Goteiras no telhado: o que causa e como evitar o problema 

Goteiras no telhado: o que causa e como evitar o problema 
calendar_month23/01/2023 view_list

Se você já teve goteiras no telhado em sua casa, sabe como esse é um péssimo problema e pode trazer diversos danos na estrutura da residência. E apesar de parecer pouca coisa, somente algumas gotas caindo do teto, em médio prazo certamente a conta chegará. 

No entanto, a boa notícia que trazemos é que apesar de ser um assunto chato, existe solução simples para goteiras no telhado. No entanto, é importante que você conheça algumas pequenas dicas que serão fundamentais ao decorrer do processo. 

Para te ajudar nessa missão, separamos um artigo com tudo que você precisa saber sobre goteiras no telhado e mais do que isso: como fugir dessa dor de cabeça. 

Venha com a gente e siga a leitura! 

Quais os riscos das goteiras no telhado?

Afinal, você sabe exatamente quais são os problemas que uma simples goteira pode trazer não apenas no telhado da casa, mas na estrutura da residência de uma maneira geral? 

A primeira dor de cabeça que as goteiras no telhado podem trazer são as fissuras e rachaduras que elas provocam nas paredes e lajes. Essas trincas geram danos expressivos para o madeiramento do telhado. Se não resolvidas com antecedência, certamente trarão problemas no futuro. 

Além disso, as goteiras no telhado também geram questões com umidade para dentro da casa. Essa condição pode acabar ocasionando um outro contratempo: a formação de mofo e bolor, que estragam móveis e prejudicam a saúde dos residentes, visto que uma residência embolorada é totalmente nociva para a nossa respiração. 

Quais as causas das goteiras no telhado?

Você sabe quais fatores podem estar contribuindo para as goteiras no telhado? Com esse conhecimento, será mais fácil identificar o que está errado e evitar o problema. 

Abaixo, destacamos alguns dos fatores mais comuns que causam as goteiras. Confira!

Mal caimento da telha

O caimento da telha nada mais é do que a inclinação do telhado. Todo tipo de telhado conta com uma inclinação correta que promove o escoamento de água da melhor forma possível. No entanto, é comum que na hora da realização do projeto, a inclinação seja feita de forma equivocada. 

Como consequência, a água não encontra um caminho fácil para escorrer, voltando para as telhas e originando goteiras no telhado. 

Falta de impermeabilização 

Outro ponto de um projeto determinante para o assunto e que por vezes não conta com a atenção necessária é a impermeabilização. Coberturas constituídas somente de laje e que não possuem um sistema impermeável são alvos fáceis de infiltrações e, consequentemente, goteiras. 

Por esse motivo, especialmente em lajes expostas, impermeabilizante líquido ou manta para essa finalidade devem ser utilizadas. 

Encanamento 

Existe a possibilidade das goteiras no telhado serem originadas pelo encanamento que passa pelo teto e não necessariamente pela cobertura externa, como o esperado.

Para bater o martelo sobre essa causa, verifique a localização da goteira e quando ela surge. Goteiras que aparecem direto do telhado podem ser percebidas após uma chuva.  

Telhas quebradas 

Ações naturais, como a força dos ventos ou de chuvas, normalmente impactam diretamente na estrutura do telhado, quebrando ou tirando-o de posição. 

Por isso, a água poderá passar com facilidade pelas frestas resultantes do posicionamento ou do dano na telha, gerando goteiras no telhado. 

Falta de manutenção no telhado

Por último mas não menos importantes, temos a falta de cuidado com o processo de manutenção do telhado. Esse processo é fundamental para garantir que a estrutura permaneça intacta, sem problemas que possam gerar goteiras.  

Para isso, destacamos a importância de uma manutenção preventiva, onde o especialista na área irá verificar o estado das coberturas e da telha. 

Como evitar o problema de goteiras no telhado?

Agora que compreendemos as causas, podemos avançar mais um pouco e explorar maneiras para evitar esses contratempos. Abaixo, separamos dicas de ouro para esse objetivo. 

Inspeção geral do telhado com frequência

A maneira mais efetiva de fugir dos problemas com goteiras no telhado é identificá-los antes que eles tomem proporções intensas e mais sérias, que necessitem, por exemplo, de uma obra para resolver.

Por esse motivo, nossa dica é que periodicamente você faça uma inspeção do telhado para detectar algum eventual erro que possa gerar danos.  

Limpeza do telhado 

Como citamos anteriormente, medidas preventivas com o telhado são vitais para evitar goteiras. Por isso, outro conselho é tomar cuidado com a limpeza do local. Verifique se algum tipo de sujeira acumulou na estrutura, como plantas, galhos, poeira, etc. 

Esses detritos podem estar bloqueando a passagem da água da chuva, gerando goteiras no telhado. 

Investir em impermeabilização

A impermeabilização do telhado é uma das formas mais eficazes e fáceis de solucionar a questão das goteiras. Para isso, você pode aplicar produtos impermeabilizantes em telhas de fibrocimento ou cerâmica (lembrando que as metálicas não precisam desse processo). 

Para casas sem telhado, somente com a laje, o melhor passo é utilizar mantas impermeabilizantes.

Conheça a 3TC Isolamentos

A manta isolante criada pela 3TC garante a proteção contra todos os tipos de transferência de calor, constituída por polímeros refletivos e poliestireno expandido, também sendo revestida por lâminas refletivas que conseguem reter até 97% dos raios infravermelhos. O modo como o material é produzido e instalado impede a troca de ar entre os ambientes.

Tecnologia 3TC

Por fim, a manta isolante da 3TC também protege sua casa da umidade, além de possuir uma tecnologia anti chamas. Conheça mais sobre a 3TC!

Acesse nosso blog!

Gostou do conteúdo? Então temos uma excelente notícia. No blog 3TC, você poderá encontrar um grande acervo de postagens como essa. Acesse o link e conheça melhor a nossa marca!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *