Exemplos de isolantes térmicos: conheça os principais

Exemplos de isolantes térmicos: conheça os principais
calendar_month29/08/2022 view_list

Seja na hora de construir ou reformar, tem alguns serviços importantes que às vezes deixamos de lado, mas que fazem grande diferença na qualidade de vida, no clima e no ambiente. Um deles é o isolamento térmico. Veja, neste conteúdo, alguns exemplos de isolantes térmicos.

Nas cidades muito quentes vem sendo um desafio para os engenheiros nas construções, garantir um conforto térmico diante das altas temperaturas, é investido um grande valor na parte de resfriamento de ambientes. 

No entanto, existe alguma forma de evitar que as altas temperaturas cheguem na sua casa de forma direta? 

Neste texto você vai conhecer um pouco sobre os isolamentos térmicos, para que servem, quais os tipos e entender que investir em um isolamento térmico é a melhor opção para qualquer ambiente em construção ou em reforma.

O que são isolantes térmicos? 

O termo isolante térmico surgiu graças a alguns tipos de materiais que conseguem evitar ou reduzir a troca de calor do ambiente externo com o ambiente interno. 

A condução térmica depende do material de que um determinado objeto é feito. Os materiais que diminuem o fluxo de calor entre os corpos, impedindo que o calor entre ou saia de um corpo, são denominados isolantes térmicos como: isopor, madeira, plástico, entre outros. 

O isolamento térmico oferece diversas vantagens a sua construção, sejam elas residenciais, sejam elas comerciais ou industriais. O principal benefício é o fato de reduzir e retardar a troca de calor do ambiente interno com o externo. 

Além disso, proporciona mais conforto e qualidade no uso do ambiente. Sem falar na economia com energia elétrica, afinal, seu gasto com a climatização vai ser menor. Tornando o uso dos isolantes térmicos mais ecológicos e eficientes.

São várias vantagens e com certeza garantem mais valor para sua construção, para instalar é simples, e existem diversas opções de isolamento térmico disponíveis no mercado, facilitando a escolha e aplicação.

Exemplos de isolantes térmicos

Para mostrar como é o funcionamento, vamos apresentar alguns materiais dos quais são feitos esses exemplos de isolantes térmicos.

Isopor 

01f1a05053c6242fcfa23075e5b963c1

O isopor é um ótimo exemplo de isolante térmico contra a condução, mas não tem eficiência direta em relação à convecção. O EPS (isopor) é composto por pequenos bolsos de ar, e o ar em si é um mau condutor térmico, assim, o material possui eficiência contra a condução.

Convecção é a transferência de calor devido ao movimento em massa de moléculas em fluidos como líquidos e gases. Quando o fluido se expande por causa do calor, ele cria uma corrente de convecção. Isso se explica porque o ar mais quente “aumenta” e o ar mais frio desce.

Dessa maneira, oferece um bom custo benefício, tem variedade de espessuras e pode-se cortar da forma que a construção precisar. 

Madeira 

Exemplos de isolantes térmicos

A madeira é um exemplo de isolante térmico pois possui um nível de calor específico elevado, ou seja, é difícil e demora muito para que ela fique quente e, ao mesmo tempo, tem baixa condutividade térmica, o que faz com que o calor não se desloque com facilidade, tornando-a uma ótima isolante térmica. 

Trazer a madeira como isolante térmico pode ser uma ótima opção até para quem busca um ambiente refinado, ela tem um papel importante na beleza do ambiente. 

Importante na hora de investir, procurar a procedência da madeira. 

Cerâmica

Exemplos de isolantes térmicos

A parede de cerâmica, é normalmente feita em blocos. Esses blocos são perfurados e têm menos massa. Consequentemente, acumulam menos calor.

Porém, pode-se achar o material de cerâmica em fibra, módulo e placa. A fibra cerâmica, por exemplo, oferece um isolamento térmico que pode ser usado em diversas aplicações como caldeiras, fornos e outros equipamentos que utilizam temperaturas muito elevadas.

Fibra de vidro 

O isolamento de fibra de vidro consiste em fibras de vidro extremamente finas. É um dos materiais de isolamento mais potentes. 

A Fibra de vidro é conhecida como o isolamento de preenchimento solto, ou seja,  consiste em pequenas partículas de fibra, espuma ou outros materiais que vão sendo aplicadas no vão dos espaços para preencher de forma não uniforme, porém eficaz.

