Na hora de construir ou reformar, pode surgir a seguinte dúvida: qual material é o melhor? Facefelt ou 3TC? Afinal, quando se trata de isolamento, tanto térmico quanto acústico, é importante usar o melhor produto disponível, não é mesmo?

O Facefelt é uma lã de vidro, feito do mesmo material utilizado na fabricação de janelas, portas, potes e copos. Na produção desse isolante, no entanto, o vidro é aquecido até se transformar em um filamento mais opaco e maleável.

E o 3TC? Esse é material de isolamento é uma novidade no mercado da construção civil. Desenvolvido com tecnologia de ponta, é composto por um núcleo de EPS anti-chamas e duas películas reflexivas, que, no entanto, não conduzem eletricidade.

Pode ser utilizado no revestimento de paredes, pisos e telhados de todos os tipos e formatos, dispensado estrutura extra de sustentação.

Além disso, o material pode ser instalado em dutos de ar condicionado e em veículos de transporte. Ou seja, o 3TC é um produto bastante eficiente e versátil que se adapta as mais diversas necessidades construtivas.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura e conheça melhor as diferenças entre o Facefelt e o 3TC e quais as vantagens de um e do outro. Vamos lá? Boa leitura!

Afinal, o que é o Facefelt?

Facefelt é uma lã de vidro fabricada com resinas sintéticas, muito utilizada na construção de supermercados, galpões de armazenamento e outras construções de pavimento único.

Uma coisa é certa: materiais de isolamento compostos de fibra sintética — como o Facefelt — tem desempenho e durabilidade reduzida. Por quê? Em primeiro lugar, o material acumula muita umidade. Isso pode fazer com que, com o passar do tempo, o material se desprenda da estrutura, o que exige reparos e manutenção constante.

Além disso, a água acumulada fará com o produto mofe, o que impacta diretamente na saúde de quem usa a construção.

Vale ressaltar, no entanto, que isolamentos fibrosos são bons isolantes acústicos. Mas, como só controlam a condução, deixam a desejar quando o assunto é desempenho térmico.

Isso se traduz, é claro, em contas de energia mais caras devido ao uso excessivo de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores. Claro, também causa desconforto nos usuários da construção, que precisam conviver em um ambiente quente demais durante o verão e frio em excesso nos meses de temperatura muito baixa. Isso não é nada bom, não é mesmo?

E o 3TC: o que é?

Desenvolvida com tecnologia da NASA, o 3TC é uma solução de isolamento completa. Lida com as três formas de transferência de calor: condução, convecção e radiação, diferente do Facefelt que lida apenas com a condução.

Como você sabe, essa forma de transferência corresponde a menos de 10% da perda de calor de uma construção. Outros materiais isolantes como as mantas térmicas e as tintas reflexivas eliminam apenas a radiação.

E o 3TC? Esse material altamente reflexivo barra até 97% da radiação térmica. Além disso, é resistente a umidade, o que significa que não se deteriora e nem mofa devido à chuva ou ao entrar em contato com a umidade do ar. Claro, isso garante uma maior durabilidade da construção e reduz a necessidade de reparos após a estação chuvosa.

Além de galpões e supermercados, a tecnologia 3TC pode ser usada na construção de casas e outras edificações urbanas. O material também pode ser aplicado em carros de transporte como vans e caminhões, contêineres, câmaras frigoríficas, escolas, igrejas e hospitais.

Fabricado de EPS, um polímero altamente resistente e durável, o 3TC atende a todas as normas de segurança exigidas pelo setor da construção civil. Vale destacar ainda que o produto se enquadra na classificação II-A0.

Outra vantagem do material? O 3TC é leve e fácil de instalar. Isso significa economia de custos e de tempo, já que o projeto ficará pronto muito mais rápido. Saiba mais no vídeo abaixo.

Facefelt x 3TC, qual é o melhor?

Tanto o Facefelt como o 3TC são boas opções de revestimento. No entanto, o 3TC é um produto mais moderno cujo desempenho supera os revestimentos mais tradicionais encontrados no mercado.

Entre os maiores benefícios do Facefelt e dos outras lãs de vidro vale destacar a segurança na hora aplicação. Além disso, o produto não libera poluentes tóxicos, o que garante o bem-estar dos moradores e de todos os ocupantes da construção.

Além disso, esse material muito usado na construção civil é resistente e fácil de manusear. Outra vantagem? O Facefelt não propaga chamas e nem alimenta focos de incêndio.

Já o 3TC é leve e mais de fácil de instalar que qualquer outro material de revestimento. A instalação do produto é simples e fácil, tanto em estruturas de madeira como nas de metal ou concreto. De fato, o 3TC se adapta a qualquer tipo de ambiente, dispensando a necessidade de qualquer construção adicional na hora da instalação.

A utilização do 3TC também garante economia de energia, já que um isolamento eficiente isola a casa do frio reduzindo o uso de aquecedores elétricos no interior das construções. Inclusive, o produto pode ser encontrada em diferentes formatos como manta térmica e painel. Vale destacar ainda que o 3TC foi testado e aprovado pelo IPT, com classificação II-A0.

Quem se preocupa com sustentabilidade também pode apostar no 3TC. O isolante não contém agentes nocivos à camada de ozônio e não gera descarte, por não precisar ser reinstalado ao longo dos anos.

Por fim, independentemente do tipo de projeto que você deseja fazer, ao procurar por um isolante térmico, aposte no 3TC. Só assim você desfrutará das inúmeras vantagens desse produto de ponta, como o excelente custo benefício e facilidade de transporte e instalação.

Vai construir ou reformar? Então, tire todas as suas dúvidas sobre o 3TC! Entre em contato com um especialista agora mesmo