Galpão industrial: modelos e por que fazer isolamento térmico

Galpão industrial: modelos e por que fazer isolamento térmico
calendar_month04/11/2022 view_list

Seja para guardar materiais, veículos ou estoque, o galpão industrial vem sendo uma ótima alternativa para agrupar um número maior de produtos em um local só. Mas, você sabe a importância de ter um galpão de qualidade? 

Seja qual o tipo de material que você vá armazenar, garantir um ambiente com uma temperatura adequada é um ítem essencial. Por isso, alguns galpões que não contemplam o isolamento térmico em sua confecção, podem sofrer consequências. 

Neste conteúdo vamos esclarecer dúvidas que podem aparecer na execução de um galpão industrial. 

O que é um galpão industrial?

Também conhecido como galpão logístico ou comercial, esse é um espaço com diversos propósitos. Um galpão industrial é uma construção pensada para receber empresas, centros industriais, comerciais, lojas, estacionamentos entre outros serviços. 

Seu objetivo, portanto, pode variar de acordo com a necessidade da organização. Oferecendo uma ótima infraestrutura com o máximo de segurança as empresas podem usar o galpão tanto para o momento de produção, quanto para armazenamento e estocagem. 

Por que usar galpão industrial?

Agora, porque é aconselhado ter um galpão caso necessário na sua empresa? Segue alguns motivos e vantagens de se investir em um. 

  • Segurança reforçada, com portaria e vigilância;
  • Estacionamento para colaboradores e visitantes;
  • Espaço apropriado para carga e descarga de material e produtos finalizados;
  • Amplo espaço para estocagem de material e produtos finalizados;
  • Fácil locomoção interna de materiais;
  • Redução de custos com transporte;
  • Facilidade na entrega dos produtos finalizados;
  • Possibilidade de contar com condomínio fechado e estrutura terceirizada.

Modelos de galpão 

Existem diferentes modelos de galpão no mercado. Portanto, para identificar o que faz mais sentido para o seu negócio, é importante entender um pouco mais sobre eles. 

Piramidal 

Se procura uma solução interessante e de baixo custo, tem o galpão piramidal. Ele é rapidamente montado e tem uma característica mais temporária. 

Ele é feito com chapas de ferro para dar a sustentação lateral, enquanto seu topo é coberto por uma lona. Até por conta de sua forma de montagem, possui um limite de capacidade, que geralmente não ultrapassa os 300 metros quadrados. Além disso, seu nome se dá pelo formato que ele fica quando pronto.  

Arco 

De maneira geral, elas são compostas por um isolante de poliuretano, o que facilita sua aplicação inclusive em telhados já concluídos. Dessa forma, são ótimas alternativas para quem necessita de soluções acústicas, de condensação e climatização.

Ela é super indicada para locais chuvosos e com grande precipitação, isso porque ela garante um fácil escoamento da água pelas laterais, diminuindo riscos de infiltração e menor curso de manutenção. 

O nome dessa solução vem justamente do formato de sua cobertura, em que as peças são curvadas.

Shed

Ela é formada em forma de degraus, tornando essa uma estrutura com grandes triângulos em seu topo. Sua arquitetura é realmente diferenciada. Mas, qual a vantagem desse visual? 

Este visual é o que permite que o espaço ofereça melhor iluminação e ventilação. Outros benefícios da estrutura é que ela diminui a umidade e o calor dentro do ambiente, tornando este mais apto ao trabalho de sua equipe. Com grandes dimensões, costuma ser a opção ideal para quem precisa de muito espaço de armazenamento.

Uma ou duas águas

Um dos estilos mais utilizados de galpão é o de uma ou duas águas. Isso porque ele oferece flexibilidade, uma boa iluminação e ventilação. Por isso, ele pode ser utilizado para armazenagem de diferentes itens, desde verduras até produtos industrializados. 

Seu formato se assemelha ao do galpão industrial de estilo piramidal, porém apresenta estrutura mais reforçada. Assim, isso se dá por conta de sua arquitetura, feita de materiais mais rígidos e sustentada por vigas, terças e tesouras. Outra funcionalidade interessante é sua capacidade de estender sua cobertura por grandes espaços, desde que estes sejam planos.

Dois pisos

Com o objetivo de reduzir custos, algumas empresas costumam otimizar o espaço e trazer o administrativo e a produção para o mesmo ambiente. Em casos assim, é necessário um espaço mais amplo e, de preferência, com dois andares. Esse diferencial possibilita que haja um bloqueio acústico, de modo que um departamento não atrapalhe o outro.

Além disso, outra possibilidade é utilizar o segundo piso do galpão industrial como uma área de suporte aos trabalhadores da produção. Assim, é comum ver nesses ambientes áreas comuns, refeitórios, vestiários e salas de descanso. Em todos esses exemplos, a divisão dos dois andares é o que possibilita a delimitação de cada um dos espaços.

A importância do isolamento térmico no galpão industrial 

Por fim, para garantir proteção ao seu galpão, bem-estar para quem estiver trabalhando, garantia de temperatura adequada, só há uma opção, um isolante térmico. Confira algumas das vantagens que o isolamento podem oferecer: 

  • combate à condução, a convecção e à radiação;
  • redução do nível de ruídos (isolamento acústico);
  • comportamento ao fogo;
  • resistência à umidade;
  • resistência mecânica;
  • durabilidade.

Conheça o Isolamento 3TC 

O 3TC foi uma tecnologia desenvolvida pela NASA para trazer o máximo de isolamento para os astronautas nas estações especiais. No Espaço, as variações de temperatura são muito intensas, atingindo dezenas de graus Celsius durante o dia e temperaturas negativas à noite. 

Então, foi preciso desenvolver um material com excelente capacidade de bloqueio de todas as formas de transmissão de calor. Assim, surgiu o 3TC, que é formado por um núcleo de EPS coberto por duas lâminas de polímero refletor. 

Desse modo, é capaz de devolver mais de 90% da radiação infravermelha para o meio externo e ainda impedir a propagação física do calor. Assim, destaca-se em todos os critérios utilizados para avaliar um bom isolante:

  • condução — devido ao núcleo de EPS, é um dos materiais mais eficientes em relação ao bloqueio da transmissão do calor pelo contato e pode ser aplicado em diversas espessuras, o que aumenta o seu poder isolante;
  • convecção — é impermeável, permitindo uma vedação potente contra a convecção. Além disso, quando aplicados nas lajes e nos telhados, melhora a circulação de ar ao evitar o aquecimento excessivo das massas de gás próximas ao teto;
  • radiação — o 3TC conta com duas lâminas de polímeros refletores de alta eficiência, os quais podem bloquear cerca de 97% das ondas infravermelhas. Nenhum outro isolante disponível no mercado é tão eficiente;
  • isolamento acústico — o núcleo de EPS é um dos materiais com a melhor capacidade de abafar as ondas sonoras de todas as frequências, do grave ao agudo;
  • comportamento ao fogo — a manta 3TC é comprovadamente resistente ao fogo. Nós submetemos os produtos à certificação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Eles passaram por vários testes em conformidade com todas as normas de segurança. Nos galpões industriais, o risco de incêndio é elevado e, portanto, esse é um dos critérios de escolha mais importantes;
  • resistência à umidade — é impermeável e muito resistente à umidade. Dessa maneira, pode servir também como impermeabilizador de estruturas. Não está sujeito ao mofo e ao acúmulo de ácaros;
  • resistência mecânica — as lâminas de 3TC são altamente resistentes ao estresse mecânico de diversos tipos, como cortes, atritos e impactos. Dessa forma, oferecem uma proteção muito grande ao núcleo de EPS;
  • durabilidade — alta, pois todo o sistema é altamente resistente à maioria dos processos de degeneração físicos e químicos. Aqui, na 3TC, oferecemos 10 anos de garantia caso os clientes sigam todas as medidas de conservação.

Nos galpões, portanto, o 3TC se destaca. Aqui, na 3TC Isolamento, você vai encontrar o material em duas versões, as mantas e as placas. Assim, elas podem se adaptar às mais diferentes estruturas, como o teto, dutos de ar-condicionado, as paredes, na cobertura de equipamentos, entre outras.

Quer mais conteúdos relacionados à construção civil? Temos artigos exclusivos para você! Navegue pelo blog da 3TC.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *