Guia completo do forro acústico

You are currently viewing Guia completo do forro acústico

Você tem o layout, as considerações de iluminação e os materiais que precisa para trabalhar em seu forro acústico. Tudo em seu projeto arquitetônico vai ser perfeito… certo?

Errado!

Raramente temos consciência do quanto podemos ouvir. Na verdade, uma das áreas mais negligenciadas do projeto arquitetônico é a acústica: como o som é refletido, espalhado e absorvido nas áreas ao nosso redor.

Assim, a olho nu (ou ouvido), a boa acústica da sala raramente é perceptível e, muitas vezes, só é consultada quando a acústica tem a função principal, como em uma sala de concertos ou arena.

Você sabia que em 2018, a Organização Mundial de Saúde atualizou suas diretrizes de ruído ambiental pela primeira vez (desde 1999), publicando dados que demonstram que melhorar a qualidade do ambiente interno resulta em um benefício substancial para os ocupantes?

Foi descoberto que o ruído ambiental pode causar graves complicações de saúde, desde a diminuição dos níveis de energia e zumbido até comprometimento cognitivo e doenças cardíacas. Algo que é tão frequentemente esquecido em projetos pode ter implicações mais vastas.

forro acústico

Qual a importância do forro acústico em um ambiente?

Todos nós podemos identificar um restaurante excessivamente barulhento, onde você se esforça para ouvir o que a pessoa à sua frente está dizendo. Sim, você identificou a acústica!

O que está se tornando cada vez mais aparente em estudos e experiências é que a acústica de ambiente deve ser usada da mesma forma que a luz e o material como ferramenta do arquiteto. Seja para projetar a atmosfera dos espaços, ou como implementar acústica em seu design.

>>> Veja também: O que é a laje treliçada e quando usar?

A acústica arquitetônica não afeta o dia a dia… afeta?

Quer você esteja olhando para instalações públicas ou sua própria casa e espaço de trabalho, a acústica tem efeitos diretos, onde quer que estejamos.

A acústica afeta diretamente os pacientes e seus cuidadores em hospitais e enfermarias, tais como:

  • Ruídos repentinos podem desencadear reflexos assustadores, levando a lesões, aumento da pressão arterial e taxas respiratórias mais altas.
  • O ruído de fundo prolongado pode contribuir para problemas de memória.
  • Descobriu-se que a redução dos níveis de ruído na UTI promove um sono melhor e a cura.
  • O ruído em todas as horas pode levar à privação do sono, que tem sido associada a uma recuperação mais longa, demência, maior re-hospitalização e piores resultados médicos.

Se houver ruído de fundo alto, a inteligibilidade da fala é limitada, o que, em alguns casos, pode ser a diferença entre a vida e a morte.

Junto com a importância da acústica em hospitais, as instalações educacionais, como escolas e universidades, são profundamente afetadas pela forma como o som viaja ao seu redor.

A aprendizagem está intrinsecamente ligada à comunicação, sem ser capaz de realmente ouvir o que o professor está dizendo e de se concentrar, sendo que qualquer ruído externo é um grande fator de distração.

Porém, isso é um quarto do aprendizado perdido por causa da acústica na arquitetura! Ainda não está convencido da sua importância?

 

Tipos de forro acústico

Aqui, no mercado brasileiro, você pode encontrar:

Forro monolítico

Chamado forro falso que pode ser instalado abaixo na cobertura, para ocultar a elétrica, canos, ar condicionado, entre outros.

Forro removível

Suas placas podem ser tiradas com tranquilidade, e é formado por fibra mineral, gesso, metal ou madeira.

Placas acústicas

Placas acopladas direto no teto, em outro forro ou na laje.

Baffles

De forma suspensa, são leves e podem ser modulados.

Nuvens acústicas

Tipos de painéis horizontais que são suspensos no teto, e se encontram na forma de triângulos, quadrados e retângulos.

forro acústico; nuvens acústicas

Desempenho e benefícios do forro acústico

O desempenho do isolamento acústico é um índice técnico importante para avaliar a propriedade física da parede do edifício.

Hoje, o composto plástico de madeira (WPC) é um novo tipo de material composto de fibra polimérica como principal matéria-prima. Ele herda as vantagens duplas de materiais de plástico e madeira e tem alta resistência estrutural e muitos estilos estruturais.

É amplamente utilizado na decoração, arquitetura de jardins e edifícios devido ao excelente processamento, fácil conexão, excelente anticorrosão e resistência à água.

Atualmente, os edifícios com esses materiais de madeira-plástico geralmente usam armações estruturais de aço leve para formar uma casa inteira estrutural. Assim, a estrutura de aço leve tem excelente desempenho de suporte de carga.

Além disso, materiais plásticos de madeira são usados ​​como lajes de piso e painéis internos para grades de piso, colunas e envelopes de construção.

Também, os materiais plásticos e de madeira de alta resistência podem aumentar a resistência e rigidez estrutural e melhorar a resistência sísmica. Comparada com materiais de aço leve, a madeira tem muitas vantagens, como boa elastoplasticidade e isolamento térmico.

A moderna estrutura de madeira especial como material principal tem as características de estrutura firme, resistência a terremotos, isolamento acústico, isolamento térmico e construção simples.

A fim de melhorar o desempenho do isolamento do forro acústico da parede de madeira, controla-se o tempo de reverberação usando uma variedade de materiais de isolamento para melhorar a densidade da superfície e evitar a concentração excessiva de energia sonora.

Por outro lado, a madeira plástica é uma estrutura oca com alta densidade e é ruim para a transmissão de ondas sonoras.

Materiais e métodos de forro acústico

Uma espécie de madeira utilizada é o pinheiro (Pinus spp), mas na categoria de abeto-pinheiro (SPF), que apresenta um teor de umidade média e uma densidade de 0,45 g.

As telhas normais de teto ou forro acústico têm uma longa história em melhorar e auxiliar a acústica de um cômodo. Quando fixados diretamente no teto ou usados ​​como teto falso, os painéis acústicos e suas placas com absorção de som fornecem controle de ruído eficaz.

Oferecidos em uma ampla variedade de materiais, tamanhos e designs, os forros acústicos são uma solução fácil para melhorar as qualidades acústicas de qualquer espaço.

Essas placas de isolamento acústico gerenciam o controle de ruído em áreas grandes ou pequenas, mantendo a acústica equilibrada para o conforto do ocupante.

Assim, as placas de forro são projetadas com uma variedade de materiais e recursos que atendem aos diversos requisitos de cada aplicação.

Se você está precisando de painéis acústicos de teto de alto desempenho e que proporcionem bloqueio, absorção e difusão de som, os painéis dBA são a opção perfeita.

Elas reúnem todas essas qualidades em uma única unidade. Para aplicações decorativas de alta qualidade que requerem o melhor em controle acústico com beleza visual, então os forros em Silk Metal devem ser considerados.

forro acústico

>>> Na verdade, não importa quais sejam seus requisitos, nós da 3TC podemos ajudá-lo a fazer combinações ideais com a solução certa e na medida para você.

As placas de forro à prova de som estão disponíveis em uma ampla variedade de estilos, cores e texturas.

Algumas têm superfícies lisas, enquanto outras têm texturas semelhantes a veludo cotelê.

Como essas placas simplesmente ficam apoiadas na grade do teto suspenso, são fáceis de substituir quando chegar a hora. Embora você possa ficar tentado a pintar essas placas, não é uma boa ideia porque a tinta reduz suas capacidades acústicas.

Compre placas de forro acústico com uma classificação de coeficiente de redução de ruído de pelo menos 80%. Isso significa que elas absorvem até 80% do som.

Outra medida da indústria é a classe de atenuação de teto. Isso indica quão pouco som as placas permitem que passe por elas. Placas de melhor qualidade devem estar na faixa de 40 a 44. Procure esses números nas caixas de azulejos ou na literatura que acompanha os azulejos.

Problemas de isolamento à prova de som

O principal problema que os proprietários enfrentam é comprar o material errado para cômodos à prova de som ou para suas casas como um todo.

>>> A primeira coisa a se pensar é a diferença entre isolamento acústico e amortecimento acústico.

Isolar o som de uma sala significa que você a torna impermeável ao som, enquanto o isolamento acústico reduz a transmissão do som para a sala.

Por exemplo, o isolamento pode ajudar no amortecimento do som e, mais especificamente, a injeção de espuma nas paredes pode reduzir a transmissão do som.

Assim, se você comprar mantas normais de fibra de vidro na esperança de tornar o quarto das crianças à prova de som, ficará extremamente desapontado ao saber que ainda pode ouvir tudo o que está acontecendo. O mesmo se aplica ao isolamento de espuma. Embora esses materiais funcionem para amortecer o som, se você espera 100% de redução de ruído e não consegue nada menos, ficará desapontado.

Como estimar o forro acústico

Quando você está fazendo um projeto de construção, uma das etapas do processo de planejamento é determinar a quantidade de material necessária para concluir um projeto.

Um forro acústico consiste em duas partes principais: as placas do forro e o sistema de grade usado para pendurar as placas no teto.

Assim, existem calculadoras online disponíveis na Internet, mas você também pode usar habilidades matemáticas básicas para determinar a quantidade de suprimentos necessária para instalar um forro acústico.

>>> Veja também: Como calcular forro de PVC

Passo a passo

1.Esboce o layout do espaço em um pedaço de papel. Quando houver seções de formato estranho, divida o layout do telhado em seções retangulares ou triangulares menores que possam ser facilmente medidas.

2. Meça cada lado do teto e marque as medidas nos pontos correspondentes do esboço.

3. Calcule a área de cada seção do esboço metros quadrados. Multiplique o comprimento pela largura para áreas retangulares. Para áreas triangulares, multiplique a base do triângulo pela altura e, em seguida, multiplique esse número pela metade. Some a metragem quadrada de cada seção para calcular a metragem quadrada de todo o teto.

4. Multiplicar os lados do teto para determinar a área.

5. Divida a área do teto pela área de uma placa de teto para determinar quantas placas você precisa para cobri-lo. Adicione 10% ao total para permitir as placas danificadas ou placas que você precisa cortar.

6. Calcule o perímetro do teto somando os quatro lados. Esta medida é usada para determinar a quantidade de suporte angular necessária para o perímetro do teto.

7. Divida a largura do teto em dois para determinar quantos perfis você precisa para a grade do teto. Os corredores são os suportes de metal que percorrem o comprimento do teto. Você divide a largura do teto por dois porque as telhas têm 60 centímetros de largura.

>>> Veja também: Entenda tudo sobre a NBR 10152, que normatiza o conforto acústico

8. Calcule o número de fileiras transversais de que você precisa para o teto, dividindo o comprimento do teto, dependendo do tamanho das placas que você está usando.

As telhas acústicas fornecem uma maneira de tornar um teto à prova de som sem o incômodo de instalar uma parede de gesso. É possível fixar placas de teto à prova de som diretamente em um teto existente. Uma opção mais fácil é instalar uma grade de metal suspensa no teto. Isso oculta todas as condutas e linhas elétricas no teto e facilita o acesso a elas, se necessário.

Planejando o layout do forro acústico

Ao se preparar para instalar as placas de forro acústico, você precisa planejar o layout da grade de suspensão.

Instalando a rede

A grade do teto consiste em um perímetro de metal em forma de L preso às paredes.

Ao encaixar as peças da grade, você deve tomar precauções para manter todo o nível da grade. Medidas e ferramentas cuidadosas, como níveis de laser, podem ajudá-lo a fazer isso.

A etapa final é instalar as próprias placas.

Cada padrão oferece uma aparência diferente.

Esboce várias possibilidades de layout para o teto planejado.

Escolha o local de iluminação.

Se o teto for rebaixado e a iluminação embutida for instalada, decida onde colocar os painéis de luz e identifique-os claramente no desenho.

forro acústico

Determine a altura exata em que o teto suspenso será instalado. Deixe um espaço mínimo entre o teto antigo e o novo. Lembre-se de que será necessário espaço adicional se iluminação embutida estiver sendo usada.

Instale a fiação.

Anexe os fios de suspensão

As placas principais devem sempre correr em ângulos retos com as vigas da sala.

Localize a posição de cada placa principal esticando uma linha estreita a partir da borda superior do ângulo da parede em todos os lados em cada posição onde elas serão colocadas.

Agora, corte os fios de suspensão no comprimento adequado.

Os fios devem ser 30 centímetros mais longos do que a distância entre o teto antigo e a nova linha de orientação.

Localize o primeiro fio de suspensão para cada placa principal diretamente acima do ponto onde a primeira placa cruzada encontra a principal.

Verifique o esboço original da sala para determinar esta localização. Certifique-se de que os fios de suspensão estão bem presos.

Aplique-os no teto com olhais, ganchos, pregos ou furando. Prenda um fio de suspensão ao longo da linha de orientação de nível.

Estique cada fio para remover quaisquer dobras e faça uma dobra de 90 graus onde o fio de suspensão cruza a linha de nível.

Consulte a folha de layout para determinar a distância da parede à primeira placa transversal.

Meça essa distância ao longo do flange superior do T principal e localize a ranhura logo além deste ponto.

Desta fenda, meça a mesma distância, subtraia e corte a placa principal naquele ponto.

Se os ângulos da parede não forem quadrados, posicione as ranhuras em T cruzadas de acordo.

Além disso, certifique-se de alinhar a emenda para que os cabos de suspensão estejam posicionados corretamente. Emende com cuidado, ou todos as placas principais serão lançadas.

Placas principais instaladas e niveladas com a angulação da parede.

Instale as placas principais de forma que fiquem todas niveladas com a cantoneira da parede já montada.

Use um nível longo para isso. Instale as placas transversais inserindo as extremidades nas ranhuras das placas principais.

Use as instruções do fabricante para encaixar as travessas em T. Determine a localização dos cruzamentos em T pelo padrão selecionado

Coloque os painéis do teto na posição correta.

Solte os painéis do teto na posição inclinando-os ligeiramente, levantando-os acima da estrutura e deixando-os cair no lugar.

Resumindo: as placas de forro acústico do teto são instaladas de duas maneiras: coladas diretamente em um painel de parede ou teto de gesso ou fixadas em tiras de forro de madeira com grampos.

Usar adesivo é o método menos complicado e mais rápido de instalar as placas. As tiras de revestimento de madeira são obrigatórias quando o teto existente está flácido, ondulado ou muito deteriorado.

As tiras de tiras de madeira são colocadas em centros de 30 cm perpendiculares à viga do teto.

Elas são fixadas com parafusos de drywall longos o suficiente para penetrar na tira e no gesso.

Os parafusos devem, pelo menos, sobrar para entrar no enquadramento. Para isso, use uma linha de barbante de uma extremidade da sala à outra perpendicular às tiras de reforço para servir de guia para estabelecer uma superfície plana.

Com o tempo, os tetos de telha acústica podem amarelar ou ficar manchados devido a goteiras. As manchas podem ser seladas aplicando um primer local com um selante primário de goma-laca. O selante de manchas pode ser aplicado com um pincel, rolo ou por meio de uma lata de spray aerossol.

Além disso, uma das maneiras mais eficazes de iluminar um teto sujo é aspirá-lo periodicamente, usando um acessório de estofamento. Se limpezas frequentes não produzirem o resultado desejado, experimente uma camada de tinta látex diluída.

Certifique-se de diluir a tinta para diminuir a probabilidade de preencher os buracos nas placas. Algumas delas não podem ser restauradas e devem ser substituídas. O processo é simples. Remova a placa danificada usando uma faca para cortar em todo o seu perímetro.

Em seguida, corte a língua de uma das bordas da nova placa de substituição. Isso permitirá que a placa seja facilmente instalada sem a remoção daquela circundante. Termine o trabalho aplicando uma boa quantidade de adesivo em cada canto do verso da placa.

Coloque a placa na posição e segure-a no lugar por alguns minutos até que o adesivo se solidifique.

3TC e a melhor opção de forro acústico

Os forros acústicos são uma maneira simples e econômica de decorar praticamente qualquer cômodo da casa. Eles vêm em tamanhos e estilos variados e podem ser instalados de várias maneiras.

Como vimos, embora as placas acústicas possam reduzir o ruído em uma sala, eles costumam ser usados ​​para cobrir um teto esteticamente também feio.

Elas geralmente estão disponíveis em quadrados e construídas na forma de fibras minerais e de madeira comprimidas.

Alguns fabricantes produzem placas com acabamentos decorativos.

As placas de forro acústico também podem diferir de alguns dos painéis acústicos usados ​​em um sistema de forro suspenso. Esses últimos, são semelhantes em aparência aos azulejos, exceto no seguinte:

>>> Os painéis acústicos geralmente são instalados em um sistema de grade que é suspenso do teto com fio de metal.

Devido ao seu aspecto comercial, o sistema de forro suspenso não é muito utilizado em residências. No entanto, é uma excelente alternativa para diminuir a altura de um teto alto ou como meio de ocultar encanamentos, sistemas elétricos ou mecânicos expostos.

A 3TC oferece uma ampla seleção de isolamento acústico que garante atender às maiores necessidades das situações mais desafiadoras.

Com o aumento da demanda por materiais sustentáveis, e pela conscientização ecológica, surge uma necessidade crescente e estamos sempre aqui para ajudar.

Na 3TC, oferecemos uma gama abrangente de soluções de isolamento acústico para todo tipo de construção, escritórios, estúdios de música, edifícios residenciais e comerciais, fornecendo soluções completas de controle de ruído para qualquer ambiente.

Em nosso blog, explicamos a você a importância da acústica na arquitetura. Agora vamos ajudá-lo a identificar as áreas problemáticas e oferecer uma gama abrangente de soluções acústicas para redução de ruído, isolamento acústico e tratamento acústico. Ter a acústica certa para o seu edifício não significa sacrificar a estética com que sempre sonhou; a funcionalidade também pode vir com estilo. Você também encontrará alguns exemplos de nossa linha de placas de materiais acústicos com absorção de som.

Entre em contato hoje mesmo para saber mais sobre os forros acústicos!

3TC Isolamento

Perfil corporativo da 3TC Isolamento

Deixe um comentário