Dicas de obra: confira tudo o que você precisa saber!

You are currently viewing Dicas de obra: confira tudo o que você precisa saber!

É senso comum que planejar e construir uma obra envolve custos. De acordo com dados do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o custo médio por metro quadrado de construção no Brasil é de R$ 1.567,76. Se está caro construir, é importante planejar para economizar. Para ajudar nesse objetivo, daremos algumas dicas de obras.

Além disso, mostraremos a importância de fazer um bom planejamento para evitar problemas e aborrecimentos durante a construção. Acompanhe os próximos tópicos!

A importância de planejar bem uma obra

Quando planejada, a obra fica bem direcionada. Isso quer dizer que todas as etapas serão cumpridas nos prazos, sem grandes imprevistos. Além disso, o planejamento impacta na qualidade final da construção.

Existem diversos benefícios em analisar e definir com antecedência os materiais utilizados e os procedimentos que serão adotados. Dentre estes benefícios de se planejar a obra, destacamos os principais a seguir.

Evitar problemas e dor de cabeça

Devido à complexidade que envolve uma construção, é muito fácil surgirem problemas, como: erros de projeto, falta de recursos financeiros e outros imprevistos. Porém, esses desafios podem ser previstos e identificados antes que ocorram, desde que se realize um planejamento da obra.

Criar soluções e alternativas para possíveis problemas

Durante essa etapa, os responsáveis pelo projeto podem elaborar um plano de contingência de riscos. O objetivo é elencar todos os problemas que podem ocorrer, elaborar quais serão as medidas preventivas para evitá-los ou minimizá-los. Outra ação é determinar o que será feito caso um problema aconteça.

Não aumentar os gastos

Normalmente, a previsão inicial de custo da obra difere dos gastos finais. Embora não seja possível determinar com exatidão o custo total de uma construção, pois é normal haver gastos inesperados, a diferença final não deve destoar muito da inicial. Para que isso não aconteça, é necessário o planejamento.

No decorrer dele, os responsáveis irão definir o orçamento para cada etapa da obra e uma margem de erro para mais (algo em torno de 10%). Dessa forma, para economizar, uma atitude importante é pesquisar por materiais que apresentem um bom custo-benefício.

Dicas de obra para que tudo corra bem!

Mas qual será o “caminho das pedras” para uma obra bem-sucedida? Além do já citado planejamento, é essencial a adoção de estratégias inteligentes. A seguir, apontamos as mais valiosas dicas de obras.

Crie uma lista de materiais de construção

O primeiro passo envolve a criação de uma lista de materiais de construção. Coloque tudo “na ponta do lápis” — desde pregos até revestimentos. Todo esse empenho gera benefícios como uma visão geral dos gastos e impede a falta de material no estoque. Também fica mais fácil realizar orçamentos com vários fornecedores. Afinal, é só enviar a lista.

Planeje um orçamento

Com base nos custos com o material, é possível iniciar o orçamento da obra. Porém, existem outros gastos a serem incluídos e que nem sempre são lembrados de antemão, por exemplo: remoção de entulhos, contratação de profissionais (eletricistas, encanadores etc.) e limpeza pós-obra. Tente se lembrar do maior número de custos que conseguir.

Faça um cronograma de obra

O cronograma é um calendário com as datas de início, duração de cada fase e final da obra. Assim, para ser bem estruturado e realista, os prazos do cronograma devem considerar: estimativa de entrega de fornecedores, finais de semana e feriados, além de possíveis atrasos. Após finalizado, o cronograma deve ficar visível para todos os envolvidos na construção.

Dicas de obra
Obra de aplicação do 3TC Isolamento

Atente-se aos detalhes como a iluminação

Um bom projeto de iluminação reduz os custos com energia elétrica e valoriza os ambientes. Sem falar que uma quantidade de luz adequada, ajuda a elevar os níveis de produtividade e de felicidade nos moradores de uma residência ou colaboradores de uma empresa. Sendo assim, é importante incluir esse tipo de projeto no planejamento da obra.

Sempre contate um profissional

Por mais que o desejo seja acertar no planejamento da construção, a grande verdade é que essa boa intenção nem sempre gera bons resultados positivos. Sendo assim, é essencial contar com a ajuda de profissionais, como: engenheiros, construtores, arquitetos e designe de interiores. Dessa forma, a obra ganha eficiência, profissionalismo e qualidade.

Pense na temperatura e no som do ambiente

Outros aspectos importantes da construção são a temperatura e a acústica dos cômodos. Quanto à temperatura, é essencial que seja equilibrada (nem quente, nem fria, mas amena) tanto nos meses mais frios quanto nos mais quentes do ano. Já a acústica, deve evitar que os barulhos externos entrem no imóvel e os internos sejam ouvidos nos arredores.

Para obter esses dois equilíbrios, o ideal é implantar a tecnologia de isolamento térmico e acústico 3TC. Esse isolante pode ser instalado em tetos, paredes, telhados e telhas. O material utilizado apresenta grande eficiência e durabilidade se comparado com os isolantes tradicionais.

Componentes da tecnologia são utilizados em trajes de astronautas e garrafas térmicas, por exemplo. A razão dessa eficiência é que a tecnologia 3TC controla três tipos de transferência de calor: convecção, radiação e condução. Assim, no verão, os ambientes internos ficam mais frescos; no inverno, a temperatura que gera conforto térmico.

Sem falar do isolamento acústico, que permite uma noite de sono tranquila no imóvel residencial. Além disso, durante o dia, ajuda na concentração das pessoas que trabalham em casa ou na empresa.

Por fim, podemos dizer que a finalização de uma obra é a conquista de um sonho. Quando bem planejada, o período de construção (a trajetória rumo a realização do sonho) é lembrado com muito carinho; sem frustrações. Seguindo as dicas dadas neste artigo, temos certeza de que sua construção será um grande sucesso.

O que achou do nosso artigo? Gostou das dicas de obras? Quer ter acesso a outros conteúdos informativos e repleto de dicas? Então, visite o blog da 3TC  e continue bem informado!

Deixe um comentário