HVAC: O que é esse sistema, como funciona e suas vantagens

HVAC: O que é esse sistema, como funciona e suas vantagens
calendar_month16/11/2022 view_list

Você conhece o sistema HVAC? Com o aumento das temperaturas, ter ambientes climatizados de forma artificial é praticamente uma exigência hoje em dia na construção civil. 

Antigamente, se colocava o ar-condicionado onde fosse mais fácil, de maneira mais descontraída. Hoje, faz parte do projeto de casas, escritórios, shoppings e vários outros espaços os aparelhos de ar condicionado. Assim, um sistema muito utilizado é o HVAC ou AVAC. O sistema AVAC é uma sigla em inglês que traduzida representa: Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado, as funções básicas dos sistemas de climatização.

Agora, como funciona esse sistema? Quais suas vantagens? Neste texto vamos contar um pouco sobre ele. 

O que é o sistema HVAC? 

A sigla HVAC é derivada do termo em inglês Heating, Ventilation and Air Conditioning. Em português, é traduzido para AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado). Os pontos são referentes a funções básicas e primordiais dos sistemas de climatização. 

São os três mecanismos de climatização. Assim, trabalhando juntos eles compõem um conjunto responsável por garantir, prioritariamente, o conforto térmico das pessoas que estão presentes no ambiente, além de assegurar a qualidade do ar e proporcionar o controle sobre algumas variáveis.

H ou A – Aquecimento 

A letra trata H ou A trata da função de aquecimento. E tem como responsabilidade manter a temperatura do ar estável, nos dias mais frios. Ou seja, basicamente, tem o trabalho de corrigir baixos níveis climáticos. Também é destinada para a manutenção da umidade relativa máxima do ar.

V – Ventilação 

Representando a letra V, temos a função de ventilação, que cumpre o papel principal de renovação do oxigênio. Promove a circulação do ar, atividade que retira os odores e impurezas do ambiente. Também impede o aumento da concentração de gases como o CO², por exemplo.

E ela pode ser feita de maneira  natural ou mecânica. De maneira natural é importante verificar no projeto a melhor forma de entrar o vento, verificar os locais verdes por perto, entre outros. De maneira mecânica ou forçada é através de dutos, ventiladores ou saídas de vento. 

A C – Ar Condicionado 

As letras se referem ao ar-condicionado. O equipamento tem o objetivo de fazer o controle de temperatura e promover a ventilação e refrigeração do ambiente, ou seja, garantir que a temperatura esteja confortável.  É no ar-condicionado que os filtros são inseridos. Eles são importantíssimos para realizar a retirada de todas as impurezas e contaminantes que são danosos à nossa saúde.

R – Refrigeração

Já a letra “R” diz respeito à refrigeração. Essa função tem o objetivo de retirar o calor do ambiente. Mantém a baixa temperatura e faz o resfriamento de maneira artificial. No projeto é importante analisar essa parte. Por exemplo, caso seja um espaço industrial, como um frigorífico, é necessário avaliar a potência e temperatura indicada para a conservação dos alimentos. 

Como funciona o sistema HVAC 

O sistema HVAC tem como principal objetivo garantir eficiência energética no local em que atua para que o processo de conforto térmico seja realmente efetivo. Dessa forma, existem algumas maneiras ativas e passivas de garantir esse efeito.

As maneiras passivas são: 

  • Isolamento térmico;
  • Ganhos solares;
  • Inércia térmica;
  • Ventilação natural; 
  • Iluminação natural. 

Já as maneiras ativas consiste em:

  • Um projeto bem realizado; 
  • Eficiência dos equipamentos;
  • Eficiência da iluminação;
  • Energia Solar; 
  • Biomassa. 

Vantagens do HVAC para as indústrias e empresas 

Depois de muitas pesquisas e usabilidade foram identificados muitas vantagens de usar o sistema HVAC em indústrias, como por exemplo: 

Reduz a poluição do ar 

Isso se dá graças ao filtro de ar mencionado acima no ar condicionado. Isso porque ele tem como objetivo retirar do ambiente todas as impurezas e contaminantes que prejudicam a saúde humana, como partículas de poeira, fungos, bactérias e ácaros.

Reduz o perigo de doenças respiratórias 

Com este filtro que retira as impurezas do ar é de extrema importância para quem frequenta o ambiente tenha uma menor taxa de doença respiratória. 

Proporciona bem-estar para os trabalhadores 

Afinal, com o conforto térmico oferecido pelo HVAC os funcionários sentem menos desconforto no dia a dia aumentando a produtividade e o bem-estar de todos. 

Conservação de produtos e matérias-prima 

Alguns dos principais itens em que é levado em consideração na instalação de um sistema HVAC é a conservação de produtos e matérias primas que este sistema pode oferecer.

Preservação de máquinas e equipamentos 

Além da conservação de produtos e matérias-primas, a preservação do maquinário e equipamentos é de extrema importância. Muitas vezes alguns equipamentos podem aquecer com a utilização, assim, este sistema permite que o ambiente fique climatizado aumentando a durabilidade do equipamento, sem prejudicar no conforto térmico do ambiente. 

Como o isolamento térmico pode otimizar o sistema HVAC? 

Conforme citado no texto, uma das maneiras de auxiliar no conforto térmico de maneira passiva, é com o isolamento térmico. 

Para comércios 

  • Ambiente agradável para os clientes.

Afinal, não tem nada melhor para fechar negócios do que em um ambiente que o cliente sinta-se confortável. 

  • Bem-estar e maior produtividade para os trabalhadores.

Trabalhar com conforto térmico já foi comprovadamente indicado para aumentar a produtividade da pessoa. 

  • Redução de gastos com energia elétrica.

Garante um uso menor de ar condicionado para gelar o ambiente, que normalmente se utiliza grandes aparelhos de ar condicionado. 

Para indústrias

  • Diminuição dos custos.

O uso de ar condicionado em indústrias é essencial, com o isolamento térmico, isso passa a ser menor. 

  • Redução de perda de produtos por alteração de temperatura

Conservação de temperatura de forma mais linear, sem quedas ou aumento de temperaturas de forma brusca. 

  • Aumento da produtividade

Bem-estar necessário para entregar as atividades de maneira mais ágil. 

Saiba mais lendo o artigo: Isolamento térmico: entenda de uma vez o que é e seus benefícios

Conheça o Isolamento 3TC 

Por fim, para garantir a super eficiência é importante analisar o tipo de isolamento térmico que você vai utilizar para deixar o sistema HVAC efetivo.

O isolamento térmico ou a manta térmica tradicional lida apenas com a condução, o que responde por 10% da transferência de calor de um ambiente. Os outros 90% normalmente ficam sem nenhum tipo de barreira, causando o aumento de temperatura nos dias quentes, mas também a perda de temperatura em dias mais frios.

Já o 3TC Isolamento é uma solução completa em isolamento térmico que inova por lidar com as três (3) formas de transferência (T) de calor.

Essa atuação em três frentes e seu impacto na capacidade de isolamento fazem do 3TC um produto de alta performance, ideal para atender as demandas do mercado de construção civil residencial, comercial, industrial e da agropecuária.

No entanto, com o 3TC Isolamento, o ótimo desempenho não significa aumento dos custos. A eficiência térmica que proporciona conforto tanto no calor quanto no frio pode gerar uma economia de até 35% no consumo de energia gasta por ar-condicionado ou aquecedores. Além disso, o 3TC é muito menos volumoso e pesado que isolamentos tradicionais, reduzindo assim o custo com transporte para o cliente final.

Quer saber mais sobre isolamento térmico ou maneiras de deixar o ambiente cada vez mais confortável? Temos conteúdos exclusivos para você

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *