Estresse térmico em gados

Estresse térmico em gados
calendar_month10/02/2023 view_list

Você sabe o que é estresse térmico em gados e os motivos de ser um fator extremamente relevante para a proteção do seu rebanho e para a garantia da produtividade de seu gado?

O conforto térmico é essencial para o bem-estar de todos seres vivos do planeta, incluindo os animais, como por exemplo o gado holandês.

O gado holandês é um dos tipos de gado mais comuns nas fazendas espalhadas pelo Brasil e é o grande responsável pela produção do leite utilizado para consumo.

Um ambiente adequado com uma temperatura ideal pode ajudar a melhorar a saúde e o desempenho dos animais, além de aumentar a produtividade.

E se você deseja saber mais sobre esse assunto de estresse térmico em bovinos, preparamos um conteúdo completo. Boa leitura!

Quando esse estresse térmico acontece?

vacas no pasto: estresse térmico acontece?
vacas no pasto

O gado holandês é uma raça de vacas leiteiras que foi originalmente criada na Holanda.

Estas vacas são conhecidas por serem altas e magras, o que as torna propensas a perder calor rapidamente.

Isso pode representar um problema caso essas vacas estejam expostas a altas temperaturas no verão e baixas temperaturas no inverno, uma vez que isso pode alterar seu comportamento.

Por isso, é importante tomar alguns cuidados específicos para manter o conforto térmico para evitar problemas de saúde, como estresse térmico, desidratação e outros problemas relacionados à temperatura.

Ou seja, o estresse térmico em gados acontece quando o gado se sente desconfortável termicamente por ter que lidar com uma temperatura acima ou abaixo da temperatura ideal para o seu bem-estar.

Consequências

De acordo com o Canal Agro, quando acontece essa situação de estresse térmico em bovinos, o organismo do gado holandês especificamente sofre pequenas alterações para compensar essas mudanças climáticas.

Essas alterações podem ser respiração ofegante, aumento dos batimentos cardíacos, aumento da necessidade de hidratação, hipersalivação e etc.

Quando existe o estresse térmico em bovinos, geralmente o comportamento físico do gado também é afetado.

Os animais ficam mais aglomerados e procuram bastante locais com maior sombra, além de diminuírem o consumo de alimentos.

Eles também podem apresentar alguns sintomas como:

  • sinais de fraqueza geral;
  • irritabilidade;
  • perda de peso;
  • e até mesmo convulsões.

Deste modo, estes fatores afetam diretamente a qualidade e a quantidade de leite produzido, impactando negativamente na produtividade do rebanho.

Com temperaturas cada vez mais extremas com verões intensos e ondas de frio cada vez mais fortes e frequentes, como acontece no Brasil, a única maneira de reduzir o estresse é garantindo o conforto térmico dos animais.

Como garantir conforto térmico para o gado?

galpão das vacas e observação de sintomas de estresse no gado
Galpão do gado

O conforto térmico pode ser alcançável através de vários fatores, incluindo a gestão do ambiente, utilização de sistemas de climatização ou materiais de isolamento térmico, a dieta e a saúde dos animais.

Por exemplo, é importante fornecer abrigo adequado, ventilação adequada e fontes de água fresca e limpa para ajudar a manter o conforto térmico dos animais.

Dieta

Outro fator relevante é que a dieta dos animais também deve ter equilíbrio e fornecer a nutrição adequada para mantê-los saudáveis e confortáveis.

A temperatura ideal para evitar o estresse térmico em bovinos é entre 12°C e 15°C.

Quando a temperatura estiver abaixo deste intervalo, os animais precisam de mais energia para manter a temperatura corporal e, portanto, precisam de mais alimento para suportar o gasto de energia.

Se a temperatura estiver acima deste intervalo, pode ocorrer o estresse térmico em gado, o que pode prejudicar a sua saúde, desempenho, e uma boa produção de leite.

Algumas ações podem ser feitas para garantir esse conforto, como:

Umidade

Outro fator importante para o conforto térmico do gado holandês é a gestão da umidade.

Uma umidade adequada é importante para evitar desidratação e ajudar a regular a temperatura corporal dos animais.

Por isso, é importante fornecer fontes de água fresca e limpa para os animais e garantir que a ventilação seja ideal para evitar umidade excessiva.

Gestão do solo

A gestão do solo e do espaço é outro fator crucial para o conforto térmico do gado holandês.

É importante garantir que o solo seja seco e limpo para evitar o acúmulo de lama e água, o que pode levar a problemas de saúde e desconforto.

Outro ponto é garantir que os animais tenham espaço suficiente para se movimentar e se aquecer ou resfriar de acordo com as condições climáticas.

Reprodução

O conforto térmico também é importante para a reprodução do gado holandês. Quando os animais estão confortáveis e saudáveis, eles são mais propensos a se reproduzirem com sucesso.

É importante citar que o estresse térmico em vacas também pode afetar a qualidade e a quantidade de leite produzido, o que é importante para a indústria de laticínios.

Isolamento térmico para o Agro

Como vimos, uma temperatura ambiente agradável é essencial para o conforto térmico e consequentemente para o bem-estar e a saúde do gado holandês e melhorar o desempenho dos animais.

Um bom sistema de isolamento térmico e climatização pode te ajudar a manter a temperatura agradável garantindo a produtividade do rebanho.

PEÇA JÁ SEU ORÇAMENTO DE ISOLAMENTO E INSTALAÇÃO EM SEU GALPÃO DE CRIAÇÃO DOS BOVINOS:

3TC Isolamento

Dentre as opções de isolamento térmico disponíveis no mercado, existe na 3TC Isolamento, nossa própria tecnologia que é o isolamento térmico ideal para o Agronegócio.

O 3TC é o único sistema do mercado que controla as três formas de transferência de calor, garantindo conforto térmico, eficiência energética, economia e uma maior produtividade do gado.

Ele utiliza a eficiência do poliestireno expandido (EPS), material mundialmente difundido no isolamento de construções, para atuar contra a condução térmica.

Também possui duas lâminas de um polímero refletivo que barra 97% dos raios infravermelhos, atuando contra a radiação térmica.

Isolamento térmico agronegócio

Juntamente, para combinar a alma de EPS e o polímero refletivo em uma única estrutura, o 3TC® conta com uma avançada técnica patenteada. Esta que combina as camadas do produto, formando uma cobertura flexível, impermeável e contínua.

Conclusão

Portanto, essa cobertura veda o ambiente e impede a entrada de vapores, o que dificulta a transmissão de calor por convecção.

Logo, essa atuação em três frentes e seu impacto na capacidade de isolamento fazem do 3TC® um produto de alta performance.

Ele é ideal para atender as demandas do mercado de construção civil residencial, comercial, industrial e da agropecuária.

Enfim, invista nesta tecnologia e proporcione saúde e bom desempenho para o seu Agronegócio. Entre em contato conosco e invista nesta tecnologia!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *