Equilíbrio térmico: o que é e como ter no ambiente 

Equilíbrio térmico: o que é e como ter no ambiente 

Você sabe o que é o equilíbrio térmico? Antes de mais nada, para entendermos a importância do equilíbrio térmico no ambiente, vamos lembrar o que é o calor. Calor é a energia transmitida espontaneamente entre corpos que se encontram em diferentes temperaturas.

Assim, o calor sempre flui do corpo mais quente para o mais frio, ou seja, a troca de energia térmica vai do corpo com maior energia (maior temperatura) para o corpo com menor energia (menor temperatura).

Com os aumentos da temperatura, quais opções na construção civil temos para que o calor não entre tão bruscamente nos ambientes?

Vamos contar um pouco nesse conteúdo sobre o equilíbrio térmico. 

O que é equilíbrio térmico? 

O equilíbrio térmico consiste na condição em que todos os corpos próximos tenham a mesma temperatura. Basicamente, esse sistema determina que as temperaturas finais de cada corpo devem ser iguais.

Esse conceito é o que está por trás da lei zero da Termodinâmica. 

Essa lei estabelece que se dois sistemas, A e B, estão em equilíbrio térmico com um terceiro sistema C, então A e B estão em equilíbrio térmico também. 

Outra forma de compreender o equilíbrio térmico é por meio do conceito de energia interna dos corpos. Também chamada de energia térmica, consiste em uma grandeza física diretamente proporcional à temperatura do corpo.

Logo, se existem corpos com temperaturas distintas em um mesmo sistema termodinâmico, eles terão módulos de energia interna diferentes. Parte dessa energia será transferida entre esses corpos para que se estabeleça o equilíbrio, isto é, para que não exista nenhuma diferença entre as energias internas.

Como se chega ao equilíbrio térmico? 

A transferência de calor se dá de maneira espontânea, sempre partindo do corpo de temperatura mais elevada para o corpo de menor temperatura. A energia em forma de calor pode ser transferida através de processos como a condução, radiação e convecção. Existem três formas em que haja o equilíbrio térmico: condução, convecção e radiação. Vamos saber mais sobre elas.

Condução

Consiste em um tipo de transferência de calor entre corpos que se dá particularmente entre sólidos. Não há transferências de massas nesse tipo de condução. É o tipo de transferência que explica como acontece o equilíbrio térmico entre metais, por exemplo. 

Convecção

Consiste em uma transferência de calor entre fluidos, dessa forma, acontece a transferência de massa. O fluido aquecido se move, gerando correntes de convecção até que o fluido todo chegue ao equilíbrio térmico. 

Radiação

Trata-se da transmissão de calor através de ondas eletromagnéticas, isso quer dizer que é um processo que se dá mesmo que não exista um meio físico entre o corpo de maior e de menor temperatura

Nesse caso, o calor transferido equivale a ondas eletromagnéticas de energia menores do que a luz visível. Consistem em radiações térmicas situadas na região de infravermelho.

É possível ter o equilíbrio térmico no ambiente? 

Com o aumento do desmatamento e o aquecimento global, está cada dia mais  difícil manter um ambiente com um conforto térmico, garantindo assim o equilíbrio térmico. 

Mas, existem algumas alternativas que garantem um maior conforto térmico para quem frequenta o ambiente. Entre eles estão:

Climatizador

Esse aparelho funciona desta forma: um ventilador presente no climatizador puxa o ar ambiente através de um painel evaporativo, que faz esse ar circular sobre a água. A troca de calor faz com que a água evapore e retire calor do ambiente, liberando ar climatizado, podendo levar em média de 3 a 4 horas de acordo com o tamanho do cômodo. 

A melhor localização para colocar o aparelho é perto de portas e janelas ou com uma distância mínima de 15 centímetros da parede. O importante é deixar sempre o ar circulando.

Umidificador de ar

O umidificador é um aparelho eletrônico que transforma água líquida em vapor de água. Seu princípio de funcionamento é através de um sistema de geração ultra-sônica. Utiliza um cristal piezoelétrico, que imerso no reservatório de água, que vibra em uma frequência muito alta, gerando uma fina e homogênea névoa de vapor de água geladinha.

Ar condicionado

Um dos mais utilizados, esse é outro item que auxilia o equilíbrio térmico do ambiente e gera um conforto a mais, garantindo temperaturas agradáveis ao longo do dia. 

Isolamento térmico

Na contramão dos aparelhos climatizadores eletrônicos, o isolamento térmico surge como uma opção mais econômica e saudável. Essa solução busca garantir um controle da temperatura sem utilizar energia elétrica, utilizando bloqueios físicos para impedir a entrada e saída de calor ou frio no local.

O Isolamento 3TC é uma tecnologia inspirada no funcionamento das garrafas térmicas e também nos trajes de astronautas, pois conseguem controlar a temperatura no frio e no calor.

Desta forma, baseando-se nessas tecnologias, o 3TC foi desenvolvido para ser um isolante térmico muito diferente dos convencionais justamente por controlar as três formas de transferência de calor.

Conheça o Isolamento 3TC 

A temperatura de um ambiente oscila devido a 3 formas de transmissão de calor. São elas: a condução que ocorre através de materiais e fluidos; a convecção, por meio de gases, fluidos, vapores e infiltração de ar; e a radiação, oriunda dos raios infravermelhos. 

O isolamento térmico ou a manta térmica tradicional lidam apenas com a condução, o que responde por 10% da transferência de calor de um ambiente. Os outros 90% normalmente ficam sem nenhum tipo de barreira, causando o aumento de temperatura nos dias quentes. Além disso, podem causar a perda de temperatura em dias mais frios.

Já o 3TC Isolamento é uma solução completa em isolamento térmico que inova por lidar com as três (3) formas de transferência (T) de calor (C).

Saiba mais lendo nosso conteúdo: Ambiente climatizado: benefícios e motivos para investir

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *