Saiba porque você deveria investir em Isolamento acústico na sua obra!

You are currently viewing Saiba porque você deveria investir em Isolamento acústico na sua obra!

Você já parou para pensar nos benefícios que investir em um isolamento acústico pode trazer para o seu projeto?

Vamos combinar que ninguém gosta de exposição diária ao barulho, certo? Especialmente nas grandes cidades, muitas pessoas sofrem com um problema muito comum: a poluição sonora. Buzinas, sons de metrô, carro, obras, tudo isso pode tirar a paz e sossego do seu dia a dia.

E os malefícios desse contato com ruído a longo prazo podem ir além, causando até mesmo problemas de saúde. Distúrbios de sono, perda da capacidade auditiva, dores de cabeça e aumento da frequência cardíaca são apenas alguns exemplos. 

É nesse cenário que um isolamento acústico mostra-se como uma alternativa viável para você investir em sua obra. Projetado justamente para atenuar o impacto dos ruídos externos, esse material é funcional tanto para ambientes corporativos quanto residenciais. 

O assunto que abordaremos aqui é extremamente importante e essencial. Quer saber mais sobre o isolamento acústico, suas utilidades e benefícios? Continue a leitura que iremos te explicar como ele pode salvar o seu bem-estar!

O que é isolamento acústico?

Forro Modular 3TC – Branco

 

Antes de qualquer coisa, é fundamental compreendermos o conceito de isolamento acústico. Como o nome já sugere, estamos falando de uma barreira que bloqueia a passagem de ruídos entre dois ambientes distintos. 

O isolamento realizado em construções é feito nas janelas, telhados, paredes e pisos para barrar sons externos. Normalmente, os materiais usados nos isolamentos mais eficientes são, encorpados e pesados. Inclusive, essa consistência densa é peça fundamental para que os ruídos da rua sejam bloqueados. 

Dessa forma, podemos concluir que materiais de isolamento acústico têm um objetivo muito bem definido: garantir o silêncio e o sossego que o futuro residente da obra necessita para realizar suas atividades em paz. 

Qual a diferença entre isolamento acústico e de som?

Muitas pessoas confundem os conceitos de isolamento comum e de som. No entanto, apesar de compartilharem uma função bastante parecida, eles não são sinônimos. Na verdade, cada caso conta com suas particularidades específicas.

O isolamento acústico é planejado para isolar o local de maneira interna e externa. Em outras palavras, aqui os barulhos não saem e nem entram na construção. Ou seja, ele opera como uma espécie de bloqueio contra qualquer interferência de ruídos. No caso do tratamento sonoro, o foco fica somente no ambiente interno. 

Mas afinal, qual opção é melhor para o seu projeto? Bem, se colocarmos ambos na balança, percebemos que o isolamento acústico leva uma considerável vantagem quando comparado ao de som. Afinal, ele realiza um trabalho 2 em 1, barrando tanto a entrada quanto a saída de ruídos.  

Quais os tipos de isolamento acústico?

Como citamos anteriormente, o isolamento acústico só é possível por conta dos materiais utilizados na composição desses isolamentos. Você sabia que existem diferentes opções disponíveis no mercado?

Abaixo, iremos te apresentar os três tipos mais comuns de isolamento acústico. Veja!

Espumas acústicas

As famosas espumas acústicas, produzidas através de substâncias como o poliuretano e melamina, são populares opções de isolamento acústico. 

Normalmente, as espumas acústicas contam com aditivos que as tornam incombustíveis. Esses materiais são responsáveis por retardar alastramento de fogo e diminuir a proliferação de fumaça, em casos de emergência.

Lã de vidro

Além de bloquear a chegada de ruídos internos no ambiente, a lã de vidro conta com outra característica muito importante: ela promove o isolamento térmico do local. 

E não termina por aí. Assim como as espumas acústicas, a lã de vidro também é uma alternativa incombustível. Por fim, elas também dificultam ações de roedores e a proliferação de bactérias e fungos.

Painel wall

Muito utilizado em mezaninos, sanitários e paredes, o painel wall é formado a partir de duas placas cimentícias (sem a presença de amianto) e um miolo de madeira. 

Isolamento 3TC

O isolamento 3TC tem como inspiração os trajes de astronautas e o revestimento de garrafas térmicas que controlam temperaturas em situações de calor e frio. Assim, isso faz com que, ao atuar nessas três frentes, o 3TC seja um produto isolante de alta performance, e que, além da capacidade de isolamento térmico, o 3TC apresente possibilidade de atenuação acústica. 

Atualmente, o produto é encontrado em placas ou rolos. Em alguns casos pode ser feito em medidas personalizadas que garantem a diminuição do desperdício e do custo do frete. Por tudo isso, esse material é, sem nenhuma dúvida, a opção de melhor custo-benefício do mercado.

características do 3TC Isolamento

Confira algumas vantagens do isolamento acústico!

Além de bloquear a entrada de ruídos externos, o isolamento acústico conta com outros benefícios que você deve levar em consideração. 

A seguir, separamos alguns pontos que mostram como investir em um isolamento acústico em sua obra pode ser uma excelente ideia. Confira!

Mais privacidade 

É muito comum associarmos o isolamento acústico com sons externos logo de cara. Mas você já parou para pensar que ele também pode ser muito funcional para manter a sua privacidade?

Verdade seja dita: ninguém gosta de ter conversas privadas ouvidas por vizinhos, certo? Considerando esse fato, o isolamento acústico garante que os papos de família permaneçam sempre nos limites de sua casa.

Esse raciocínio também conta para as empresas. Em um ambiente corporativo, a privacidade de informação vale ouro para que as estratégias sejam elaboradas em segredo. 

Maior concentração e produtividade

Você já desistiu de realizar alguma atividade simplesmente por não conseguir se concentrar e focar no objetivo? Imagine, por exemplo, não conseguir trabalhar ou ler os textos da faculdade em decorrência dos ruídos externos. Horrível, não é?

Ao contar com um bom isolamento acústico em sua casa ou empresa, essas distrações deixarão de existir. Como consequência, você se tornará ainda mais produtivo e focado nas suas atividades diárias.

Menos vibração nas paredes 

Os incômodos trazidos pela vida em centros urbanos não se limita apenas à quantidade de barulho durante o dia e a noite. Chega uma hora que as vibrações de grandes veículos passando pelas proximidades também passam a trazer desconfortos. 

O isolamento acústico também garante que essas vibrações não passem pelas paredes com tanta intensidade, reduzindo aquele impacto que literalmente treme as estruturas da casa ou apartamento.  

Conforto 

Por fim, a soma de todos os benefícios citados acima resulta no tão desejado conforto. Ao investir em um isolamento acústico na sua obra, você poderá se dar o luxo de viver ou trabalhar em um local tranquilo, silencioso e privado, sem sofrer com a poluição sonora.

E especialmente na vida urbana, esses itens mostram-se fundamentais para o bem estar de qualquer pessoa. 

Conheça a 3TC!

Por fim, como acompanhamos ao decorrer do post, a aplicação de um bom isolamento acústico é imprescindível para que a sua qualidade de vida não seja afetada pela rotina barulhenta e atribulada da cidade.  

Gostou do artigo? Em nosso blog, contamos com um rico acervo de posts informativos como esse. Dê uma lida em outros conteúdos da 3TC para saber mais sobre esse vasto universo do isolamento termoacústico!

Deixe um comentário