Exemplos de isolantes térmicos

A lã de rocha se diferencia dos demais isolantes térmicos por ser resistente ao fogo, com um ponto de fusão superior a 1.200ºC. As principais aplicações dela são o isolamento de forros, fachadas ventiladas, repartições anteriores e muito mais. Ela funciona como a de vidro, com o preenchimento solto.

Porcelana 

Exemplos de isolantes térmicos

A porcelana é um dos materiais ideais para ser um isolante térmico. 

No entanto, por ser um material caro, é necessário um investimento bem grande para se concretizar esse isolante, porém, bem elegante.

Isolante Térmico 3TC 

0 3 1000x551 1

Agora para quem procura um material diferenciado, que vai fazer diferença a longo prazo, pode contar com o Isolamento 3TC.

A Manta Térmica 3TC é um material versátil, leve, flexível, de fácil instalação, com grande durabilidade e que se adapta a diversos projetos!

É ideal para: 

  • Telhado – estrutura metálica
  • Telhado Colonial – estrutura de madeira
  • Paredes – Alvenaria e Drywall
  • Galpões e Barracões
  • Laje
  • Forro Modular
  • Container
  • Veículos
  • Steel Frame
  • Agronegócio – granjas/aviários e galpões e silos para grãos

Saiba mais sobre as aplicações da manta térmica 3TC!

Vantagens do 3TC Isolamento térmico

A temperatura de um ambiente oscila devido a 3 formas de transmissão de calor. São elas: a condução que ocorre através de materiais e fluidos; a convecção, por meio de gases, fluidos, vapores e infiltração de ar; e a radiação, oriunda dos raios infravermelhos. 

Isolamento térmico ou a manta térmica tradicional, na maioria dos casos, lida apenas com a condução, o que responde por apenas 10% da transferência de calor de um ambiente. Os outros 90% normalmente ficam sem nenhum tipo de barreira, causando o aumento de temperatura nos dias quentes e a perda de temperatura em dias mais frios.

Por outro lado, o 3TC Isolamento é uma solução completa em isolamento térmico que inova por lidar com as três (3) formas de transferência (T) de calor (C).

Economia 

O 3TC não racha, quebra ou se danifica com facilidade. A ótima durabilidade também diminui o investimento do projeto, uma vez que outras soluções em isolamento necessitam de reaplicação ou substituição com cinco ou dez anos.

Sustentabilidade

A preocupação com a Sustentabilidade também tem acompanhado o 3TC desde a sua concepção. O isolante não contém agentes nocivos à camada de ozônio e no processo de combinação das faces do produto não utilizam-se químicos adesivos. Além disso, o 3TC não gera descarte por não necessitar ser reaplicado ao longo dos anos, quando utilizado corretamente, sendo possível até mesmo a reutilização.

Estabilidade térmica e acústica

Ele utiliza a eficiência do poliestireno expandido (EPS), material mundialmente difundido no isolamento de construções, para atuar contra a condução térmica. Além disso, também possui duas lâminas de um polímero refletivo que barra 97% dos raios infravermelhos, atuando contra a radiação térmica.

Para combinar a alma de EPS e o polímero refletivo em uma única estrutura, o 3TC conta com uma avançada técnica patenteada que combina as camadas do produto, formando uma cobertura flexível, impermeável e contínua. Assim, essa cobertura veda o ambiente e impede a entrada de vapores, o que dificulta a transmissão de calor por convecção.

Essa atuação em três frentes e seu impacto na capacidade de isolamento fazem do 3TC um produto de alta performance, ideal para atender as demandas do mercado de construção civil residencial, comercial, industrial e da agropecuária.

Custo-benefício

Por fim, o 3TC Isolamento tem um ótimo desempenho, mas isso não significa aumento dos custos. A eficiência térmica que proporciona conforto tanto no calor quanto no frio pode gerar uma economia de até 35% no consumo de energia gasta por ar-condicionado ou aquecedores. Além disso, o 3TC é muito menos volumoso e pesado que isolamentos tradicionais, reduzindo assim o custo com transporte para o cliente final.

Banner 3tc orçamento

Conheça mais sobre a 3TC! 

O que achou do conteúdo sobre isolantes térmicos? Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre a importância desse diferencial na sua construção? Para saber mais sobre a 3TC tem outros conteúdos para você. 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *