Saiba como se preparar para as estações mais frias e quentes do ano!

You are currently viewing Saiba como se preparar para as estações mais frias e quentes do ano!

Você sabe qual é a melhor forma de se preparar para as estações mais frias e quentes do ano?

Não é surpresa para ninguém o fato de que as mudanças climáticas estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, certo? Muitas vezes, é possível sentirmos diversas temperaturas ao decorrer do dia, desde as mais amenas e agradáveis até as incômodas. Afinal, quem nunca passou por uma situação de sair sem casaco em uma manhã quente e sofrer com o frio durante a tarde, por exemplo?

Além das variações de temperatura dentro de um espaço de 24 horas, as mudanças no clima também intensificam as estações do ano. Ou seja, os invernos estão se tornando ainda mais frios e os verões mais quentes. Dessa forma, surge a necessidade de se proteger dessas alterações climáticas. Você está preparado para isso? Como fugir de temperaturas extremas?

Não se preocupe! Nesse artigo, te daremos dicas de ouro para você se preparar para todas as estações do ano.

Siga a leitura! 

Quais as estações do ano? 

O primeiro passo para aprender a se preparar para as estações mais frias e quentes do ano é conhecer melhor cada uma. As quatro estações contam com particularidades bem específicas que devem ser levadas em consideração. 

Confira abaixo um breve resumo sobre cada uma delas!

Outono 

Iniciando no Brasil entre os dias 20 e 21 de março, o outono é a famosa estação das folhas secas com tons amarelados. Aqui, as temperaturas gradativamente caem e tornam-se mais amenas. 

Devemos lembrar que o outono está localizado entre o verão e o inverno, ou seja, é uma estação de transição. Uma outra característica bem marcante é a diminuição da umidade do ar. 

Inverno 

Do dia 21 de junho até 23 de setembro, chega aquela época do ano para tirar os casacos do armário. Ame ou odeie, fato é que o inverno é uma estação marcante na vida de muitas pessoas. 

Com temperaturas baixas, noites mais longas e dias mais curtos, o inverno vem chegando com cada vez mais força na vida dos brasileiros. Portanto, para não sofrer com o tempo gélido, você precisa tomar algumas precauções, como instalar isoladores térmicos e aquecedores pela casa. 

Primavera

Passando o inverno, chega a estação mais colorida do ano. A primavera, muito conhecida por ser a época em que as flores desabrocham, acontece do dia 22 de setembro até 21 de dezembro. 

Assim como o outono, a primavera pode ser considerada como uma estação de transição. Afinal, ela marca um meio termo entre o frio do inverno e o calor do verão. 

Verão

Por fim, temos o período mais quente do ano. Com início no dia 20 de dezembro e fim em 20 de março, o verão é outra estação que divide opiniões. Há quem ame, há quem não goste tanto assim. No entanto, é indiscutível o fato de que as altas temperaturas desses meses podem trazer bastante desconforto se você não estiver preparado da maneira correta.

Dentre as principais características do verão, podemos destacar a presença das chuvas nos fins de tarde e o aumento da umidade do ar. 

Como se preparar para as estações mais frias e quentes do ano?

Como vimos acima, cada estação conta com particularidades muito distintas. Entretanto, podemos dizer que o inverno e o verão marcam dois extremos: o frio e o calor – as estações mais frias e quentes. Abaixo iremos focar nessas duas e te dar excelentes dicas de como se preparar para esses períodos com temperaturas mais rigorosas. 

Confira!

Se preparando para o inverno 

Estações mais frias e quentes – 3TC

Comece no outono, que antecede o inverno

Muito provavelmente você já ouviu aquela velha máxima de que é “melhor prevenir do que remediar”, certo? Essa frase se encaixa bem nesse contexto. É fundamental que você comece a pensar em estratégias para driblar o frio ainda no outono. 

E especialmente considerando os invernos dos últimos anos, é certo que as medidas que você irá tomar não serão em vão. Portanto, uma dica de ouro é que você aposte em um isolamento térmico 3TC para que as baixas temperaturas não te atinjam tanto. 

O 3TC é uma tecnologia inspirada no funcionamento das garrafas térmicas e também nos trajes de astronautas, pois conseguem controlar a temperatura no frio e no calor.

Sendo assim, baseando-se nessas tecnologias, o 3TC foi desenvolvido para ser um isolante térmico muito diferente dos convencionais justamente por controlar as três formas de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Acesse esse link e saiba mais!

Certifique-se que seu guarda-roupa tenha peças de inverno 

Outro ponto fundamental quando o assunto é preparação para o inverno é se certificar de que seu guarda-roupa tenha peças quentes e confortáveis para a estação. 

Pelo fato da fama do Brasil ser conhecido como um país tropical, muitas pessoas acabam esquecendo de comprar casacos, toucas e meias para o inverno. No entanto, quando chega o mês de junho, é importante que você garanta esses vestuários para não passar sufoco.

Pesquise quais são os alimentos da estação

Devemos ressaltar que junto com o inverno, chegam também diversas doenças derivadas do tempo frio, como resfriados, gripes e pneumonias. Assim, para afastar esses problemas, é essencial que você planeje uma alimentação quentinha e rica em nutrientes que aumentem a imunidade. 

Alguns exemplos excelentes para você inserir no seu cardápio durante o inverno são: 

  • Sopas e caldos;
  • Acerola;
  • Alho;
  • Cenoura;
  • Alimentos integrais;
  • Iogurte e probióticos.

Faça uma lista de afazeres e possíveis atividades 

Quando pensamos no inverno, normalmente a imagem de uma estação mais contemplativa e calma vem na cabeça. E essa associação é muito bem justificada, visto que realmente é uma época do ano perfeita para se aconchegar no conforto do seu lar. 

Portanto, quando sua casa estiver devidamente protegida contra o frio com o isolamento térmico 3TC, você pode começar a planejar atividades para o inverno. Terminar aquele livro que está há tempos para ler, colocar em dia a lista de filmes e séries pendentes, chamar amigos para uma noite de queijos e vinhos. Enfim, são inúmeras possibilidades!

Se preparando para o verão

Estações mais frias e quentes – 3TC

Comece na primavera, que antecede o verão

Assim como citamos no tópico do inverno, você deve começar a se preparar para o verão com antecedência, na estação anterior. Dessa forma, podemos dizer que a primavera é o momento ideal para dar esse ponto de partida. 

E o exemplo das telhas térmicas 3TC que comentamos anteriormente funciona perfeitamente no contexto de temperaturas mais quentes. Afinal, essa tecnologia foi pensada para garantir o conforto térmico, mantendo o clima de sua casa sempre aconchegante e equilibrado. 

Preste atenção na hidratação e alimentação 

Sim, todos sabemos que a água é um elemento fundamental para nossas vidas, certo? No entanto, nem todo mundo tem o conhecimento de que a nossa hidratação no verão deve ser intensificada. 

O calor da estação acaba fazendo com que nosso corpo transpire mais do que o normal. Dessa forma, se não houver uma reposição adequada de água no organismo, você pode sofrer com sintomas derivados da desidratação, como tontura, dor de cabeça e fraqueza. 

Portanto, o recomendado é que você tome aproximadamente 2 litros de água por dia (esse número varia conforme as particularidades corporais de cada pessoa). Além disso, inserir em sua dieta algumas frutas como laranja, melancia, morango e melão também é uma excelente pedida para se manter hidratado. 

Hidrate e proteja sua pele com cremes e protetores solares

Você sabia que o aumento da transpiração também contribui para a perda de diversos nutrientes hidratantes da pele? E os problemas não terminam por aí: o calor também deixa nosso corpo mais exposto aos danos dos raios solares.

Considerando todos esses pontos, a dica é que você mantenha uma rotina de hidratação de pele frequente. Antes de sair de casa, faça uma limpeza utilizando cremes hidratantes. Protetores solares também devem sempre estar presentes na sua bolsa ou mochila para aqueles dias em que o sol aparece com mais força. 

Invista em climatizadores 

Por último mas não menos importante, os climatizadores são alternativas excelentes quando o assunto é se proteger do calor. Pela praticidade trazida por um ar condicionado, essa opção mostra-se bastante vantajosa para manter o ambiente fresco e agradável.

Conheça a 3TC!

Como vimos ao decorrer do texto, se preparar para as estações mais frias e quentes do ano não é uma tarefa complicada. Com um planejamento antecipado, você pode garantir o conforto térmico necessário para não sofrer com as altas e baixas temperaturas. Assim, contando com as soluções de isolamento 3TC, sua casa será sempre o refúgio agradável e aconchegante que você merece, tanto no inverno quanto no verão. 

Gostou do conteúdo? Quer mais artigos como esse? Acesse o link e conheça o blog 3TC!

Deixe um comentário