melhora da produtividade

O trabalho sob forte ruídos é um grande gerador de estresse. Esse é o motivo pelo qual muitas empresas vêm investindo em janelas antirruídos.

A instalação de janelas acústicas em escritórios, comércios e empresas aumenta a produtividade na medida em que reduz o estresse e aumenta o conforto.

Desvantagens

São poucas as desvantagens de um produto que traz tanto conforto quanto a janela antirruído. Mas como tudo, podemos citar alguns contras.

Custo elevado

O custo de uma janela antirruído é bem alto se comparado ao de uma janela comum. Para se ter ideia, uma janela de tamanho convencional sairá em torno de dois mil reais.

E como estamos falando de um produto que precisa ser instalado sem frestas, com técnicas adequadas, esse valor pode subir ainda mais.

É preciso considerar mão de obra, materiais para assentamento e limpeza do local para calcular o custo total.

Ventilação

Nem seria preciso dizer que a janela antirruído também barra completamente a entrada de ar, não é mesmo? Mas esse é um fator que precisa ser considerado, já que, em locais fechados o tempo todo será preciso pensar em climatizar o ambiente.

Outro fator que precisa ser considerado é que existem janelas acústicas que ficam o tempo todo fechadas, elas são lacradas na fábrica. No caso desses modelos, a climatização é indispensável.

Quando a janela antirruído não é a solução?

A janela antirruído pode ser uma ótima alternativa de isolamento para alguns ambientes. No entanto, todo o contexto do barulho precisa ser avaliado para compensar seu custo.

homem instalando janela antirruído

Veja porque a janela antirruído pode não ser sempre a solução.

O som não entra somente pela janela

Nem só o vidro é responsável pela entrada de som no ambiente. As paredes só isolam totalmente o som quando também são isoladas.

Assim, a janela antirruído só terá efeito parcial e, caso haja frestas ou as paredes sejam feitas de material que permita a condução do som, o resultado não será satisfatório.

Quando existe a necessidade de vidros triplos ou quádruplos

Ao longo do texto dissemos que o preço médio de uma janela antirruído gira em torno de dois mil reais. Esse valor diz respeito somente às de vidros duplos.

Mas em casos de locais com muito barulho pode ser necessário instalar janelas triplas ou quádruplas. Para se ter ideia do alto custo, uma janela com vidro triplo pode chegar a nove mil reais.

Assim, para colocar janela antirruído em toda casa, o valor poderá não compensar, mesmo com a valorização do imóvel.

E o 3TC?

Mas se você precisa de um ambiente isolado acusticamente e acredita que a janela antirruído não é viável, o 3TC pode ser a solução ideal.

O 3TC é um isolante termoacústico feito com um núcleo de EPS revestido por duas lâminas de um polímero altamente refletivo.

Para saber mais detalhes sobre esse produto de alta qualidade e excelente custo benefício, entre em contato conosco.

Deixe um comentário