Forro de madeira: preço e guia completo!

Forro de madeira: preço e guia completo!
calendar_month19/09/2022 view_list

Existem muitos tipos de materiais utilizados na construção e decoração de casas, mas a madeira se destaca, principalmente com o forro de madeira.

Além de valorizar a estética do imóvel, é um material resistente, versátil, nobre e capaz de provocar boas sensações, como aconchego e acolhimento. Por essas e outras razões, a madeira sempre esteve na “berlinda” das opções de forros para casas.

No entanto, muitos se questionam quanto ao valor de uma forragem em madeira. Essa também é a sua dúvida? Então, este artigo ajudará você! Nos próximos tópicos, falaremos sobre o que é, tipos, bem como uma estratégia para preservar a madeira e o conforto termo acústico dos ambientes internos. Acompanhe!

O que é o forro de madeira?

Na prática, o forro de madeira é uma estrutura formada por lâminas (conhecidas como lambris) as quais são dispostas de forma reta, diagonal ou outros tipos de ângulos. Dependendo da madeira utilizada, o forro varia a tonalidade. Podendo assumir cores marrons claras ou bem escuras.

Quando aplicado no teto, confere um acabamento fino para o ambiente. Assim, o mesmo acontece quando a instalação é feita nas paredes do imóvel. Caso o projeto decorativo peça, o forro de madeira pode receber uma camada de tinta, gerando um visual mais colorido ou reforçar a tonalidade natural.

Devido a sua versatilidade, a madeira é um verdadeiro trunfo nas mãos dos decoradores de ambientes. Uma vez que, pode ser adaptada para figurar em vários tipos de ambientes, como: quarto, sala, cozinha, banheiro, área de lazer e até jardins internos.

Tipos de forro de madeira

Para que a instalação do forro de madeira seja feita da melhor maneira, é necessária a contratação de uma equipe especializada. Por ser um processo delicado, cuidadoso e repleto de técnicas de instalação. Além disso, outro aspecto importante é a definição do tipo de madeira que fará parte do revestimento. Entre as variações, podemos destacar:

Pinus 

Extraída do pinheiro. Considerada uma madeira de reflorestamento com alta resistência e durabilidade. No entanto, é indicada para áreas internas que não recebam luz solar, como corredores e banheiros.

Cedrinho 

Originada da árvore cedrinho. Apresenta um tom castanho-avermelhado claro, textura média grossa, leve e com boa durabilidade (após o tratamento químico com selantes e impermeabilizantes). Ideal para forros em áreas secas da casa, como: varandas e salas de estar.

Perobinha 

Extraída da Peroba Rosa. Tem coloração que varia entre o amarelo e o rosa avermelhado. Muito densa, pesada, durável, resistente ao tempo e considerada nobre. Quanto a utilização, é indicada para forros tanto em áreas internas quanto em externas;

Cumaru

Árvore típica da região norte do Brasil. Conhecida pela alta resistência e durabilidade. Sem falar que confere sofisticação aos ambientes por causa do brilho e tonalidade marrom escura. Também é indicada para ambientes internos e externos;

Jatobá 

Extraída da cerejeira brasileira. As principais características são: tom avermelhado (com variações em marrom escuro e laranja), durabilidade, resistência a água e brilho. No geral, é utilizado em forros de ambientes requintados, luxuosos e elegantes. Se adapta em áreas internas e externas;

Ipê 

Madeira tirada da árvore de mesmo nome. É resistente, dura e possui um cheiro similar ao da canela. Muito indicada para regiões quentes (pois, não retém calor). Além disso, mantém a beleza mesmo após anos de uso. Nos forros, o ipê pode ser usado tanto em áreas internas quanto externas. No geral, a madeira está presente em projetos arquitetônicos modernos e sofisticados.

Forro de madeira: preço

Em termos comparativos, o preço do forro de madeira é maior do que o feito com outros materiais como o PVC e o gesso. No entanto, a relação custo-benefício é bem vantajosa. Além da durabilidade, como dito, a madeira dá um charme na decoração que é difícil produzir com outros materiais.

Normalmente, o valor do metro quadrado varia de acordo com a região e o tipo da madeira. Em média, o custo médio oscila entre R$ 130,00 e R$ 200,00. O ideal é realizar uma pesquisa minuciosa em busca de bons fornecedores, materiais de qualidade, preços atraentes, boas formas de pagamento, rapidez na entrega e qualidade nos serviços.

Para avaliar se vale a pena mesmo investir dinheiro no forro de madeira em vez de outros materiais mais baratos, uma dica é analisar as vantagens da primeira opção em relação à segunda. Então, vamos ajudar nessa tarefa!

Preparamos um artigo que elenca todas as vantagens de apostar no forro de madeira. Leia agora mesmo: Forro de madeira – vantagens e desvantagens.

Conte com a 3TC Isolamento para seu forro de madeira

Para conservar o forro de madeira, nada melhor do que um bom isolamento termoacústico. Assim, com a ajuda de profissionais especializados e o 3TC isolamento, o forro de madeira obtém uma longa vida útil, conservando a estrutura e beleza. Como a 3TC consegue oferecer esses benefícios? Por meio da manta térmica que lida com três formas de transmissão de calor:

  • Condução – vinda de materiais e fluídos;
  • Radiação – originada dos raios infravermelhos;
  • Convecção – ocasionada por fluidos, gases, vapores e infiltrações.

Essa eficiência se embasa no material utilizado: o poliestireno expandido (EPS). Dessa forma, toda a estrutura da casa fica resistente à água e ao mofo, bem como obtém uma excelente vedação. Outros benefícios do isolamento da 3TC, são:

  • Eficiência
  • energética;
  • Sustentabilidade;
  • Versatilidade;
  • Fácil
  • instalação;
  • Conforto térmico e acústico;
  • Durabilidade.

Outro benefício do 3TC isolamento é que não quebra, racha ou danifica com facilidade. Quanto a sua vida útil, o material supera outras soluções encontradas no mercado. Assim, estas últimas precisam ser trocadas entre cinco a dez anos. No caso do 3TC, a durabilidade se estende por várias décadas.

No quesito proteção, a manta 3TC é ideal contra o aparecimento de formigas carpinteiras e cupins (insetos que atacam a madeira). Além disso, o material não é tóxico e inflamável. Sendo assim, não propaga chamas.

Veja mais da 3TC

Gostou de conhecer a tecnologia do 3TC isolamento? Então, aproveite para conhecer melhor sobre os nossos produtos, serviços e aplicações. Temos certeza de que nossa equipe de especialistas tem a solução perfeita para o isolamento do seu forro de madeira.

O que achou do nosso artigo? Entendeu o que é, como funciona, tipos e preço do forro de madeira? Continue bem informado. Confira outros artigos valiosos publicados no blog da 3TC!

VEJA TAMBÉM:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *