Forros de isopor: tudo o que você precisa saber

You are currently viewing Forros de isopor: tudo o que você precisa saber

Os forros de isopor consistem em uma das formas de garantir acabamento moderno e com custo reduzido para a obra. Embora possa parecer que o forro é um elemento para compor a estética dos espaços, eles são muito mais que isso! Forrar o teto possui funções que vão muito além da decoração.

Na verdade, o forro existe na construção civil há muitas décadas. Casas mais antigas utilizavam forros de madeira e as lajes, ainda muito utilizadas, também são tipos específicos de forros. Esse elemento é um revestimento interno da obra e possui muita importância para o resultado do espaço.

Se você está pensando em instalar forros de isopor em sua casa ou espaço comercial, confira antes todas as informações sobre esse material no texto. Veja se o isopor é o ideal para seu caso e saiba como ele funciona e quais suas vantagens!

saiba porque a manta térmica 3TC é a melhor do mercado, clique no link e baixe o ebook.

O que são forros de isopor?

O isopor é composto por um tipo de material sintético de alta qualidade. Para fins de composição, o isopor é um material chamado poliestireno expandido (EPS).

O isopor foi criado no ano de 1941 por acaso! A ideia era fazer testes e encontrar um material do tipo poliestireno com alta resistência para uso na indústria.

Assim que o material foi criado, seus inventores, que eram funcionários da Dow Industrial Corporation fizeram diversos testes. Assim, descobriram que o isopor conseguia bloquear a umidade.

Além de bloquear a umidade, o poliestireno expandido é composto por 98%. Exatamente por isso, o isopor consegue manter a temperatura interna dos espaços. Essa é uma das características mais buscadas por quem usa isopor.

Assim, o material começou a ser usado em caixas térmicas, para forrar bolsas e outros produtos. O isopor se tornou uma verdadeira revolução para a conservação térmica.

Surgimento dos forros de isopor

Mais tarde, o isopor passou a receber vários outros usos. Um deles foi na Construção Civil, onde é atualmente muito utilizado.

Como forro, o isopor vem sendo usado quando há necessidade de cumprir alguns requisitos. Para espaços onde o acabamento precisa ser fácil e rápido de ser instalado, o isopor costuma ser bastante indicado.

Apesar da facilidade de instalação e baixo custo, o isopor possui boa qualidade. O ideal é sempre conferir se esse material é indicado para o ambiente em questão.

Como os forros de isopor são utilizados?

Os forros de isopor são utilizados como acabamento, assim como outros tipos de forro. No entanto, são mais indicados para tetos de ambientes comerciais. Costumam ser usados atualmente em alguns tipos de residência, em empresas e algumas indústrias.

Em geral, usamos os forros de isopor em locais que exigem custos mais baixos para a obra. Apesar do relativo baixo custo, o isopor usado no forro consegue oferecer isolamento acústico e térmico.

A montagem dos forros de isopor é também muito rápida e a fabricação em placas facilita ainda mais o processo de colocação do forro.

Vantagens

Conheça a seguir todas as vantagens dos forros de isopor. Veja por que esse material é cada vez mais utilizado em obras de diversos tipos.

Totalmente reciclável

O isopor é completamente reciclável. Essa característica faz com que ele seja escolhido entre outros materiais por ser uma opção sustentável na obra.

Essa característica pode contribuir para que a construção entre nos requisitos para IPTU verde. Além disso, uma obra que utiliza isopor no forro tende a desperdiçar muito menos material. Esse fator também contribui para a preservação do ambiente.

Mas, cuidado, o isopor é reciclável, mas não é biodegradável. Por isso, ele deve ser usado com bastante cautela!

>> Leia também: IPTU Verde: guia completo para a sustentabilidade em residências e edifícios

Instalação fácil

Os forros de isopor são fabricados e colocados em placas com medidas específicas. Assim, a instalação leva muito pouco tempo.

Além de rápida, a instalação é muito fácil. Esse é um fator que contribui para a economia, já que não é necessário contratar mão-de-obra especializada para montagem do forro.

A característica de leveza do isopor também contribui para a montagem. Costumamos dizer que o isopor é um material de alta mobilidade. Isso significa que sua leveza facilita o carregamento até o local do forro.

Todos esses fatores também contribuem para que os custos de instalação dos forros de isopor sejam bastante baixos.

Isolamento acústico

O isopor não isola completamente o som no ambiente. Ainda assim, seu desempenho acústico é considerado muito bom. O forro e revestimentos de isopor são utilizados, inclusive, em alguns estúdios e escolas de música!

O conforto acústico trazido pelo isopor faz dele o material ideal para redução de ruídos. Assim, instalando forro e revestimento de isopor nas paredes, pode-se obter uma boa distribuição interna do som.

Quem pretende obter bom desempeno sonoro na construção e ainda contar com redução de ruídos externos deve certamente contar com o isopor no forro.

Isolamento térmico

Essa é a características mais buscada do isopor em diversos nichos de mercado e da construção civil. A capacidade de isolar a temperatura interna é uma grande vantagem para ambientes diversos.

O uso de isopor consegue reduzir muito o gasto com ar-condicionado no local. Assim, os forros de isopor garantem maior frescor durante os dias quentes e isolamento contra o frio no inverno.

Baixo custo de instalação

A instalação das placas dos forros de isopor possui valor bem mais baixo do que a maioria dos materiais. Assim, o isopor é uma boa alternativa quando se pretende gastar pouco. Apesar de barato, o forro de isopor é considerado de alta qualidade.

Contando com a redução de custos na mão-de-obra, a economia é ainda maior.

Os custos devem ser calculados não somente com a compra das placas para o forro. A facilidade para montagem e redução nos gastos com ar-condicionado ao longo do tempo, fazem do isopor um material que garante ótimo custo final à obra!

Não é atacado por fungos e outras pragas

É muito comum que os forros, no geral, sejam atacados por fungos e outras pragas. Um bom exemplo são os cupins, que frequentemente atacam forros de madeira.

Os forros de isopor são imunes ao ataque de fungos. As pragas como insetos também não atacam esse tipo de material. O isopor é ainda bactericida e garante proteção do espaço onde é instalado.

Apesar de existirem, no mercado, uma série de tratamentos para os materiais de forros, o isopor dispensa mais esse custo. Assim, quem pretende instalar o forro com segurança, pode investir no isopor.

Esse material é ideal para ser usado em regiões propensas aos ataques dessas pragas.

Não exige o uso de outros acabamentos

Outra grande vantagem do isopor é que o forro não precisa ser pintado. O material também dispensa o uso de verniz, lixamentos e rebocos.

Costuma-se dizer que os forros de isopor são materiais já acabados. Dessa forma, não é preciso utilizar nenhum outro revestimento sobre ele.

Além de baratear o valor da obra, o isopor ainda oferece acabamento bonito e neutro.

Não propaga chama

Ao contrário do que se imagina, o isopor não propaga o fogo. Assim, os forros de isopor garantem um ambiente seguro em relação a incêndios.

O material é altamente indicado para locais que precisam ficar protegidos do risco de incêndios. O fato de não propagar chamas não significa que resista ao fogo.

Quando o local pega fogo, os forros de isopor sofrem encolhimento. Assim, reduzindo seu próprio volume, o isopor evita que o fogo se espalhe.

Material lavável

Por ser muito resistente aos fungos, o isopor pode ser limpo com facilidade com pano úmido. Em alguns casos, é possível que o forro de isopor seja até lavado.

A limpeza do forro pode ser feita com grande facilidade. Essa é uma grande vantagem em termos de acabamento.

Impermeabilidade

Os forros de isopor não absorvem a água. A característica de impermeabilidade faz com que seja ideal para manter o ambiente seco e livre de infiltrações.

Como não é atacado por fungos, pode ser usado em locais com relativa umidade.

O forro de isopor não se solta nem mancha ou estraga quando limpo com água.

Forro removível

Os forros de isopor podem ser removidos quando necessário. Sua estrutura em placas pode ser retirada para limpeza e acesso ao telhado.

Assim, o forro não é danificado quando existe necessidade de retirada de parte das placas.

Em locais onde existe demanda por recolocação das placas, o isopor pode ser a melhor estratégia.

Medidas personalizadas

Os forros de isopor podem ser feitos sob medida. O tamanho das placas pode se adequar à necessidade do espaço onde será instalado.

Dessa forma, é possível obter o material pré-fabricado. O forro de isopor pode ser colocado considerando as luminárias e equipamentos de segurança do local.

Ainda é possível utilizar placas de espessuras diferenciadas. Quanto mais grossas, maior isolamento térmico e acústico o forro consegue oferecer!

Desvantagens dos forros de isopor

Como sabemos, não existe material perfeito! Quando se trata de construção civil, tudo é questão de adquirir o material mais adequado para cada ambiente.

Com o isopor não é diferente! Confira as principais desvantagens do forro de isopor e saiba se ele é o material adequado para seu espaço!

Iluminação de tipo específico

Quem decide instalar forros de isopor precisa adquirir luminárias e lâmpadas de tipos específicos. Isso porque lâmpadas comuns não podem ser colocadas no forro de isopor.

O motivo dessa restrição é o calor. Como vimos anteriormente, os forros de isopor não propagam a chama, mas o material se encolhe.

Assim, quando a iluminação aquece o forro, o isopor rapidamente é danificado.

É preciso, então, calcular o custo total com iluminação especial, o que em obras grandes pode ser bastante impactante.

Forro Modular 3TC – Branco

Não resiste ao fogo ou calor muito intenso

O isopor tem a vantagem de não propagar chamas. Mas caso entre em contato com o fogo com ou temperaturas muito altas, ele irá sofrer encolhimento. Essa é uma desvantagem do isopor: o material é destruído caso entre em contato com o fogo.

Seu descarte provoca impacto ambiental

Como vimos, o isopor é completamente reciclável. No entanto, seu descarte pode provocar profundo impacto ambiental.

Estudos recentes confirmam que o material não é biodegradável, portanto, não se desintegra quando em contato com o solo. Além disso, o descarte incorreto do isopor pode ocasionar contaminação do solo.

Isso ocorre porque ele é capaz de absorver chumbo e outros metais pesados. Assim, o local onde o isopor foi descartado pode ficar contaminado por muitos anos.

Dessa forma, é preciso pensar em estratégias viáveis de recolhimento e de reciclagem, para quando os forros de isopor forem retirados do espaço.

Como usar os forros de isopor

Os forros de isopor devem ser utilizados em locais específicos. Existe também o tipo de isopor indicado para servir de base para os forros de construção civil.

A indicação desse tipo de material é para as seguintes construções.

Comércio

Estabelecimentos comerciais podem contar com os forros de isopor, desde que tenham cuidado com a iluminação a ser instalada.

Nesses espaços, o isopor é vantajoso por ser mais barato e permitir a retirada facilitada.

Escolas e Universidades

Nos espaços das escolas e Universidades, os forros de isopor são vantajosos por garantirem acabamento completo. Além de baratear o custo da obra desses espaços, o isopor oferece alta qualidade.

Para ambientes muito grandes, como salões de uso coletivo e prédios escolares, os forros de isopor são ideais pelo custo.

Casas e condomínios

Em casas e condomínios, o forro de isopor também pode ser utilizado. No entanto, esse uso deverá ser mais cuidadoso.

Isso porque a segurança do local em relação aos incêndios precisa ser ponderada.

A vantagem de usar forros de isopor em casa é garantir acabamento moderno com baixo custo e alta durabilidade.

Closets

Nos closets o uso de forros de isopor é completamente indicado. Uma das grandes vantagens é a manutenção da temperatura.

Além disso, o local fica também protegido de fungos e pragas que podem atacar as roupas.

Sótãos

Nos sótãos, usar forros de isopor evita o superaquecimento do ambiente. Quem deseja um sótão confortável pode investir pesado nesse material.

No entanto, vale sempre a regra de instalar a iluminação compatível com isopor!

Hospitais

Grande parte dos hospitais, sobretudo os grandes prédios hospitalares, já contam com forros de isopor.

A vantagem, além do baixo custo, é a limpeza do local. O isopor pode ser limpo com facilidade e não prolifera fungos e bactérias.

Além disso, o forro de isopor em hospitais garante a redução de gastos com ar-condicionado.

Qual tipo de isopor usar no forro?

Atualmente, existe no mercado, uma infinidade de variações do isopor para forros.

Entre eles, podemos destacar:

1- Isopor anti-chamas.

2- Isopor modular pré-fabricado.

3- Isopor 100% reciclável.

4- Isopor texturizado.

Forro de isopor e decoração

Quando falamos em forros de isopor, não podemos nos esquecer que ele é um item de acabamento.

Dessa maneira, é preciso pensar na decoração do espaço!

Para saber como decorar o espaço e o que combina com o isopor, confira as dicas a seguir!

Uso de forro decorativo

Já passamos do tempo em que as placas de isopor se pareciam com as utilizadas em escola. Os forros de isopor contam com decorações diversas e lindas!

Existem, no mercado, uma variedade de opções de placas texturizadas com efeitos sofisticados ou modernos. O ideal é optar pelo desenho que mais combina com o estilo do ambiente.

As placas texturizadas são tão bem acabadas que se parecem com forros feitos em gesso!

Forro de isopor decorado
“Styrofoam-Polystyrene ceiling tiles” by Talissa Decor Ceilings

Tons variados

Embora os forros de isopor não recebam tinta, o material pode vir tingido de fábrica!

Assim, existem tonalidades diferenciadas para o forro. Uma ótima ideia é investir nos tons cinzas claros e neutros.

Muito bonitos também são os forros com dupla tonalidade. Esses forros formam desenhos com as texturas e cores diversificadas do isopor.

Capriche nas luminárias

As lâmpadas e luminárias fazem toda diferença para decoração de qualquer ambiente! Com o isopor não é diferente!

Além do formato e cor da luminária que pode ser escolhido de acordo com o estilo, a luz também consegue modificar todo o ambiente.

Escolha tons amarelados para ambientes mais sucintos. Para locais mais modernos, invista nas luzes brancas e mais fortes. As luzes coloridas podem ser também um ótimo item decorativo para sua casa!

Cores das paredes e gessos

As cores das paredes garantem um bom acabamento aos locais com forros de gesso. Também é possível usar gesso como acabamento dos cantos, como é feito em outros tipos de forro.

Assim, busque escolher com cuidado as cores das paredes. Investir em uma parede colorida no cômodo faz toda diferença!

Combine as cores com os artigos de decoração!

Fonte: Pinterest Tudo Construção

Quanto custam os forros de isopor?

Os forros de isopor são indicados como materiais de custo reduzido. Isso faz com que sejam indicados para uso em grandes ambientes, como escolas, hospitais e Universidades.

O baixo custo de instalação também faz com que o isopor seja amplamente utilizado em comércios e empresas.

No entanto, quando falamos em cálculo de custos para obras, precisamos considerar não somente o valor do material. A mão-de-obra para instalação e outras demandas, como iluminação especial também precisam ser contabilizadas.

Valores aproximados dos forros de isopor

Os valores de placas modulares de isopor variam bastante de acordo com o material. Essa variação se deve à qualidade do isopor, mas também de acordo com a espessura das placas e modelo texturizado.

Em geral, os forros de isopor são vendidos em metros quadrados. 10 metros quadrados de isopor modular podem variar entre R$300,00 a R$800,00.

Mas esses valores não são exatos. O isopor pode variar ainda mais de acordo com a época e o local da instalação.

No entanto, se comparado a outros materiais, como madeira ou gesso, o isopor é bem mais barato. Além disso, o conforto térmico e acústico oferecido pelos forros de isopor devem ser considerados.

placas de isopor empilhadas
placas de isopor

Quando não optar pelos forros de isopor?

Existem alguns casos em que optar pelos forros de isopor pode não ser uma boa ideia. Confira a seguir quando não usar forro de isopor e optar por outros tipos de forros!

Quando o projeto demanda outro material

Nem todo projeto arquitetônico permite o uso do isopor. O material a ser utilizado no forro precisa ter sido previsto na etapa de construção do projeto da obra.

Isso é muito importante para evitar acidentes de diversos tipos. Somente o material escolhido pelo engenheiro ou arquiteto deverá ser instalado.

Quando o local estiver sujeito a altas temperaturas

Em locais com alta circulação de calor, o isopor não deve ser utilizado. Em indústrias que utilizam calor para produção, o material deverá ser resistente à alta temperatura.

O uso de isopor também não é indicado para cozinhas e locais com grande circulação de calor interno.

Quando seu projeto demanda acabamento de pintura ou verniz

Para projetos que demanda tinta ou verniz, o uso de isopor não é ideal. Os forros, nesse caso, devem ser feitos em gesso, madeira ou PVC.

O isopor pode vir com acabamento de fábrica, como as texturas e cores!

Saiba tudo sobre o Forro Modular 3TC, ir para a página de segmento

O 3TC em alternativa aos forros de isopor

Excelente alternativa aos forros de isopor pode ser encontrada em um material inovador, o 3TC!

O 3TC é um tipo de revestimento termoacústico, o seu desenvolvimento foi inspirado na tecnologia usada nos trajes dos astronautas! Um dos materiais usados nessas roupas e nos foguetes, o Mylar, serviu de revestimento para placas de poliestireno expandindo e dessa forma foi criado o que há de mais moderno e funcional em termos de revestimento termoacústico!

Além de garantir um bom revestimento interno, o 3TC é uma excelente opção em termos de isolamento térmico e acústico.

Ele utiliza a eficiência do poliestireno expandido (EPS), material mundialmente difundido no isolamento de construções, para atuar contra a condução térmica. Também possui duas lâminas de um polímero refletivo, o Mylar, que barra 97% dos raios infravermelhos, atuando contra a radiação térmica.

Para combinar a alma de EPS e o polímero refletivo em uma única estrutura, o 3TC conta com uma avançada técnica patenteada que combina as camadas do produto, formando uma cobertura flexível, impermeável e contínua. Essa cobertura veda o ambiente e impede a entrada de vapores, o que dificulta a transmissão de calor por convecção.

Sendo considerada a melhor opção para climatização de ambientes sem o uso de ar condicionado ou com a redução da necessidade desses equipamentos, o 3TC é muito eficiente para o conforto térmico do espaço.

Além disso, o 3TC é um material antichamas, de alta durabilidade, que mantém o conforto acústico do ambiente e possui excelente relação custo-benefício.

Acesse o site da 3TC e confira o melhor material para forros e revestimentos para sua construção!

3TC Isolamento

Perfil corporativo da 3TC Isolamento

Este post tem 2 comentários

  1. Luciana M Rocha

    Podemos instalar o isopor,dentro do forro próximo ao telhado, numa casa que ja tem forro de madeira?

    1. Luciana, o Isopor não é tão eficiente quanto o 3TC Isolamento para essa finalidade. nesse caso, recomendamos o 3TC, e pode ser instalado acima do forro de madeira, sem problemas.

Deixe um comentário