Excesso de calor: danos para a saúde e possíveis soluções 

Excesso de calor: danos para a saúde e possíveis soluções 
calendar_month26/12/2022 view_list

O calor é com certeza um dos fatores mais comentados na atualidade. Mas você sabia que o excesso de calor pode prejudicar nossa saúde física e até mental?  

O calor pode influenciar em como nosso corpo funciona e até como nossa mente trabalha. Afinal, quando estamos com calor, temos mais probabilidade de desenvolver alguns tipos de doenças e perder a concentração na hora de produzir. 

Neste conteúdo vamos falar um pouco sobre os danos que o calor pode oferecer a nossa saúde e algumas soluções para ter um ambiente mais agradável. 

Quem está mais vulnerável ao excesso de calor?

Que o calor prejudica todos os seres humanos de maneira geral, nós sabemos. Mas, existem algumas pessoas mais suscetíveis a ter problemas de saúde causados pelo calor excessivo como: 

  • Idosos
  • Portadores de doenças crônicas
  • Crianças
  • Pessoas acamadas
  • Quem sofre com problemas ou transtornos psíquicos/mentais
  • Indivíduos que utilizam determinados medicamentos: anti-hipertensivos, antiarrítmicos, diuréticos, antidepressivos, neurolépticos, entre outros.

Porém, qualquer pessoa saudável pode correr o risco de se prejudicar. Grandes atletas, por exemplo, quando estão em altas demandas de treinamento, têm maior chances de desidratação, prejudicando a saúde, o treino e possibilitando até desmaios e mau estar durante o processo. 

Danos à saúde causados pelo excesso de calor

Mas, quais os problemas posso ter com o calor excessivo? Citamos alguns que precisamos sempre estar atentos. 

Problemas de pressão

A queda na pressão arterial em situações de calor é causada pela dilatação dos vasos sanguíneos da pele. Isso ocorre devido à necessidade de dissipar o calor interno, trazendo-o para a superfície do corpo, para que aí seja dissipado para o ambiente.

Desidratação

Quando está quente e úmido, o risco de desidratação e de doenças provocadas pelo calor aumenta. Isso porque quando o ar está úmido, o suor não consegue evaporar e refrescá-lo tão rapidamente como normalmente faz, e isso pode levar a um aumento da temperatura corporal e a necessidade de mais fluidos.

Insolação

A insolação é uma condição séria provocada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Ela acontece quando a temperatura corporal ultrapassa os 40º C, fazendo com que o mecanismo de transpiração falhe e o corpo não consegue se resfriar.

E alguns dos sintomas ao ter insolação são: 

  • dores de cabeça;
  • tontura;
  • náusea;
  • pele quente e seca;
  • pulso rápido;
  • temperatura elevada;
  • distúrbios visuais;
  • confusão mental.

Problemas respiratórios

As altas temperaturas e o ar seco ressecam a mucosa nasal e as vias aéreas, deixando o aparelho respiratório mais suscetível à ocorrência de infecções e crises de rinite, sinusite, asma e bronquite. Tanto para crianças e adultos que tenham problemas respiratórios já pré-existentes, quanto pessoas sem estes problemas, podem sofrer com o calor excessivo. 

Sem falar que o calor pode aumentar o contágio de doenças virais como: gripes, H1N1 e Covid 19. 

Infarto ou derrame

As altas temperaturas aumentam a espessura do sangue, fazendo subir a pressão e a frequência cardíaca, elevando, assim, o risco de sofrer um infarto ou um derrame.

Isso pode ser mais evidente em pacientes sedentários, idosos e com problemas pré-existentes. 

Possíveis soluções para o excesso de calor

Mas,  quais soluções práticas que podemos começar a fazer agora para evitar o excesso de calor no nosso dia a dia. 

Evitar exposição ao sol em dias muito quentes

Em dias muito quentes, é melhor evitar ter o contato direto com o sol, para isso você pode utilizar cortinas, manter o local que está sempre limpo, evitar passeios em horários em que o sol fica ainda mais forte que é entre as 10h às 16h. 

Alimentação e hidratação

Manter uma alimentação leve é muito importante. Tentar evitar carnes vermelhas, optar por carnes mais magras, legumes e frutas ricas em líquido. E por falar em líquido, é importante beber muita água! Para entender a média de água que é necessário consumir, existe uma conta: Ela precisa de 35 ml para cada kg. Então: 35 ml x 75 kg = 2.60 litros de água por dia.

Investir no isolamento térmico de ambientes

Agora, se busca uma solução que dura a longo prazo e pode auxiliar no controle do calor de qualquer ambiente, a melhor opção é um isolamento térmico. Mas, é importante investir em um isolamento térmico diferenciado. 

O isolamento térmico ou a manta térmica tradicional lida apenas com a condução, o que responde por 10% da transferência de calor de um ambiente. Os outros 90% normalmente ficam sem nenhum tipo de barreira, causando a elevação de temperatura nos dias quentes, mas também a perda de temperatura em dias mais frios.

Já o 3TC Isolamento é uma solução completa em isolamento térmico que inova por lidar com as três (3) formas de transferência (T) de calor (C).

Essa atuação em três frentes e seu impacto na capacidade de isolamento fazem do 3TC um produto de alta performance, ideal para atender as demandas do mercado de construção civil residencial, comercial, industrial e da agropecuária.

Mas com o 3TC Isolamento o ótimo desempenho não significa aumento dos custos. A eficiência térmica que proporciona conforto tanto no calor quanto no frio pode gerar uma economia de até 35% no consumo de energia gasta por ar-condicionado ou aquecedores. Além disso, o 3TC é muito menos volumoso e pesado que isolamentos tradicionais, reduzindo assim o custo com transporte para o cliente final.

Quer saber outras maneiras de diminuir o calor, ou outros conteúdos sobre isso? Clique aqui

2 Comentários

  1. No post vocês mencionam sobre o 3TC para amenizar o calor nas residências e comércios.
    O 3TC tem a mesma funcionalidade para o frio? Pergunto pois a minha casa no calor é super agradável mas no frio, ela é bem gelada.
    Há necessidade de se colocar o 3TC em todas as paredes do imóvel ou seja, nas paredes que dividem os ambientes ou apenas nas paredes que recebe vento e chuva?
    Outra dúvida, posso colocar apenas nas paredes ou há necessidade de colocar entre o telhado e a laje?
    Aguardo orientações,

    Grata
    Adriana

    1. Olá, Adriana! Muito obrigada pelo comentário. Sim, o 3TC vai funcionar tanto para o calor quanto para o frio, é a mesma ideia da garrafa térmica, por ter os dois lados aluminizados com o espaço de ar no meio ele impede que a temperatura externa interfira em grandes escalas na temperatura interna, nesses casos é necessário um controle maior da condução, por isso espessuras maiores do 3TC funcionará melhor.
      Não há necessidade de colocar o 3TC nas paredes internas, pois já tendo o controle da temperatura pelo isolamento nas paredes externas, consequentemente os outros ambientes terão impactos positivos também. Em todo caso é necessário que tenha algum tipo de proteção mecânica (placa cimentícia, placa de gesso ou até argamassa).
      Para um controle mais efetivo da temperatura, o ideal é fazer o envelopamento total do ambiente, tanto para o frio, quanto para o calor. Pois a interferência externa acaba sendo através do telhado e também das paredes.
      Você pode acessar nosso manual de instalação (https://info.3tc.com.br/manual-de-instalacao-aplicacao-em-paredes), ou entrar em contato com um de nossos especialistas (https://api.whatsapp.com/send?phone=553186497523)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *