Hábitos sustentáveis para aplicar no seu dia a dia e como a 3TC pode ajudar!

You are currently viewing Hábitos sustentáveis para aplicar no seu dia a dia e como a 3TC pode ajudar!

Os hábitos sustentáveis estão ficando cada vez mais importantes para a nossa sociedade. De acordo com um estudo realizado pela Opinionbox:

  • 66% dos respondentes utilizam lâmpadas econômicas;
  • 63% implantaram ações de economia de água;
  • 59% adotaram medidas para reduzir o consumo de energia elétrica;
  • 62% consideram o aspecto sustentabilidade na hora de decisão de compra e 26% o levam muito em consideração;
  • 37% já desistiram de um consumo quando notaram que a empresa não tinha práticas sustentáveis.

Por que toda essa preocupação com a sustentabilidade? Essa pergunta será respondida neste artigo. Além disso, mostraremos também como pequenos costumes inseridos no dia a dia podem reduzir os impactos negativos sobre a natureza. Avance para os próximos tópicos!

O que é sustentabilidade?

A sustentabilidade é um conceito que engloba um conjunto de práticas, técnicas, metodologias e ações que visam reduzir os impactos negativos que a sociedade humana causa ao meio ambiente. Esse conceito surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Isso porque, na época, havia grande preocupação com os efeitos da poluição por radiação.

Algo que impulsionou ainda mais o movimento ambientalista foi a publicação, em 1962, do livro “Primavera silenciosa”, de Rachel Carson — cientista e escritora. Na obra, é ressaltado o perigo da utilização de pesticidas químicos sintéticos agrícolas. Segundo a autora, essa prática não respeita os processos naturais e prejudica a saúde humana.

Na década seguinte, anos 70, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou a “Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano”. Nesse evento, foi lançado o Manifesto Ambiental — documento com 19 princípios para a preservação e melhoria do meio ambiente, bem como a criação de uma sociedade sustentável.

Podemos dizer que essa conferência global e o manifesto foram a base para a construção de todos os conceitos e estratégias da sustentabilidade como conhecemos hoje. Além disso, acendeu uma “luz vermelha” para a sociedade: ou respeitamos a natureza, ou pagaremos com a nossa própria vida.

Por que é importante ter uma vida sustentável?

A ausência de práticas sustentáveis está levando a sociedade humana por um caminho perigoso. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), publicado pela ONU, as emissões de gases do efeito estufa precisa ser reduzidas em 43% até 2030. Do contrário, haverá o aumento das temperaturas globais a níveis alarmantes.

Nesse cenário, de acordo com o IPCC, as consequências serão:

  • Ondas de calor sem precedentes;
  • Grandes cidades ficarão submersas;
  • Tempestades aterrorizantes;
  • Extinção de um milhão de plantas e animais;
  • Escassez generalizada de água e alimentos.

Um recorte da triste evidência da falta de preocupação com esses futuros cenários, pode ser visto em solo brasileiro. Por exemplo, dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) publicados em um artigo da CNN Brasil, mostram que o desmatamento da floresta Amazônica em 2021 foi o pior em 10 anos.

No total, 10.362 km2 de mata nativa desapareceram (um território equivalente à metade do estado de Sergipe). Assim, se não conseguimos fazer uma corrente em torno do meio ambiente e impedir os impactos negativos que sofre, precisamos, pelo menos, pensar em como podemos contribuir para a redução dessa destruição.         

Hábitos sustentáveis para aplicar no dia a dia

Para ajudar na luta contra os danos causados à natureza, não são necessárias grandes ações. Se cada um fizer a sua parte por inserir hábitos sustentáveis no cotidiano, os resultados podem ser grandiosos. Dessa forma, a seguir, elencamos algumas pequenas práticas que podem ser adotadas com facilidade.

Separe o lixo para reciclagem

É importante reciclar o lixo que produzimos no dia a dia. Para conseguir isso, os resíduos devem ser direcionados para o destino correto. Por exemplo, o lixo orgânico (como cascas de ovo, legumes e borra de café) pode ser compostado, ou seja, transformado em adubo para as plantas.

Por outro lado, o lixo seco (metais, papel, plástico e vidro) deve ser separado e entregue em cooperativas ou usinas de reciclagem. O mesmo precisa ser feito com as baterias, óleo de cozinha, pilhas e equipamentos eletrônicos.

Diminua o consumo de carne

De acordo com o documentário “Cowspiracy: The Sustainability Secret”, criar e abater 80 milhões de animais todo ano para gerar alimentos, cobre um custo enorme para o meio ambiente. Além das emissões de CO₂ (gás carbônico) E CH₄ (gás metano) vindas do arroto do gado, ainda é preciso uma enorme área para criar os animais — algo que gera desmatamento das florestas.

Sendo assim, é importante reduzirmos o consumo de carne bovina. Uma maneira de fazer isso é optando por peixes, porco e outros tipos de carne, como a soja. Muitos decidiram adotar a dieta vegana que consiste em consumir apenas produtos orgânicos isentos de proteínas animais.

Dê preferência para lâmpadas fluorescentes

As lâmpadas incandescentes devem ser trocadas pelas fluorescentes ou de LED. Uma das vantagens é a redução na conta de energia.  Além disso, outro motivo, e talvez o principal, é o menor impacto sobre a natureza. Isso acontece por que são:

  • Econômicas — não desperdiçam calor;
  • Durabilidade — tem vida útil entre seis a oito mil horas;
  • Material — não são produzidos com metais pesados que contaminam o solo;
  • Radiação — não emitem radiação infravermelha e ultravioleta.

Evite o desperdício de comida

Muitas partes de alimentos podem ser reaproveitados em receitas deliciosas. Por isso, não devemos jogar fora os talos, cascas e sementes. Por exemplo, com a casca do abacaxi, se faz um suco muito saboroso.

E com o talo dos brócolis, espinafre ou couve-flor, uma salada ou refogado de dar água na boca. Sem falar que a natureza agradece. Caso falte criatividade para as receitas, basta ir à internet. Não faltam opções de pratos e sobremesas.

Use aparelhos eletrônicos apenas quando necessário        

Os aparelhos eletrônicos são práticos e eficientes, mas não contribuem para a sustentabilidade. Por isso, é fundamental reduzir o tempo de utilização deles. Para tanto, talvez seja necessário desligar o ar-condicionado e os ventiladores. Mas como conseguir isso nos meses mais quentes do ano?

A melhor maneira é implantar o isolamento térmico 3TC. Por meio de uma manta com núcleo EPS e películas altamente refletivas, pode-se proteger os ambientes internos contra o frio e o calor. Dessa forma, a temperatura fica agradável e equilibrada, gerando conforto térmico, aconchego, bem-estar e qualidade de vida.

Enfim, cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos. Afinal, não queremos acabar com o nosso único e precioso lar: o planeta terra. Sendo assim, é essencial que sigamos as dicas sustentáveis dadas neste artigo. E isso deve começar desde já!

*

O que achou do nosso artigo? Gostou de conhecer os hábitos sustentáveis para aplicar no dia a dia? Quer continuar bem informado? Então, acesse os conteúdos publicados no blog da 3TC

Deixe um comentário